Início » Antivírus e Segurança » Detran-SP adota biometria de “dedo vivo” para evitar fraudes

Detran-SP adota biometria de “dedo vivo” para evitar fraudes

Emerson Alecrim Por

Se você observar qualquer via movimentada no Brasil, provavelmente testemunhará alguma barbeiragem no trânsito logo nos primeiros minutos. Tem muita gente despreparada por aí. Muitas pessoas só tiraram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) trapaceando. Para combater irregularidades na emissão do documento, o Detran-SP adotou, nesta semana, um sistema biométrico de "dedo vivo".

Dedo vivo (Imagem por G1)

A biometria é utilizada há alguns anos nas autoescolas para coibir faltas nas aulas teóricas e práticas, assim como para evitar fraudes nos exames de avaliação. Mas logo deram um jeitinho: fraudadores descobriram que é possível usar dedos de silicone para burlar o sistema de identificação.

Essa prática se tornou tão disseminada que, no dia 18, o Detran de São Paulo tornou obrigatório o uso de um novo aparelho de identificação biométrica. Além de ler digitais, o dispositivo pode verificar a temperatura do corpo, os batimentos cardíacos e a textura da pele. Graças a esses parâmetros, os dedos de silicone deixaram de funcionar.

Com a obrigatoriedade do novo equipamento, os dispositivos biométricos comuns não serão mais aceitos. Os instrutores, médicos e psicólogos credenciados ao Detran também devem utilizar o leitor de "dedo vivo".

Carro de autoescola (Imagem por Wikipedia)

Mas, historicamente, essa é uma "briga de gato e rato". As autoridades descobrem um tipo de fraude, os órgãos de fiscalização implementam medidas para combatê-lo e, depois de algum tempo, alguém descobre um jeito de burlá-las.

O uso de biometria começou a ser exigido porque muitos candidatos não compareciam às aulas teóricas e práticas. Depois da obrigatoriedade, muita gente passou a ir à autoescola, fazer o reconhecimento biométrico e ir embora logo em seguida. Por conta disso, a leitura de digitais passou a ser exigida também no final das aulas. É aí que os dedos de silicone ganharam popularidade.

Nos testes, os novos leitores tiveram resultados satisfatórios. Dedos falsos não passaram na leitura. Os dois primeiros dias oficiais de operação, porém, foram conturbados. O novo sistema falhou e dificultou os serviços referentes à emissão e renovação da CNH. De acordo com o Detran-SP, o sistema já voltou a funcionar.

Com informações: G1

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Roque Lourenço de Oliveira
Também é necessário o monitoramento dos médicos que fazem a avaliação do requerente da CNH, pois muito deles não tem nenhuma condição prática ou psicológica para examinar os que buscam a renovação de sua CNH...
Douglas Oliveira
No DETRAN daqui de Sergipe alem da biometria, os candidatos são filmados pela fiscalização remota no ato da autenticação biometrica, no meio e no final da aula, finalizando com a biometria também, há um limite de vezes e candidatos que as auto escolas podem informar como impossibilitados de autenticar-se biometricamente por qualquer motivo.
Renan Araújo
Mas não é só político que é corrupto?
Richard M Traboulsi Junior
Tanta tecnologia e o sistema do Detran SP hospedado e gerenciado pela Prodesp está desde o último dia 16/09 inoperante. Lamentável já ter ido duas vezes e ter gasto com estacionamento para ouvir que terei wue voltar outro dia. Será que a Prodesp nunca ouviu falar em servidores com redundância? Espelhamento de dados? Back-up? Datacenter com plano de contingência?
Thiago Miranda
Quando me habilitei para dirigir a cerca de 9 anos atrás fui quase coagido a pagar o famoso "Quebra" um dos únicos da turma de CFC a não pagar para "Garantir" a aprovação do instrutor.É um mercado mafioso bem estruturado que passa desde as Auto Escolas, Instrutores, Fiscais e gente mais graúda que não está nem ai pra problemas de mobilidade, saúde e segurança de transito. Já já acham o jeitinho deles ganharem mais $$$.Obs: O que mais me incomoda hoje no transito é o uso do celular.
Renan
O sintoma da fraude que é a venda de CNH foi completamente ignorada
leoleonardo85
Exatamente, eu ia para as aulas o instrutor que nunca estava lá e tinha o ponto batido por "dedos de silicone"
lamasbr
Pelo que entendi, ele ia à autoescola todos os dias de aula noturna, quem não estava lá era o instrutor para dar a aula.
Kirby Absolutely Putaço
isso é verdade
Vinícius Barros
Não seria melhor assistir as aulas noturnas?
Leandro Nascimento
e vice versa!
Seraph
O governo é reflexo de seu povo.
Renato Oliveira
O brasileiro frauda, trapaceia, burla as regras e depois não sabe por que o país está do jeito que está!! Disciplina -10
leoleonardo85
Eu tirei carta ano passado, com a obrigatoriedade de aulas noturnas, eu tive todas as aulas durante o dia, mas as aulas noturnas eu ia até a Auto-Escola para passar a digital, por volta das 19h, ai a pessoa da Auto-Escola passava o silicone do dedo do instrutor no leitor biométrico e depois eu voltava as 21 para fazer a mesma coisa.Ninguém escondia, era uma bolsa com as digitais de todos os instrutores.
Seraph
Bom, ao menos estão tomando medidas pra tentar evitar fraude. já é alguma coisa..