Câmera usa reconhecimento facial do Google para proteger residências

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 6 dias

A Nest oferece produtos conectados à internet como termostatos e câmeras de segurança; ela foi adquirida pelo Google há alguns anos. Hoje, ela anuncia a nova Cam IQ Outdoor, e seu principal destaque é o reconhecimento facial embutido.

O Google tem um sistema de inteligência artificial chamado FaceNet para reconhecer e identificar pessoas em imagens. Quando a Cam IQ Outdoor vê um novo rosto, ela envia uma notificação para o usuário perguntando se ele a reconhece. O app também permite guardar “faces familiares”.

A câmera grava em Full-HD, mas possui um sensor 4K para dar zoom digital de até 12x. Ela detecta pessoas e dá zoom automaticamente para acompanhá-las na imagem. Além disso, ela usa HDR para compensar problemas de iluminação durante o dia; e possui luzes infravermelho para ver no escuro.

A Nest Cam IQ Outdoor usa Wi-Fi para transmitir as imagens, e possui microfone e alto-falante para se comunicar com quem estiver em seu campo de visão. Ela tem classificação IP66 contra água e poeira, e aguenta temperaturas entre -40°C e 45°C.

Tudo isso custa US$ 349, permitindo assistir a um feed ao vivo e receber alertas de atividades. Se você quiser 10 dias de vídeos e o recurso de reconhecimento facial, é preciso assinar o Nest Aware, que custa US$ 10 mensais.

Curiosamente, a empresa avisa que o reconhecimento facial “não está disponível em Nest Cams usadas em Illinois”. Nesse estado americano, as leis envolvendo dados biométricos (como imagens do rosto) são mais rigorosas.

A Nest também anunciou a Hello, campainha inteligente com câmera HD, microfone e alto-falante. Ela detecta pessoas e rostos para notificar o usuário através de um app; e permite oferecer uma resposta enlatada — “deixe o pacote na porta” para o entregador, por exemplo.

Há também um modo Nap Time que desliga o som da campainha, mas ainda envia notificações pelo smartphone; isso pode ser útil para quando seu filho pequeno estiver dormindo durante o dia. A Nest Hello será lançada no início de 2018, ainda sem preço anunciado.

Com informações: Nest, The Verge, Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados