Início » Celular » Google e Motorola anunciam Moto X4 com Android puro

Google e Motorola anunciam Moto X4 com Android puro

O hardware é o mesmo, mas o software é diferente

Paulo Higa Por

O Moto X4 ainda nem deu as caras no mercado brasileiro, mas já ganhou uma variante desenvolvida em conjunto com o Google. Voltado para o mercado americano, mais especificamente para a operadora Project Fi, o aparelho traz o mesmo hardware que conhecemos, mas faz parte do Android One e entrega “uma experiência pura do Android”.

Por “experiência pura”, entenda que o Moto X4 não possui as inúmeras pequenas modificações de software da Motorola, como o Moto Tela, que mostra prévias de notificações com o aparelho em standby; o suporte aos gestos no leitor de impressões digitais; ou o Moto Ações, que permite girar para abrir o aplicativo de câmera ou agitar o aparelho para ligar a lanterna, por exemplo.

Obviamente, o Moto X4 do Android One não possui a Alexa; ainda não sabemos o que acontecerá com a versão brasileira, já que a assistente pessoal da Amazon não entende português. Até mesmo o Moto Voz, que funciona por meio dos comandos “me mostre”, foi removido. A única opção disponível no smartphone é o Google Assistente.

Até a imagem de divulgação é uma tela com a mensagem de atualização do Android (!)

Além disso, como estamos falando de um aparelho feito em parceria com o Google, que roda Android puro e faz parte do Android One, as atualizações de software deverão ser mais rápidas. Ele chega com Nougat, mas o Android 8.0 Oreo será liberado até o final do ano. O Google informa ao The Verge que o Moto X4 do Android One será um dos primeiros smartphones a receberem o Android P (dá para cobrar depois).

Para refrescar a memória, o Moto X4 é um intermediário com processador octa-core Snapdragon 630, 3 GB de RAM, 32 GB de armazenamento interno (com entrada para microSD), bateria de 3.000 mAh com carregamento rápido e tela IPS de 5,2 polegadas (1920x1080 pixels). A câmera frontal é de 16 megapixels, enquanto a traseira é dupla, com uma lente normal e uma grande angular.

Como o aparelho é voltado para a operadora Project Fi e o Android One ainda não deslanchou por aqui, é difícil acreditar que ele seja comercializado no Brasil — provavelmente receberemos a versão padrão do Moto X4. Nos Estados Unidos, o smartphone será vendido por US$ 399.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luiz César Stibich Velloso de
Eu antigamente era fã do Android puro mas hoje algumas fabricantes conseguiram excelentes interfaces com funcionalidades interessantes.
Jhon
O Android Oreo não está disponível? Ou estão lançando o aparelho desenvolvido com o Google desatualizado?
William Tavares
O xda vai encontrar um jeito de converter o X4 comum na versão pura. Exatamente como acontecia na época dos "pure edition".
Renan Maia Fernandes
Não necessariamente isso cara, atualizações rápidas não quer dizer que não tem bug, é bem o contrário. Tirando os Pixels e Nexus, geralmente quando o aparelho recebe muito rápido uma atualização, ela não vem toda otimizada e livres de bug, vai depender de mais refinamento da fabricante e novas atualizações para resolver isso, a Motorola é mestre disso. Eu prefiro uma Samsung, que demora um tempo a soltar uma atualização, mas entrega um software coeso e bem otimizado, isso nessa nova faze, a antiga, bem............deixa ela no passado mesmo.
Renan Maia Fernandes
São sistemas diferentes, acho que como o smartphone está mais em nossos bolsos, ele se torna algo mais pessoal, mais a nossa cara, por isso a opção de personalização é maior nesses aparelhos do que o Windows que vai ficar instalado em um desktop ou notebook (desconsiderei o Windows Phone porque já está quase morto mesmo)
Henrique Seraph
bem mais fácil que personalizar é simplesmente não vir tudo igual. Qual o problema de vocês com isso em? Não gosto de interface tudo igual, a ideia em si é ruim e o android puro nem é mais tão formidável, única vantagem geral são as atualizações...
Joao Victor Rodrigues de Souza
É só você personalizar criatura.