Início » Legislação » Disputa judicial: Apple 2 x 0 Qualcomm

Disputa judicial: Apple 2 x 0 Qualcomm

Paulo Higa Por

Apple e Qualcomm estão envolvidas em uma disputa judicial tão complexa que a notícia mais recente publicada sobre o assunto teve o seguinte título: Apple processa Qualcomm, que processa Apple, que tem parceiras processadas e todos processam Qualcomm.

Em resumo, tudo começou quando a Apple processou a Qualcomm alegando cobrança abusiva de royalties, em janeiro. Muitas coisas aconteceram no meio do caminho: a Qualcomm chegou a exigir a proibição da importação de iPhones nos EUA; e a Apple determinou que seus parceiros de hardware, como Foxconn e Pegatron, deixassem de repassar os royalties à Qualcomm.

“Dois!” (Foto: Business Insider)

Pois bem: a dona dos processadores Snapdragon sofreu duas derrotas importantes nos tribunais. Em uma corte no estado da Califórnia, o juiz Gonzalo Curiel negou o pedido da Qualcomm que exigia o repasse dos royalties por parte dos parceiros da Apple, como informa o Apple Insider.

Em segundo lugar, a Qualcomm havia entrado com um pedido para evitar que a Apple abrisse processos em outras jurisdições; a disputa já se estende por China, Japão, Taiwan e Reino Unido. Obviamente, para a Qualcomm, que é a empresa menor, é muito melhor que tudo se concentre na cidade de San Diego, onde fica sua sede. Esse pedido também foi negado.

Ou seja, mesmo que a Apple venda trilhares de iPhones neste final de ano (e não tenha dúvidas de que isso vai acontecer), a Qualcomm não ganhará absolutamente nada se a disputa não terminar. É um duro golpe nos cofres da fabricante de chipsets, considerando que ela ganha por aparelho comercializado — e só o iPhone X deve vender 40 milhões de unidades ainda este ano, se as previsões estiverem certas.

Com informações: Apple Insider.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gilmar Santos

Lg v20 com processador 820, 500 reais no ali 64gb e 4gb de ram ao vc tira

Creeper_Mod Android
Mas isso não faz nem cócegas na Samsung, pois Samsung é a maior fabricante de celulares do mundo
Percy The Black
Snapdragon intermediário. (Do 400 slah oq pro 600 é barato, agora do 800 pra cima é caro d+)
Anthony Fernando
A Samsung fazendo isso iria arcar com mais processos.
Hail Hidra
Os tribunais americanos amam a Apple
Creeper_Mod Android
Eu sei que a apple quer processar Qualcomm, Samsung e etc... Mas porque a Samsung não sabota as peças dos produtos apple como vingança? Já que ela fabrica e ainda é processada. Imagina burn in em menos de 1 semana no iPhone X? Seria todo mundo migrando para a Samsung com processador Qualcomm.
Creeper_Mod Android
Moto G5 plus você já acha por 950 Reais.
Uriel Dos Santos Souza
Com preços essas alturas, é claro que o atendimento/suporte não pode ser menos que "sensacional"
Henrique Seraph
Iphone, atualmente, só vende pela marca. E as o maior lucro da empresa vem de smartphones. Pelo preço que se paga, os aparelhos não tem valido a pena faz tempo.
Marco Antonio
Ela não vende só iPhone não, mas fora isso o atendimento/suporte é sensacional, o sistema também é muito bom, seguram muito ainda, uma vez que só existe o android como alternativa.
Percy The Black
Só sei que os smartphones, grande maioria é mais caro com Chipset Qualcomm Snapdragon, em quanto outros como MediaLixoTek são mais baratos. Espero que eles parem de abusar na venda dos Chipsets depois de tomar um pau lascado da Apple. Só queria um Snapdragon 625 por menos de 900 reais ._.
Marcus Araújo
A Apple é a Apple, não é mesmo? Se a Apple copiar a Samsung e processá-la, a Apple com certeza ganha. Não que eu ache que ela não tenha razão neste caso, tampouco acho que ela tenha razão. Não tenho opinião bem formada sobre isto pois acho tudo isso uma bagunça.
Renan
Eu cansei de tentar entender essa briga. Espero que alguém faça um infográfico ao fim dela.
Luander Falqueto Beltrame
A Qualcomm não é uma empresa de fundo de quintal pra quebrar por causa disso, com certeza o dinheiro faz falta, mas ela tem inúmeros outros clientes.
Alberto Prado
O certo seria, a Apple ir pagando uma quantia razoável em royalties. E ao fim do processo, se ela perde, ela paga a diferença a mais.
Exibir mais comentários