Início » Telecom » TIM lança VoLTE em São Paulo e Rio de Janeiro

TIM lança VoLTE em São Paulo e Rio de Janeiro

Chamadas de voz pelo 4G chegam primeiro para clientes pós-pagos

Por
22/09/2017 às 09h58
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Depois de lançar a tecnologia que permite chamadas telefônicas pelo 4G em algumas cidades onde já opera com a frequência de 700 MHz, a TIM liberou o VoLTE nas duas maiores cidades do país. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, usuários de planos pós-pagos estão começando a receber ligações por meio da nova tecnologia.

O VoLTE, como já explicamos, funciona tecnicamente como uma ligação VoIP, trafegando voz pelo 4G. A cobrança é feita como em uma ligação comum, descontando do pacote de minutos. Quando ativado, o VoLTE elimina a necessidade da operadora derrubar sua conexão para 2G ou 3G quando você recebe uma chamada. Além disso, a qualidade de áudio é melhor e a ligação é completada mais rapidamente.

São Paulo e Rio de Janeiro são casos específicos porque ainda não possuem 4G de 700 MHz. O sinal de TV analógica já foi desativado na primeira e está previsto para acabar em 25 de outubro na capital fluminense, mas a frequência não será liberada antes de 2018. E, como estamos falando de uma tecnologia de voz, é importante que a cobertura seja contínua e a penetração de sinal seja boa — o que os 700 MHz permitem.

Ainda assim, a operadora afirmou ao Teletime que liberou o VoLTE nessas cidades mesmo sem o 4G de 700 MHz porque realizou um projeto chamado full layer, que habilitou a frequência de 1.800 MHz em toda a rede — em adição à faixa de 2.600 MHz, que tem penetração de sinal menor e exige mais antenas para cobrir a mesma área.

Tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro, clientes pós-pagos da TIM deverão receber o VoLTE até o final do mês. Os usuários pré-pagos terão a tecnologia ativada automaticamente em suas linhas a partir de outubro.

Mais sobre: ,
  • Fábio Moser

    “…em adição à faixa de 2.600 MHz, que tem penetração de sinal menor e exige mais antenas para cobrir a mesma área.” (Não seria menos antenas?)

    • Thiago

      Não seria MENAS antenas?

      • Fábio Moser

        Agora que eu vi, ele se referia aos 2.600 MHz rs…
        É os 1.800 MHz que exige menos antenas.

        Pena que você perdeu a chance de fazer a observação com educação.

  • David Diniz

    Viu… Sempre disse que para ativar esses serviços não precisa do 700MHz…

    • Diego F. Duarte

      Sempre deu, isso e frescura daki

      • Vitor Neves

        Não é frescura. A ligação funciona via dados, como o VoWifi e ainda em HD (mais dados serão necessários). Se a internet estiver lenta, a ligação vai falhar e se o 4G cair, a ligação também vai cair. Hoje em dia com os 2600Mhz, o 4G é um lixo dentro de casa, então as chamadas também seriam um lixo.

        • David Diniz

          Se na sua casa o 4G em 2600MHz é ruim é por que a ERB na sua região está muito distante. Não imponha o seu problema como se fosse um problema generalizado. VoLTE, CA e outros recursos no 4G NÃO DEPENDE do 700MHz. Isso é FRESCURA da operadora em enfiar goela abaixo essa frequência para os leigos.

          • Abraão Caldas

            Mas como você sabe se não é um problema generalizado?
            Fonte?

          • David Diniz

            Fonte: Time news Roman 14 Itálico.

          • Vitor Neves

            Sim, eu sei que não depende da frequência. É um protocolo do LTE. Mas a frequência de 2600Mhz é muito instável! Quando era cliente da Vivo, nas duas cidades que morei, usava a frequência de 2600Mhz e o 4G sempre foi horrível, com sinal bem fraco em comparação ao 3G e se você resolvesse andar um pouco de carro, eram enormes as regiões cegas do 4G.

            Então se as operadoras adotassem o VoLTE, a ligação iria ficar falhando na maioria dos lugares e vc n poderia usar quando em movimento pq logo a ligação iria cair.

            Não é defendendo as operadoras, mas a diferença entre 2600 para 1800Mhz é gigante! Desde que mudei pra claro onde as antenas 4G são exatamente no mesmo lugar da Vivo, tenho uma cobertura muuuito mais consistente e estável. Já na cidade onde minha mãe mora, que já tem os 700Mhz (Muitas cidades do interior usam essa frequência), tem uma cobertura do 4G ainda maior que a do 2G, além do sinal nunca ficar oscilando e tudo isso com apenas 2 ERBs na cidade.

          • Rogério Pires

            Exatamente isso!!!

          • Rogério Pires

            A grande diferença entre as 03 frequências disponíveis para o 4G (2.600; 1.800 e 700MHz) é o alcance de cada uma. Sendo que a 2.600MHz suporta mais “celulares” por ERBs. A TIM resolveu ativar o VoLTE somente nas cidade onde já contasse com o 700MHz justamente pela cobertura, que In-dor é muito melhor. Aqui em Uberlândia – MG depois da atualização do meu iPhone 6 para o iOS 11.0.1 as vezes as chamadas são realizadas pelo 4G (não cai para o 3G), a não ser se o sinal do 4G estiver muito baixo.

          • David Diniz

            Aqui em SP capital tem VoLTE(teoricamente) na rede da TIM e a mesma não tem 700MHz. Lembre se que esse serviço(e nenhum outro) não depende de uma frequência específica para ser ativado

          • Victor Hugo

            Não é frescura, se você entende o mínimo de tecnologia de dados celulares vai saber
            que a frequência de 700MHZ tem um alcance maior de sinal e, consequentemente, tem menos interferência do que a de 2,5GHZ. Por isso da insistência das operadoras em tirar essa faixa da TV analógica e conseguir expandir sua rede: menor necessidade de botar mais antenas. Moro em São Paulo e dentro de casa é péssimo, nem o 3G pega direito.

          • David Diniz

            Kra desligar a TV analógica necessário é por que o negócio é da década de 1950/60…
            Eu também moro em SP capital e na região aonde eu moro 3G/4G das 5 operadoras funcionam sem problema nenhum.

          • Victor Hugo

            Amigo a faixa de 700MHZ tem um alcance maior do que a faixa de 2,5Ghz. É apenas isso!

          • David Diniz

            Nada a ver, o que determina a distância é a potência do transmissor e não a frequência… Freqüência baixa só é boa para ambientes fechados e só. E não vá achando que a B28 é a solução dos problemas totalmente pois ela é só um complemento da B7 e B3 que são as principais frequências 4G no Brasil.

          • Victor Hugo

            👍🏾

  • Yargo Martins

    Eu acho que já estão testando isso aqui em Natal-RN, os 700Mhz já funcionam aqui e algumas chamadas estão com o som incrivelmente melhor, cristalino.

  • #RicoMaluco #PobreMetido

    Perdoem,mas vou sair um pouco do assunto da matéria.
    Há um mês comprei um chip TIM para testar a operadora,e tive uma péssima experiência.Problemas:

    1- App Meu TIM é uma piada.Conseguindo ser pior que o da Oi;
    2- Demora de 1 dia para conseguir me cadastrar no Deezer;
    3- 3G consegue ser pior que o da Oi(Recife);
    4- Mudança de promoção sem minha autorização.Um belo dia chega mensagem dizendo que “eu” tinha cancelado minha promoção e fui cadastrado no infinity web 50.

    Obs: 1) Promoção TIM era de 9,99 por semana. 2) Sou cliente móvel da Oi.

    Resultado: Só consegui ficar duas semanas na TIM e cortei o chip.

    • Isso de mudar de promoção sem autorização eles tão fazendo com os Beta, migrando geral pra bosta do “Jovém Pré” sem nem avisar.

      • Dusqis Surupis

        Jovem Pré é um nome interno, isso foi feito porque o plano deixou de ser “Beta Test” e se transformou num plano real.
        Agora sobre mudança do plano em si, é só ligar e cancelar, apesar que hoje só existe o combo diário, semanal e mensal.
        É só ler o regulamento a cada rodada e não ser pego de surpresa.
        Eu parei muito de usar o “Beta” porque não estava vendo muito benefício.

        • Então, eu li o regulamento e lá diz um valor X, no site deles diz outro Y e o praticando outro Z…

    • Carlos Eduardo Sá

      Também sou de Recife e quanto às suas reclamações:
      1- As atualizações são péssimas… após tantos problemas, preferi parar de atualizar numa versão que funcionava e não vou sair;
      2- Essa falha é antiga. O pior é disso é que todas as semanas o Deezer “despareia” da TIM e é um saco reativar o modo premium;
      3- Não posso reclamar quanto ao 3G. Alcanço facilmente 20mb/2mb. Às vezes pode ser o modelo do celular que tem recepção ruim de acordo com a frequência do sinal;
      4- Já sofri essa “pegadinha”. A solução foi reclamar no 1331 da Anatel.

    • Islan Oliveira

      O App Meu TIM realmente é uma droga, embora tenha melhorado um pouco recentemente (bem pouco). Me cadastrei no Deezer com facilidade, mas não usei por já ter Premium do Spotify. O sinal aqui no Norte do Piauí tem qualidade e achei o 4G bem decente. Depois que troquei de linha tive alguns problemas com cobranças indevidas, mas liguei pra operadora e tive o dinheiro de volta sem nenhum problema.

      • Jefferson Rodrigues

        Já que tu não usa o Deezer, manda ele pra mim? 😂😂😂

      • Yago G. Oliveira

        Parnaíba?

    • Jefferson Rodrigues

      Eu tenho problemas com a TIM, mas mando todas elas para a Anatel. Os atendentes ficam putos comigo, porque é reclamação toda semana.

      • Os atendentes da TIM não tem treinamento nenhum.
        Mas a cobertura do 4G e os planos estão muito bons!

        • Jefferson Rodrigues

          Verdade! Abri uma reclamação na Anatel contra a TIM pelo péssimo atendimento. Hoje, a operadora me ligou, me pediu desculpas e disse que ia enviar a reclamação para o setor de qualidade averiguar o acontecido.

        • Victor Hugo

          Da Claro também kkkkkkkk

    • Yago G. Oliveira

      Usei TIM até mês passado, ela usa todos os sistemas da Oi no 4G.
      A TIM é barata, por ser timbeta e ser um assíduo de internet móvel, a TIM conseguiu me suprir muito bem. Mas precisei cortar gastos e coloquei em segundo plano.
      A questão é saber lidar, tal como ser cliente da Vivo. Não cadastrar cartão e nem usar serviços online; tudo isso é dor de cabeça futura.

  • Julio Dessoy

    Bem que o Tecnoblog podia gravar um video demonstrando a qualidade de uma ligação VoLTE (com dois aparelhos na rede 4g da TIM).

    • Vitor Neves

      Concordo.

  • Me chateia isso dos 4G ha 1800MHz pq não foi algo previsto pela Anatel, então aparelhos mais antigos suportam até a futura banda 28, mas não suportam 4G na banda 3. Exemplo é o LG G2, se tu comprar o modelo internacional (D802) tu vai ter melhor 4G aqui (com banda 3 e 7) que o modelo feito pro 4G brasileiro (D805, com banda 7 e 28). :/

    • Abraão Caldas

      Mas quem vai comprar um aparelho de 2013?

      • Não é questão de comprar, é questão de ter.

      • Victor Hugo

        TURN DOWN FOR WHAT!!!! 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

    • Roberto

      me chateia é ter 4g na calçada e 3g no quarto de casa…
      quando o 4g pega, é melhor que meu wifi…

    • Vitor Neves

      Meu Moto X 2014 tem suporte a banda 3, dos 1800Mhz, mas já n tem suporte a banda 28, dos 700Mhz.

      Minha cidade é uma do interior, então ela já tem 4G em 700Mhz. Portanto não posso usar o 4G no Moto X

      • Quer trocar teu Moto X pelo meu LG G2? Dái tu fica com a banda 28 e eu com a banda 3. hahaha

    • Alexandre Roberto

      eu usava ate 3 meses atras um xperia z1c um chip tim beta…e xingava horrores quanto a instabilidade da conexao no 3g..tentei c um chines tambem e nada mudou..ja estava mandando o beta pro saco e mudaria de operadora. peguei o j7 da minha esposa…no 3g..nao mudou muito..no q coloquei pra buscar sinal em 4g, acabou qqer enchecao qto a estabilidade…o sinal fica c 1 tracinho, mas nao caibde forma alguma. Oficialmente nao ha 4g de 700mhz em cuiaba, pode ser q seja no 1800mhz…mas o sinal ficou de outro nivel qdo passei a usar esse celular fabricado ano passado( se nao fosse pela camera, me seria perfeito)

    • Lucas Amorim

      O D805 não tem banda 28. Pode confirmar com as especificações do modem dele.

      • As especificações do modelo dele não listam as bandas por número, só por frequência. O suporte a banda 28 li em alguns fóruns, pois a LG já tirou do ar o PDF original dele.

        • Lucas Amorim

          Sim, a frequência é de 700mhz, mas padrão americano, e não o padrão APT que usamos aqui. Posso confirmar isso porque moro numa cidade que suporta a banda 28, e meu Galaxy S8 pega sem problemas os 700mhz na cidade toda, já o G2 D805 da minha mãe só funciona na banda 7 mesmo. Sendo que no menu pra forçar banda nem consta a 28 lá.

          • Que menu mágico é esse pra forçar a banda?

          • Lucas Amorim

            Nos samsungs é só digitar *#2683662#.

            No LG consegui usando um App chamado Network Signal Guru, precisa de root. Aí ele tem lá um menu de seleção de banda.

  • Tim, agora devolva meus créditos que tu gastou por “acesso a internet” quando o telefone que vocês mesmos vendem procura por rede VoLTE.

    • Yago G. Oliveira

      O pior que isto é uma questão natural do sistema. Meio complicado resolver isso.

      • Vitor Neves

        A Vivo resolveu isso bloqueando o acesso ao 4G quando a franquia de internet acaba. Aí não tem desconto indevido. Quando você liga a conexão de dados ele se conectará inicialmente ao 3G e após a tarifação, volta a liberar o 4G na linha.

        Uma coisa simples, mas eficaz.

      • Na verdade não, pq ela sabe a url das requisições. Ela mesma aprova os aparelhos e personaliza o software pra vender, logo sabe como ele se registra na rede.

    • Artur Domingues

      A Tim me cobrou 48 dias de internet sem eu ter ligado. Reclamei com eles no twitter, mandei print do próprio app deles informando que usei 0,1mb e mesmo assim alegavam que eu havia usado.
      Entrei com reclamação na Anatel e uns 3 dias depois me retornaram e devolveram 170 reais :p

  • Fabio
    • Vicenzo Terçariol

      o meu tb mas quando eu faço uma ligação (*222), cai por 3G

      • Lucas Ribeiro

        Se cai para o 3G, não é Voz + Dados.

        Na real, acho que essa opção sempre existiu. Vi uma pessoa há algum tempo (coisa pra mais de ano) reclamando da Claro sobre isso.

        • Vicenzo Terçariol

          entao, eu tenho acompanhado, rs e apareceu esta semana. inclusive depois que as configurações da operadora foram atualizadas. Deve ser que ainda nao esta ativo na minha linda ( pre-pago tim beta) segundo a materia so em outubro.
          anteriormente era opções de 2g 3g e 4g(dados)

          • Victor Hugo

            Cara se você fazer uma ligação e mudar pra 3G quer dizer que não tá ativado no seu iPhone

        • Victor Hugo

          Lucas, infelizmente não. Foi ativado só agora e pra clientes da TIM apenas, fui no site da Apple (https://support.apple.com/pt-br/HT204041) e apareceu agora. Quando solicitei o Ligações Wi-Fi no meu iPhone na CLARO, eles disseram que ativaram o “Aprovisionamento Wifi/VoLTE”, mas na verdade ela nem suporta ainda.
          https://uploads.disquscdn.com/images/e6b4a4f5e59360c47ec436941a9dc64632ab15ac44d7bea0d4a974530874074f.png

    • Mauricio Antunes

      Não, você só vai saber se quando fizer uma ligação se no visor vai ficar LTE ou se vai mudar para 3G.

      • Victor Hugo

        Cara 4G e LTE é a mesma coisa, só muda a nomenclatura. 3G não tem nada haver com isso

    • Victor Hugo

      qual modelo do seu iPhone?

  • Vitor Neves

    Uma pena eu ser cliente da Claro, que parece estar parada no tempo junto a Oi. Se até o VoWi-Fi que tem maior benefício pra operadora, é exclusivo pra pós-pago, imagine se um dia liberarem o VoLTE!?

    O Tecnoblog também deveria fazer uma matéria denunciando a Claro, que não está mais permitindo o acesso ao 4G para novos clientes Pre e Controle. Você tem ligar pra o SAC e pedir o desbloqueio do 4G, coisa que poucos sabem.

    • Victor Hugo

      Cara tenho linha Claro Pós-Pago, tambem tive que ligar no 0800 pra desbloquear o 4G. Faz tempo que é assim!