Início » Telecomunicações » TIM lança VoLTE em São Paulo e Rio de Janeiro

TIM lança VoLTE em São Paulo e Rio de Janeiro

Chamadas de voz pelo 4G chegam primeiro para clientes pós-pagos

Paulo Higa Por

Depois de lançar a tecnologia que permite chamadas telefônicas pelo 4G em algumas cidades onde já opera com a frequência de 700 MHz, a TIM liberou o VoLTE nas duas maiores cidades do país. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, usuários de planos pós-pagos estão começando a receber ligações por meio da nova tecnologia.

O VoLTE, como já explicamos, funciona tecnicamente como uma ligação VoIP, trafegando voz pelo 4G. A cobrança é feita como em uma ligação comum, descontando do pacote de minutos. Quando ativado, o VoLTE elimina a necessidade da operadora derrubar sua conexão para 2G ou 3G quando você recebe uma chamada. Além disso, a qualidade de áudio é melhor e a ligação é completada mais rapidamente.

São Paulo e Rio de Janeiro são casos específicos porque ainda não possuem 4G de 700 MHz. O sinal de TV analógica já foi desativado na primeira e está previsto para acabar em 25 de outubro na capital fluminense, mas a frequência não será liberada antes de 2018. E, como estamos falando de uma tecnologia de voz, é importante que a cobertura seja contínua e a penetração de sinal seja boa — o que os 700 MHz permitem.

Ainda assim, a operadora afirmou ao Teletime que liberou o VoLTE nessas cidades mesmo sem o 4G de 700 MHz porque realizou um projeto chamado full layer, que habilitou a frequência de 1.800 MHz em toda a rede — em adição à faixa de 2.600 MHz, que tem penetração de sinal menor e exige mais antenas para cobrir a mesma área.

Tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro, clientes pós-pagos da TIM deverão receber o VoLTE até o final do mês. Os usuários pré-pagos terão a tecnologia ativada automaticamente em suas linhas a partir de outubro.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Victor Hugo
Cara se você fazer uma ligação e mudar pra 3G quer dizer que não tá ativado no seu iPhone
Victor Hugo
??
David Diniz
Nada a ver, o que determina a distância é a potência do transmissor e não a frequência... Freqüência baixa só é boa para ambientes fechados e só. E não vá achando que a B28 é a solução dos problemas totalmente pois ela é só um complemento da B7 e B3 que são as principais frequências 4G no Brasil.
Victor Hugo
Amigo a faixa de 700MHZ tem um alcance maior do que a faixa de 2,5Ghz. É apenas isso!
David Diniz
Kra desligar a TV analógica necessário é por que o negócio é da década de 1950/60... Eu também moro em SP capital e na região aonde eu moro 3G/4G das 5 operadoras funcionam sem problema nenhum.
Victor Hugo
Não é frescura, se você entende o mínimo de tecnologia de dados celulares vai saber que a frequência de 700MHZ tem um alcance maior de sinal e, consequentemente, tem menos interferência do que a de 2,5GHZ. Por isso da insistência das operadoras em tirar essa faixa da TV analógica e conseguir expandir sua rede: menor necessidade de botar mais antenas. Moro em São Paulo e dentro de casa é péssimo, nem o 3G pega direito.
Victor Hugo
TURN DOWN FOR WHAT!!!! ??????????
Victor Hugo
Da Claro também kkkkkkkk
Victor Hugo
Cara tenho linha Claro Pós-Pago, tambem tive que ligar no 0800 pra desbloquear o 4G. Faz tempo que é assim!
Lucas Amorim
Nos samsungs é só digitar *#2683662#. No LG consegui usando um App chamado Network Signal Guru, precisa de root. Aí ele tem lá um menu de seleção de banda.
Sckillfer
Que menu mágico é esse pra forçar a banda?
Lucas Amorim
Sim, a frequência é de 700mhz, mas padrão americano, e não o padrão APT que usamos aqui. Posso confirmar isso porque moro numa cidade que suporta a banda 28, e meu Galaxy S8 pega sem problemas os 700mhz na cidade toda, já o G2 D805 da minha mãe só funciona na banda 7 mesmo. Sendo que no menu pra forçar banda nem consta a 28 lá.
Sckillfer
As especificações do modelo dele não listam as bandas por número, só por frequência. O suporte a banda 28 li em alguns fóruns, pois a LG já tirou do ar o PDF original dele.
Lucas Amorim
O D805 não tem banda 28. Pode confirmar com as especificações do modem dele.
David Diniz
Aqui em SP capital tem VoLTE(teoricamente) na rede da TIM e a mesma não tem 700MHz. Lembre se que esse serviço(e nenhum outro) não depende de uma frequência específica para ser ativado
Exibir mais comentários