Início » Brasil Legislação » Novo sistema da Receita vai agilizar entregas de encomendas do exterior pelos Correios

Novo sistema da Receita vai agilizar entregas de encomendas do exterior pelos Correios

Imposto de importação poderá ser pago pela internet com boleto bancário ou cartão de crédito

Por
22/09/2017 às 15h49
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Comprar um produto no exterior e recebê-lo pelos Correios costuma ser bastante demorado, por uma série de fatores internos. Muitas vezes, a encomenda até chega rapidamente ao Brasil, mas fica retida em algum lugar (como Curitiba) por várias semanas. O lançamento de um sistema integrado entre a Receita Federal e os Correios promete agilizar esse processo.

Hoje funciona assim: depois que o produto desembarca no Brasil, passa por uma triagem na Receita Federal, que cobra (se aplicável) o imposto de importação. A encomenda é liberada para os Correios, que depois te envia um aviso informando que o bem foi tributado. Então, você precisa comparecer pessoalmente a uma agência dos Correios, pagar o imposto e retirar a mercadoria.

Mas o novo sistema vai reduzir o tempo de entrega em até dez dias. Só o processamento das mercadorias deverá ter sua duração reduzida entre cinco e seis dias, já que equipamentos da Receita Federal vão passar a selecionar automaticamente as encomendas de maior risco; e não será mais necessário preencher declarações de importação em papel para retirar mercadorias de maior valor.

Além disso, o sistema de notificação de pagamento de impostos será modernizado. Em vez de receber uma carta e ter que pagar o tributo na agência, será possível entrar no Portal do Importador dos Correios (o endereço ainda não foi divulgado) e pagar o imposto por boleto bancário ou cartão de crédito. Depois, a encomenda será entregue diretamente na sua casa.

Pelas regras, compras recebidas por pessoas físicas estão sujeitas ao imposto de importação de 60%, mais o ICMS, dependendo do estado. Encomendas de pessoa física para pessoa física são isentas se não ultrapassarem US$ 50. Ou seja, nada muda na alíquota de importação. A diferença é que agora você poderá importar mercadorias acima de US$ 3 mil diretamente pelos Correios; isso não era permitido até então.

A expectativa é que o sistema entre em plena operação ao longo dos próximos seis meses. Hoje, o desembaraço das encomendas é feito manualmente — são cerca de 200 mil volumes recebidos no Brasil por dia.

Com informações: Agência Brasil, Época.

  • Henrique Seraph

    “pagar o imposto por boleto bancário ou cartão de crédito. Depois, a encomenda será entregue diretamente na sua casa.” Chega arrepiei com isso mano, facilita ABSURDAMENTE o trabalho de ter que ir na agência pegar filar enormes (e chegar la o preço for mais caro do que você achou, já que as vezes nem recebemos as cartas).

    • Guaip

      Sempre foi um sistema tosco e feito às pressas. Esse negócio da cartinha e buscar nunca fez sentido. O cara tinha que pagar e ainda ser carteiro de graça.
      Se é pra pagar imposto, tá certo, tem que pagar mesmo (sem entrar no mérito de valores cobrados), mas que entreguem no endereço certo e no prazo.

      • Henrique Seraph

        Sim sim. Nunca fez sentido nada disso. Mas ao menos estão tentando melhorar as coisas. Sem contar do risco de pegar na agência e ser assaltado na saída…

      • Daniel Serodio

        Uma coisa não tem nada a ver com a outra: O imposto vai pro governo, o que fica com os Correios é só a taxa de permanência (se não estou enganado)

      • Gnull

        Também pensava assim, mas depois que roubaram meu produto dentro da agência dos correios… Não vou pagar o imposto antes não, vou continuar fazendo como antigamente, só no ato da retirada.

    • phsodre

      Eu sempre ficava acompanhado o rastreio pelo próprio site do correio ou pelo muambator, então saber se havia sido taxado nunca chegou a ser um problema. Agora qnt ao valor realmente melhora absurdamente, sem falar no tempo desnecessário que as mercadorias passam em Curitiba (fora as que chegam aqui, mas são esquecidas lá). Isso melhora e muito. Só acha que implantação já deveria ter começado!

    • Fabiano willian

      Desde 05/10 comprei um smartphone dia 11.11 chegou em curitiba (moro em Santos seria mais fácil por aqui)
      Dia 21/11 paguei pelo site o boleto da tributação, despacharam no dia seguinte 22/11 é só nessa data que para as informações. Liguei no correio a atendente disse que encomendas com código RS depois de paga as taxas alfandegárias podem levar até 40 dias. A lógica nao era acelera? Disseram q esta em trânsito….
      Antes era mais rápido, só facilitou pra receita que agora tributa tudo.

      • Raul

        Pelo visto o sistema está funcionando como deveria, o que não está funcionando são os Correios. Do jeito que as coisas andam só me resta concluir que o pessoal dos Correios está “cavando a própria cova”. Se o serviço não melhorar a privatização será inevitável.

        • Fabiano willian

          Hj nesta merda de ligação para os correios, fiquei vinte minutos para depois que o atendente falar cair a ligação.
          Na plataforma denominada minhas Importações fala q o sistema foi criado para acelerar o processo de importações.
          Mas esta mais demorado do que o sistema anterior.

          Em 28 de nov de 2017 9:54 PM, “Disqus” escreveu:

      • Joao Fco

        Eu acho sem lógica isso. Pagou, tem que receber. Creio que os 40 dias são para encomendas não taxadas, como tenho algumas assim com a informação de que foi liberada e vai ser entregue em 40 dias. Paguei o tributo de uma hoje via boleto, pela manhã vou colher informação com o 0800

      • Cinthia Novaes

        Realizei uma compra que chegou em Curitiba em 03.11 boleto pago assim que liberou e não teve mais nenhuma atualização nem que foi despachado. Pelo próprio site informa que a compra só seria encaminhada apos pagamento e mesmo assim com o prazo de entrega de 40 dias, onde esta toda essa rapidez que eles tanto prometeram?

  • Fabio Alvez

    Brasil, um país de todos! Fudi…dos!

    • Fabricio Bento Silva

      Volta pra África então macaco kkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Fabio Alvez

        Vem comigo que eu te dou uma banana!! Venha se deliciar comigo huhuhuhahaha!

  • Gustavo Bresolin

    Apostaria com vocês que nada irá mudar, assim, como a uns 2 anos atras li que tudo iria ser tributado com novo sistema bla bla bla…eu continuo comprando, as coisas demorando e nunca sendo tributado.

    • Henrique Seraph

      Eu compro sempre, e sempre que passa de certos valores, é tributado. Compra que tipo de material?

      • Gustavo Bresolin

        Compro desde roupas pra minha filha até lustre e lampadas e minipc

        • pedroca

          tributar isso da muito trabalho manual e o valor do imposto nao cobre isso. importe um celular acima de 800 reais e veja seu conceito mudar…

        • Henrique Seraph

          coisas assim raramente são taxadas.

    • Garrete Alves Reis

      Comigo soh reparei q estavam tributando td, mesmo oq não excedia o valor! A mulher do correio, em voz baixa, me falou assim: “eles estão tributando td mesmo! olha essa fila atrás de vc.”. Acabei parando de comprar, depois q um mouse, de 23 dolares – frete incluso – foi taxado, vindo de pessoa pra física e para pessoa física. Tentei contestar, anexei a lei. Nada! Deixei devolver pro vendedor.

    • Saulo Benigno

      Nunca, quantos smartphones você já comprou e nunca tributaram?

      • Gustavo Bresolin

        Smartphone nunca comprei, mas minipc sim e nunca fui tributado

        • Saulo Benigno

          Compra um Smartphone e vê se esse teu “nunca ser tributado” mudar…

    • tuneman

      Uma amiga trabalha na triagem do correio aqui da cidade.
      Ela conta que é terrivel, tão ruim quanto uma empresa privada.
      Há pouca gente para muito trabalho e muita cobrança dos superiores.
      Mas aí os benefícios de salário e transporte compensam.

      • Diogo Mendes

        Não acho. Pois o funcionário que passa no concurso, ai vai com ideia que vai ser funcionário publico e que vai trabalhar pouco, quando entrar não quer trabalhar como um trabalhador normal, ai vem o choro !

        • John Smith

          Comentário dispensável. Você já trabalhou nos Correios ou sequer conhece alguém que lá trabalha para saber qual é a rotina diária desses funcionários? Falar da vida dos outros por fora é muito fácil.

          • Filipe Assis

            Kkkkkkkkk Olha, como eu queria essa vida boa que pintam para quem trabalha nos Correios, pessoal só não sabe que lá dentro querem que mineremos ouro com pinças pra tirar sobrancelha…

        • tuneman

          ela diz que ficam cuidando até o tempo que o funcionário passa no banheiro.

          • Veritas

            Não duvido.

            Pessoal é meio ignorante e acha que todo funcionário público ganha altos salários e trabalha pouco.
            Acha que todo mundo é como a turma que trabalha na Câmara dos Deputados ou no Senado, por exemplo.
            Ou ganha como juíz! 🙂

          • E mesmo na Câmara e no Senado (que realmente pagam altos salários, meu pai é um exemplo), tem MUITA gente que rala pra caramba. Claro que tem os aspones, mas eles vêm e vão. A maioria dos concursados rala bem.

          • Acredito que tenha algumas agências assim, mas as ultimas vezes que precisei ir na agência retirar minha encomenda (que os entregadores fizeram o favor de colocar que não tinha ng para receber, sendo que coloco pra entregar no trabalho que fica aberto das 07:00 às 22:00), cheguei la e vi 4 funcionários, 1 trabalhando e 3 tomando cerveja (dentro da agência)

  • David Diniz

    Caramba! Já tocaram as trompetas do apocalipse para os desesperados virem reclamar sem ao menos saber do que se trata?

  • Alexander Martins

    Eles não entregam nem o que você compra aqui no Brasil, imagina o que vem lá de fora? Você vai pagar o imposto e depois vai ter que ir na agência de qualquer maneira pra retirar o produto.

    • Henrique Seraph

      Eu sempre recebi meus produtos, apesar dos pesares.

    • David Diniz

      Ué sempre entregaram aqui na civilização…

    • Alexander Martins

      Que bom que sempre funcionou bem pra vocês. Porque nessa civilização aqui, já não entregam em casa já faz um bom tempo. Deixam na central (que é longe e de difícil acesso) para o interessado ir buscar.

      • Joaomanoel

        Se é uma área de risco eles não entregam mesmo.

      • David Diniz

        Ninguém tem culpa de você morar num lugar aonde o correios não chega.

        • Filipe Assis

          Usa a dhl, ups, fedex, sei lá ué ¯_(ツ)_/¯

        • Filipe Assis

          A não ser que tu more longe da civilização mesmo e essas empresas nem cheguem aí

          • David Diniz

            Posso garantir que aonde eu moro não é longe da civilização.

  • Henrique Seraph

    Até quando a empresa tenta melhorar a galera acha ruim, já virou vício reclamar.

    • David Diniz

      Verdade,já virou padrão de reclamar de tudo.

    • Alexander Martins

      Só porque a empresa sempre funcionou bem pra você, não significa que tenha funcionado bem para todos. Então quem tem motivo pra reclamar, deve reclamar, sim.

    • Garrete Alves Reis

      Não é vício não! Sempre elogiei os correios, pq sempre funcionou bem! Mas começou a ser sucateada de uns anos pra cá e virou uma merda mesmo! Até ordem da presidência pra segurar encomenda estrangeira pra favorecer o mercado interno teve. Pouca gente reclamava antes, agora reclama e com muita razão. Quanto ao “mesmo quando melhora”, isso é falacioso! Melhorar é quando funciona direito e fica ainda melhor. Agora, corrigir uma merda q ninguém sabe pq foi feita assim, é no máximo correção, não melhoria.

      • Henrique Seraph

        E correção é oq se não for melhoria?
        Algo é ruim, corrigem, logo melhora. Deu na mesma.

        • Garrete Alves Reis

          É perda de tempo, dinheiro e estresse pro contribuinte/cliente! S tivesse sido feito feito certo, não precisaria ser corrigido e não teria lesado tanta gente! E pelo tempo q tá errado, já poderia ter uma melhoria de verdade! Chamar essa correção de melhoria é tão lógico como comemorar um recall automobilístico!

          • Henrique Seraph

            Cara, vão colocar um sistema de BK, so isso ja ajuda pra caralho quem importa mt.

  • Pedro Maich

    Isso já não foi notícia há uns 3 anos? Ou mudou o sistema?

    • Guilherme Macêdo da Cruz

      Se eu não estiver enganado(E as chances de sim são altas) o que foi implementado a 3 anos foi um sistema para eles não terem que abrir pacote por pacote para verificar. E se não me engano o bagulho é muito sinistro de preciso..

      • Henrique Seraph

        Foi basicamente isso mesmo

      • ochateador

        Só usar raiox uai.

    • Henrique Seraph

      Não, o processo é quase manual, agora facilitou bastante

  • Guilherme Macêdo da Cruz

    Vamos lá.. Hoje quem importa celulares por exemplo, já está meio que esperando uma taxa de 200 pila que meio que se tornou padrão em importação desse tipo.. SE E SOMENTE SE a entrega fosse realmente, verdadeiramente entregue mais rápida, EU pagaria fácil essa taxa e meio feliz(Feliz por ter entregue rápido e triste porque to pagando). O problema na minha visão está justamente na questão “Os pacotes serão realmente entregues mais rápidos?”. Como diria um anônimo na internet “Creio que não”.

    • Henrique Seraph

      Sinceramente, pra mim o maior problema deixou de ser a demora, porque eu recebo sempre entre 20/40 dias. Mas ter que ir na agência, pagar apenas em dinheiro, correndo risco de ser assaltado, pegando filas enormes, e ainda ser carteiro de graça……
      Tudo isso se resolve em um “paga o boleto, que te entrego o produto.”

  • Já que vão tributar, que facilitem para o lado do consumidor, espero que isso saia do papel, porque meu amigo, ter que ir na agencia, só poder pagar no money :/

  • Alisson Silva

    Para importações superiores a US$ 3 mil era necessário a contratação de um despachante aduaneiro, por isso muitos serviços como “My Vip Box” limitava o valor da mercadoria. Essa obrigatoriedade não existe mais?

  • JeronimoPW

    Pior é quando os correios não entregam a encomenda, deixam lá pra você pegar. Ai você tem que pegar o carro, enfrentar transito só pra ir la retirar, o que é responsabilidade deles…. muito lixo esses correios BR.

    • Henrique Seraph

      Sim, mas a ideia é não precisar mais ter que ir na agência…

      • Marcos

        De que adianta se mentem que tentaram entregar três vezes e não tinha ninguém? Só recebo Sedex na minha casa porque o entregador é diferente, o do PAC nem passa lá em casa, só chega a cartinha do nada que foram feitas três tentativas de entrega.

        • Henrique Seraph

          cara, se pra vc n ajuda beleza, mas o serviço ajuda muito quem faz importação. Tipo, se funcionar mesmo, será um problema a menos. não entendo vocês que mesmo quando o serviço tenta melhorar, acham ruim.

          • Marcos

            Se os Correios não melhorarem o serviço, não adianta a receita melhorar.

          • Henrique Seraph

            antes pouco do que nada.

          • Gabriel Pedro

            Henrique, ao invés de melhorarem o sistema de entrega POR COMPLETO, o que o pessoal reclama é que tudo sempre fazem pela metade!!!!!!! Mesmo que seja importação e bla bla bla, eles não entregam NADA! É um sistema falho por completo! Compro muita coisa de fora, nunca taxado, porém sempre tenho que buscar nos correios, porém como trabalho o dia todo e PAGO PARA QUE ENTREGUEM EM CASA, fica difícil ter que enfrentar trânsito e pedir para sair mais cedo da hora de trabalho para ir buscar uma “encomenda”! Uma compra básica em sites de venda Online, você chega a pagar 20 reais de frete, para te enviarem uma carta solicitando a retirada do produto na agência, caso contrário, ele será reenviado para o remetente!

          • Henrique Seraph

            Bom, sempre recebi meus produtos, e qualquer melhora que vir pra mim, é bem vinda. Mais uma vez, antes pouco do que nada

    • Saulo Benigno

      Carro? Transito? Eu vou de metrô…

  • Bruno

    Rindo que oficializaram a comum prática de pagar o fiscal para “desenrolar” as coisas.

    Que câncer de empresa.

    • Henrique Seraph

      Isso ficou bem sem sentido e sem nexo com a matéria.
      O Pagamento aí é da tributação de sempre. Antes tinha que ir na agência e pagam em dinheiro. Agora não precisa mais

      • Bruno

        Eu entendi, amigo…

        • Henrique Seraph

          procurando entender seu coment então

          • Bruno

            Tá bom, amigo. Continua tentando entender.

          • Henrique Seraph

            faz comentário sem nexo atoa ent…

          • Bruno

            Desculpa, eu não sabia que meu comentário seria avaliado pelo SAC dos Correios.

          • Henrique Seraph

            Não foi, só foi sem nexo mesmo, mas normal. Paz.

          • Bruno

            Se você tentar forçar um pouquinho seu cérebro você consegue entender. Boa sorte. Paz.

          • Henrique Seraph

            Forcei, é só sem sentido mesmo

          • Bruno

            Tá bom, amigo. Bom trabalho para você. É bom ver os Correios expandindo sua área de atuação.

          • Henrique Seraph

            Pior que realmente trabalho nos correios. KKkkk valeu!

          • Bruno

            Eu sabia, amigo. Eu sabia. Kkkk

          • Henrique Seraph

            Porém crítico intenso do serviço

          • pedroca

            briga briga briga

          • kadug

            Seu comentário não fez sentido mesmo. Abraços.

  • Hugo Ernesto Braga

    Se vai reduzir o tempo de entrega em “até dez dias”, pra mim não melhora muita coisa. Ou seja, ao invés de o pacote ficar 60 dias parado em Curitiba, vai ficar só 50.

    • Bruno Guerreiro

      Hmm… posso estar errado, mas a minha interpretação para esse “em até dez dias”, é que o tempo total realmente irá durar até 10 dias. É quase que inimaginável uma “agilidade” dessas se tratando de Correios+Receita Federal, mas não custa sonhar.

      • Jefferson Rodrigues

        Também tive esse entendimento. Kkk

      • kadug

        Reduzido “em até dez dias” significa que vai reduzir dez dias mesmo (ou menos). A sua interpretação estaria certa se fosse “reduzido para até dez dias”.

        • Saulo Benigno

          Em até dez dias = 2 ou 3, aposto….

      • Lucas Rodrigues

        Na verdade uma encomenda tem um prazo de 40 dias para entreg após a liberação (se não estou enganado apos o desembaraço aduaneiro), diminuindo 10 dias ainda sim ficaria para 30 isso apos a liberação….

      • Pedro Silva

        Caro Bruno, de acordo com o texto o tempo que leva pra receber sua encomenda será reduzido em até dez dias, ou seja, demorava 100 dias para chegar, a partir dessa “modernização” vai demorar só 90 dias (dos quais pelo menos 80 é o tempo que fica parado na unidade de tratamento de Curitiba).

    • Kaio

      Diminuição de 10 dias é muita coisa pra mim.

    • CaioAC

      Essa é minha maior dúvida. 10 dias à menos de coisas que ficam quase 100 dias paradas

    • phsodre

      Cara, qnd compro do Gearbest, as compras chegam em 40 dias. Inclusive vou fazer mais uma nos próximos dias. Pra mim 10 dias melhora muito, fora que o tempo em Curitiba vai reduzir em até 6 dias, segundo a matéria. Já dá aí 16 dias a menos, então minha compra chegaria em 26 dias. Isso obviamente, no caso em que todos os prazos sejam cumpridos. Então acredito que já é uma melhora e tanto. Está longe de ser o ideal, mas melhora e muito!

    • Fabiano willian

      Curitiba despacha rápido o problema agora são os correios. Relatei meu ocorrido com o novo sistema se puder leia

  • Victor Hugo

    “Encomendas de pessoa física para pessoa física são isentas se não ultrapassarem US$ 50”. CORRIGINDO Paulo Higa: são até 100 dólares americanos, verifiquem o decreto-lei 1804. É a regra máxima!

    • Marcelo Neri

      Só que existe a instrução normativa da Receita Federal que coloca em 50 dólares! Aqui no BR instrução normativa vale mais que decreto.
      Não devia mais vale!

      • Bruno

        Hahahahaha. Exato. BR é BR, papai.

      • ochateador

        Um usuário (fabiomontarroios acho) do manualdousuario.net entrou na justiça e conseguiu valer o decreto federal.
        E mandou uma banana para a RF e curreios.
        O que vale é a lei federal e foda-se as portarias internas da RF e curreios. Recebeu algo de pessoa física abaixo de 100 dólares e foi tributado ? Mete processo e não pague a taxa. Se todo mundo fizer isso eles passam a cobrar corretamente.

        • Victor Hugo

          Isso mesmo, lembro desse caso também! Não interessa a portaria, o decreto-lei é o que prevalece. Tanto que o inciso II que limitava pra 20 dólares (sim, chegamos a esse valor) foi revogado. São 100 dólares, abaixo disso é ilegal. Link: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/1965-1988/Del1804.htm

          • Jefferson Rodrigues

            Se isso é ilegal, a RF deveria ser penalizada. Isso só mostra o quão o Brasil é bagunçado.

          • Johnny Walker Junior

            Estranho, pois no mesmo link diz que este artigo 3º foi revogado:
            Revogado pela Lei nº 9.001, de 1995
            http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/1965-1988/Del1804.htm
            Foi revogado ou não, não entendi?

          • Victor Hugo

            Johnny o que foi revogado foram trechos da lei, não ela inteira. Apenas o que tá riscado não vale mais, o resto continua de pé.

        • Marcelo Neri

          Que mão de obra entrar na justiça, só entro se for ação coletiva e não parar na mesa do Gilmar Mendes! rs….

        • Jefferson Rodrigues

          O problema é que é um saco mover ação judicial.

          • Binho_0

            sim, é um saco. demorou e ainda ouvi resposta bem da cretina do jurídico da receita, dizendo q eu ia acabar com a economia do país. eu, claro, fazendo compras esporádicas de coisas q não achamos aqui, vou arruinar o país. ele disse isso pensando em como seria se ‘liberasse geral’, mas acho q ele se esqueceu q na verdade não deveriam cobrar e o correto seriam devolver tudo aquilo q cobraram ilegalmente. mas aí é outra história e tem q ter muita força pra conseguir algo assim.

        • Binho_0

          fui eu mesmo, cara. levou um ano pra julgar… mas agora tudo chega sem problema nenhum. faço questão dos vendedores colarem o preço real no pacote pra não ter treta. até agora, compras q ultrapassaram 50 dólares chegaram em casa sem problema nenhum. demorou um ano pra julgarem e contei com ajuda de uma advogada, mas deu tudo certo. recomendo a ação, pq a receita descaradamente cobra por algo q não poderia cobrar… tem gente q aceita por antever grandes transtornos, mas não deveria.

        • Victor Hugo

          tem o link correto pra matéria desse site? n achei

          • ochateador

            Se não estiver no site, está na comunidade disqus do manualdousuario.
            Acho que nessa matéria mesmo o próprio fabio (que está com outro usuário) confirmou o que eu disse, só perguntar para ele 😉

      • Binho_0

        não vale e não há quem faça valer, tanto q qdo questionei eles perderam a ação.

      • Binho_0

        isso não tem valor… entra com ação q vc muda isso. demora, mas muda.

      • Hugo Losker

        lei federal sobrepuja qualquer outra lei se não federal!

  • Bruno

    Hoje eu descobri que os Correios têm um SAC atendendo na sessão de comentários do Tecnoblog.

    Que câncer de empresa.

    • Henrique Seraph

      para de drama cara, mds

      • Bruno

        Kkkkkkkkkkkkkkk

        • Henrique Seraph

          ok a empresa é um lixo msm isso é fato, kkkkkkkkkkkkkkkkk
          mas só queria entender tua opinião, foi malz ahsuahs

          • Bruno

            Hahahaha Tranquilo, amigo.

          • Marco Pacheco

            Tbm queria entender a opiniao dele! Bem sem nexo para mim, mas facilitaria se ele explicasse de modo mais claro!

          • Fabricio Bento Silva

            Ele só é burro mesmo cara, essa é a explicação kkkkkkkkkkkkkk

  • Roque Lourenço de Oliveira

    Só agora que acordaram, mas nunca é tarde para aprender

  • só quero ver – kkkk

  • Diogo
    • Victor Hugo

      Que o Ministro da Fazenda Henrique Meirelles te ouça e a multinacionais americanas desembarquem com tudo no Brasil

      • Abraão Caldas

        UPS, DHL… já existem no pais …
        UPS é uma BOSTA! Pior que os correios.

        • Johnny Walker Junior

          UPS, DHL, certeza que você vai ser tributado, chegam rápido, mas independente do valor você será tributado.

          • Filipe Assis

            “Sim, o monopólio é de cartas e não de encomendas”

            O cara acha que alguma empresa privada vai querer PERDER dinheiro pra entregar meia dúzia de conta de telefone no meio da vila…

            Eu sou carteiro, sei bem do que eu tô falando, a parte de entregas de correspondências comuns é deficitária aos Correios, é justa e unicamente a área que os Correios detém o monopólio, então não tem nem discussão sobre isso

          • Gnull

            Num mundo quase que totalmente digital de hoje, as pessoas ainda aguardam o recebimento de cartas para pagamento de contas… Como você é carteiro poderia confirmar ou não minha dúvida: a maioria das cartas são contas e boletos?

          • Filipe Assis

            Com certeza, a maioria esmagadora, principalmente nas regiões mais humildes e o pessoal mais idoso também depende muito disso pra poder pagar as contas pq eles não tem outra opção geralmente

          • Gnull

            Entendi. Enfim, no mundo de hoje seria mais interessante essa adaptação para a vida digital. As minhas contas são todas digitais, dispenso sempre o recebimento de papel, pois além de ser um gasto desnecessário de transporte e pessoal, há ainda a questão da sustentabilidade.

          • phsodre

            O problema nesse sentido vai muito além de simples adaptação. Veja o cenário de um modo geral. O salário mínimo do Brasileiro, não condiz com a realidade que vive, só aí já derruba metade do argumento. A inclusão digital no Brasil é feita a passos de tartaruga (apesar de que hj, já existam muitos pontos de wi-fi espalhados, pelo menos nos grandes Centros). Comprar um computador e ainda pagar internet com esse salário mínimo é sacrificante. Fora a parcela da população que até tem condições de pagar por ambos, mas tem uma resistência assustadora à tecnologias, com medo de levar golpes. Outro motivo é: as pessoas levam golpes pela internet na maioria das vezes por pura falta de informação. Se vc olhar a fundo, a maioria das páginas voltadas para golpes, não são nada sofisticadas, além de que o W3C e seus associados, já criaram mil e uma maneiras de detectar um site malicioso (caso o golpe seja sofisticado a ponto de confundir). Se eu for atribuir problemas técnicos, temos hj uma maioria esmagadora de acessos a internet por meio de smartphones. Porém muitas das tecnologias usadas em sites antigos, não funcionam em navegadores mobile, além dos sites que não tem versão mobile pra sanar esse problema. Tudo isso acarreta dificuldades e faz com que o sistema manual de pagamento ainda seja largamente utilizado, principalmente para quem vive em regiões longínquas e sem acesso à internet!

        • Victor Hugo

          Sim, já existem porém o monopólio dos Correios no País impede que o mercado seja aberto

          • Abraão Caldas

            Não existe monopólio de entrega de encomendas.

          • Victor Hugo

            Sim, o monopólio é de cartas e não de encomendas

    • Ronaldo Rodrigues

      Seria bom demais para ser verdade!

      • Filipe Assis

        Mas multinacionais já tem aos montes por aí, nunca viu fedex, dhl, ups e etc.??

        Vocês nem sabem nada sobre o monopólio dos correios e falam bobagem…

        É que vocês querem serviço de qualidade mas vão atrás do mais barato (Correios) ao invés da multinacionais que vocês tanto babam ovo

        • Victor Hugo

          Você que acha que sabe tudo meu caro Filipe, mas na verdade sabe menos do que o próprio autor do texto. Os Correios detém monopólio no Brasil, mas apenas na entrega de cartas. Porém a estatal tem uma estrutura jurídica tão grande que ameaça com processos as concorrentes em mercados nos quais a lei não lhe dá esse direito. Um exemplo é a briga “táxi vs Uber”, a Constituição permite que exista transporte individual privado. Porém os taxistas usam trechos da lei para serem os únicos com direito de exercerem transporte de passageiros. Usando esse argumento, os Correios fazem o mesmo pra afastar qualquer empresa que atue num segmento que não tem lei que proteja a estatal

          • Filipe Assis

            Eu, sendo carteiro, tanto não sei que tu até me mostrou que eu tava certo no teu comentário…

            “Os Correios detém monopólio no Brasil, mas apenas na entrega de cartas.”

            Era sobre isso que eu falava, e é isso que ocorre AGORA…

            Então não me venha com teorias e tentativas de adivinhar o que pode vir a acontecer

        • Ronaldo Rodrigues

          Claro que eu vou atrás do mais barato, já fiz cotações com outras empresas e a diferença de preço foi gritante. Sou obrigado a ficar com um serviço “lixo” pelo simples fato de que eu não estou jogando dinheiro pela janela. Cabe ao governo abrir a concorrência pois, só assim vamos ter preços competitivos e disputa para melhorar os serviços!

          • Filipe Assis

            Mas que concorrência mais tu quer?????

            Tu mesmo falou aí que procurou outras e achou caro, se tem outras, tem concorrência, pelo amor de Deus…

        • Ronaldo Rodrigues

          Mas na verdade a questão nem é essa…o Brasil tem é que se livrar logo de mais um elefante branco chamado correios, que só dá prejuízo aos cofres públicos. Só faz sentido para você…então o que você está defendendo? A realidade ou o seu estabilidade!

          • Filipe Assis

            Os Correios não dão prejuízo ao cofres públicos, os Correios se mantém com verba própria, ainda repassa dinheiro à União, viu só?
            Quando eu falo que vocês vem ao debate sem saber informações básicas eu que sou o “cego defensor” da empresa…

            E digo mais, o problema dos Correios é política e má administração, e largar de mão pra inciativa privada, que em local nenhum é garantia de melhora, é só diminuir ainda mais o dinheiro que entra pro Estado, mas vindo do governo que trabalha pro empresariado ao invés da Nação, não me admira mesmo

          • Ronaldo Rodrigues

            “o problema dos Correios é política e má administração” se não tem competência para administrar tem mais é que passar para a frente mesmo, assim como Infraero e etc!

          • Ronaldo Rodrigues

            “largar de mão pra inciativa privada, que em local nenhum é garantia de melhora” eu gosto sempre de tomar como base aquilo que já deu certo, que é o caso dos EUA por exemplo!

          • Ronaldo Rodrigues

            “é só diminuir ainda mais o dinheiro que entra pro Estado” tem mais é que enxugar a teta mesmo, inclusive os altíssimos salários de políticos!

          • Filipe Assis

            Isso também, o presidente ganhar 46k não é condizente com a dita “crise” que vive a empresa…

          • Ronaldo Rodrigues

            Concordo com você, também acho um absurdo!

          • Gnull

            Amigo, entendo sua posição quanto a isso. Concordo que privatizando dificilmente a empresa manterá o serviços de entregas em todos os municípios como os correios fazem e tal, além do preço das entregas.

            Porém, há muito que os correios vem tendo prejuízo, que no final é arcado pelo povo. Muito do prejuízo se dá pela corrupção e apadrinhamento político dentro da agência. Seria menos uma fonte de corrupção no governo. Além disso, não é deveria do Estado intervir na iniciativa privada.

            Sobre os prejuízos, facilmente se acham matérias falando sobre isso:
            http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,no-5-ano-de-prejuizo-correios-projetam-rombo-de-r-1-3-bi-em-2017,70001842017

            Veja só, 5 anos consecutivos de déficit, não é pouca coisa.

          • Filipe Assis

            Cara, temos muitos exemplos de empresas privadas entregues à corrupção por aí, isso não é garantia, quando querem roubar eles roubam, independente de ser empresa privada ou pública…

            E mais, quanto menos dinheiro repassado à União, mais motivos para eles darem desculpas pra nos tirarem serviços básicos, eles roubam sim, mas duvido que vão deixar de roubar pra repassar a grana quem não entra pra algum lugar que deveria

          • Gnull

            Sim, mas se há roubo na empresa privada, o problema é do dono e não de toda a sociedade, essa é a diferença. Quem paga é o dono e não toda a população.
            Eu sei que isso não resolve o problema, nem por isso ele tem que continuar.
            Tem que se considerar a eficiência também, um governo que tem que cuidar de tudo é pouco eficiente. Você mesmo disse que muitos dos problemas dos correios vem da má gestão. Como um governo gigante que se intromete em tudo e se obriga a fazer de tudo pode ter gestão eficiente? Simplesmente não dá.

          • Filipe Assis

            Mas cara, os serviço dos Correios é essencial à população, se vai mal independente de ser privada ou pública, quem sofre ainda é a sociedade

  • ochateador

    Mas o limite de de envio de pessoa física no exterior para pessoa física no brasil não é de US$100 ?

    • Kaio

      Na pratica sempre foi $50 e ainda assim podem taxar.

      • Henrique Seraph

        Se taxar mete processo. é ilegal

  • David Diniz

    Nossa e eu jurava que seria uma facilidade para eu poder pagar o imposto por boleto bancário ou cartão de crédito e receber em casa mas os “especialistas” de tributação já descobriram que é uma forma do temer roubar mais dinheiro do pobre trabalhador Brasileiro que recebe bolsa esmola para comprar aquele iPhone novinho em folha e proteger a “indústria nacional hue hue brbr” que possuem “ótimos produtos” a preços muito acessíveis e mandar a classe “mais abastada” que mora nas capitais e em bairros nobres uma banana. Nossa agora está tudo esclarecido. um viva para os especialistas em tributação que domina a internet brasileira.

  • Airton Tobaru

    Opa!
    Vai melhorar bastante.

  • Arley Martins

    Agora qualquer pacotinho vai tributa e o povo vai fazer fila pra contestar nos correios. Pior que esta vai fica.

    • David Diniz

      Não vai cara para de defecar pelos dedos….

  • E o principal é: o que muda na contestação? Já que eles taxam com base no que acham que tu gatou, não no que gastou.
    E o seguro dos Correios cobre até no máximo 5000 reais… Boa sorte pra quem importar algo caro e usar o serviço deles.

  • Walter

    Higa, a frase correta no começo da matéria deveria ser: “Comprar um produto no exterior e recebê-lo pelos Correios costuma ser bastante demorado, por pura incompetência de uma estatal que cobra caro por seus serviços”. Vocês lembram da época em que liberaram as importações via Correios a anos atrás? A “mamata” durou pouco pois os Correios não deram conta do volume, ou seja, não tinha estrutura para isso. Outra coisa, quando é que a Receita Federal criará vergonha por cobrar 60% de imposto do custo do transporte? Isso é ridículo e é um roubo.

  • André Luiz

    Novo sistema do governo, ah tah. Agora vai ser assim: Vão separar apenas as coisas mais gritantes: armas, drogas e animais, etc.., depois vão tributar tudo por R$ 800,00 por remessa, independentemente do valor ou do produto, e assim vc vai poder pagar o tributo e molhar a mão do fiscal de forma oficial diretamente via sistema, tudo dentro da lei, sem trabalho pra eles, e depois é só passar o valor em 36x no cartão-de-crédito ou no boleto, já tô até vendo a cena. Ninguém compra mais nada do exterior. Depois de 2 semanas pra chegar no Brasil, se os produtos levavam mais 40 dias pra desembaraçar, agora com menos 10 dias, vão levar apenas 1 mês no galpão, aí sim hein. Na prática, só vão automatizar o sistema de cobrança e pagamento. É mais do mesmo. Suave. Welcome to the jungle, baby. Já dizia o VinDiesel: Aqui é o Brasil. Tamos todos fu…dos mesmo.

    • Ronaldo Rodrigues

      Exatamente, a mesma coisa aconteceu com a cobrança de bagagem pelas companhias aéreas, todo mundo achando que ia ser melhor porque o preço das passagens ia cair e não foi isso que aconteceu, as passagens continuam caríssimas e se quiser levar uma mala grande ainda tem que pagar. Às vezes eu fico pensando que esse pessoal não mora no mesmo país que eu!

  • Jefferson Rodrigues

    Com esse sistema, ainda vai dar para enganar a receita para ter o imposto menor?

  • Não é a primeira vez que escuto alguma noticia de integrar e melhorar esse pífio sistema. Além da regra dos 50 dólares nem sempre ser respeitada, tenho meus receios quanto a esse “automático”

  • Alexandre Salau

    Que maravilha agora vou receber as encomendas em 110 dias em vez de 120. é tudo o que eu tinha pedido mesmo.

    • Hemerson Silva

      Não leva 120 dias. Minhas compras demoram no máximo 25 dias pra chegar.

      • Alexandre Salau

        Lá pra 2010-2012 demorava 25-30 dias normalmente, mas veio piorando e no ultimo ano nada chega antes de 60 dias sendo 90 normal e não fico surpreso quando passa de 120, alguma encomendas chegaram a demorar 180 dias e foram ate´reenviadas pelos vendedores. Devo ter mais de 1000 compras da China nos últimos 5 ou 6 anos, a queda no desempenho dos correios é gritante.

        • Fabricio Bento Silva

          Recebi todas minhas compras em menos de 40 dias, então vê se larga de choro muleke imbecil!

  • chakll

    Somente 10 dias a menos de 120 que demora pra chegar aqui no nordeste me soa como aquele dizer popular: O que é um peido pra quem tá cagado?

  • tuneman

    Não concordo muito com uma privatização.
    Fazer isso melhoraria muito o serviço, mas estaríamos sujeitos a altas taxas e tributação de quase todos os pacotes.
    (fala sério, a maioria não é tributada por que não tem como fazer triagem de tanta coisa)

    Deveriam abrir o mercado para uma empresa concorrente trabalhar unilateralmente.
    Aí deveria ter uma opção pelo método “demorado e isento” ou “rápido e caro”.

    • Bruno Casado

      ai ai ai ai

  • Roger_CWB

    Retificando o texto, não é verdade que SOMENTE encomendas até US$ 50 são isentas de imposto, o valor correto é US$ 100 inclusive de empresas para pessoa física, mas a Receita Federal não cumpre a lei (Violação do Art. 150, §6o da CF).

    Tem vários sites que mostram o que vc deve fazer para entrar na justiça e não pagar esse imposto indevido para compras com valor total abaixo de US$ 100, eu mesmo entrei com um processo no inicio de 2016 e ganhei a causa, o saco é que demora, mas no final a Receita Federal sempre perde.

    Se eles cumprissem a lei, já agilizaria a entrega em muito mais que 10 dias, já que as mercadorias com valores abaixo de US$ 100 deveriam ser entregues diretamente na casa do comprador (e sem taxas pelo correio também, pois vc já pagou pela entrega).

    Mais informações:

    https://lhc.net.br/wiki/Taxacao_de_Compras_Internacionais_pela_Receita_Federal

    • Gnull

      Sim, concordo. Mas para fins de evitar problemas, principalmente quem não tem disposição ou recursos para brigar pela isenção, é melhor considerar o valor de USD 50.

    • Jefferson Rodrigues

      Quem é o órgão superior que administra a receita? É incrível como esse desrespeito a lei acontece e nenhum órgão acaba com isso.

  • Mago Erudito®

    Cabe lembrar que do momento da compra no site chinês até chegar em Curitiba são 5 dias e depois pode demorar 30, 40 ou até mais dias para que a encomenda chegue na agência mais próxima para a retirada.

    Quer dizer pagamos caro, com taxas e impostos, temos que ir até a agência fazer o trabalho deles. Qual o valor disso para os consumidores?

    Que me desculpem, mas a solução para os Correios é muito simples: privatizar!

    • Marco Pacheco

      Pode usar FedEx e dhl. Correio so tem monopólio de cartas e nao encomenda! !! Mas nao chore pelo preco cobrados por estas empresas.

      • Mago Erudito®

        Uso Azul Cargo, muito melhor!

      • Filipe Assis

        Eles parecem se fazer de besta quando falo sobre isso kkkkk
        Óbvio que eles vão pelos Correios por ser o mais barato, aí vem com o papo de monopólio e não sabem nem sobre o que é

    • Alex

      Sem contar os pacotes pequenos que eles esquecem em algum canto… Tem compra que não chega nunca. Uma delas já faz 139 dias que encomendei.

      • Mago Erudito®

        Esquecem nada, eles pegam para eles mesmo.

        • Alex

          É coisa praticamente sem valor, coisa de 1 dólar… Os vendedores enviam naquele envelope de menor tamanho e acabam perdidos em algum canto. Já tive vários desses que não chegaram.

    • Fabricio Bento Silva

      5 dias o caralho para de chorar viado!

      • Mago Erudito®

        Nota-se que você nunca importou nada.

        Em tempo, já lhe mandaram a merda hoje? Se não, sinta-se mandado!

        • Jefferson Rodrigues

          Você sabe qual a chance de o meu modem USB de 35 dólares ser taxado?

          • Mago Erudito®

            50%

  • Tonny Antonio Gomes

    Podem colocar 50 dólares mas vamos continuar entrar com ação de 100 dólares onde somos isentos para importar sem pagar imposto.
    veja a matéria :
    https://fdalencon.jusbrasil.com.br/noticias/365490752/usuarios-do-ebay-comemorem-firmado-teto-de-100-para-isencao-de-compras-no-exterior?ref=topic_feed

  • Pedro Silva

    O tempo de aviso e pagamento do tributo é o que menos atrapalha nesse processo. Quando vc acompanha, pelo código de rastreamento, percebe que o maior entrave é a Unidade de Tratamento de Curitiba. O objeto fica 3 meses parado naquela unidade mesmo que não seja tributado. Aquilo deve ser uma zona. Acredito que fazem propositalmente para desencorajar a compra de produtos no exterior.
    Sugiro ao repórter que faça umas 3 compras no eBay com valores inferiores a US$ 50 (somados os valores de produto e do frete – grande parte dos produtos tem frete grátis) e depois reescreva a matéria.
    Ele poderia, também, antes de reescrever, fazer uma pesquisa sobre as regras para essa modalidade de compra. Regra dos US$ 100, regra dos remetentes pessoa física /jurídica, etc. Ou seja, que faça uma matéria que realmente informe.

    • Fabricio Bento Silva

      Pau no seu cú mesmo viado de merda!

  • Pedro Silva

    O ilegítimo, obcecado por arrecadação de impostos, pretende tributar qualquer produto, de qualquer valor, enviado por qualquer remetente.

    • Fabricio Bento Silva

      Chora viado!

  • Marco A. Steinmetz

    Concordo com o Alexandre, minhas encomendas demoram em torno de 120 dias, agora as receberei em 110 dias. Tudo o que eu queria. O limite de isenção de impostos (pessoa jurídica para pessoa física) não é de US$100?

    • Fabricio Bento Silva

      Vc é um fudido mesmo pra demorar tanto assim hein kkkkkkkkkkkk, pra mim nunca passou de 40 dias!

    • Jefferson Rodrigues

      Qual a chance de um modem USB ser tributado? Ele custa 35 dólares. Eu quero comprá-lo, mas tô pensando em ser taxado.

      • Marco A. Steinmetz

        Vai muito na sorte, já fiz compra de US$9 e fui taxado, assim como fiz compra recente de US$70 e não fui taxado.

        • Jefferson Rodrigues

          É difícil solicitar uma correção?

  • To nem aí 😎🍺

    É em caso de “extravio” por parte dos correios como fica o pagamento antecipado? Com certeza será um parto para receber o dinheiro de volta.

  • Mentira: “Encomendas de pessoa física para pessoa física são isentas se não ultrapassarem US$ 50” Já fui tributado por bem menos que isso, e se você questionar não te dão nem papo, só falam que se eu não pagar, vai voltar pra Curitiba… Quanto a economizar em 10 dias, geralmente demora 60, diminuir 10 dias não é lá essas coisas…

    • Saulo Benigno

      Pessoa fisica para pessoa fisica ou compras? Se for compra é tributado.

      Ex1: Você comprou de um vendedor do AliExpress, comprou? É tributado por lei
      Ex2: Sua irmã está nos EUA/China e te envia uma encomenda, ela comprou lá e embalou, te enviou como encomenda normal. Não é tributado por lei

      • Jefferson Rodrigues

        Qual a chance de um modem USB ser tributado? Ele custa 35 dólares.

  • Rodrigo Primo

    1- etapa – automotaizar o processo de liberação
    2- etapa – controlar os limites de importação de cada comprador
    3- etapa – tributar ainda mais os consumidores com perfil parecido com importador (encomendam muita coisa por mês, por ano)

  • Henrique Seraph

    sempre compro acima de 100 :/

  • Alex

    E aquela taxa de R$ 12 que os Correios inventaram? Isso vai continuar? Não vi essa resposta em nenhuma notícia.

  • Privatiza logo essa porcaria… Empresinha horrível

  • Paulo A. F. Cunha

    Na verdade, essa noticia quis dizer: Melhoramos nossa forma de cobrar pelo imposto, alguma pessoas que não foram taxadas, agora vão automaticamente!

  • MatTa Ddor

    VAI TOMAR NO MEU DO CU RECEITA FEDERAL PAIS DE MERDA

  • Rebeca

    Isso aí não resolve muita coisa! Afinal eles continuam desrespeitando o Decreto-Lei nº 1.804/80. Eles estão somente tentando amenizar a sensação que a gente tem de estar sendo extorquido pela Receita facilitando o pagamento da extorsão por boleto ou cartão de crédito! Legal!! E ainda por cima diminuem em apenas 10 dias o prazo de entrega!!! Bom é se eles parassem de extorquir o cidadão e começassem a respeitar o Decreto-Lei nº 1.804/80!

  • Edson Mori

    A Receita Federal de Curitiba, desrespeita o Decreto-Lei 1.804/80, artigo 2., inciso II, a vários anos, tributando valores inferiores a US$ 100,00, cadê a Justiça desse país ?

  • Emanuele Proença Larréa

    Pessoal, estou precisando de um auxílio, caso possam me ajudar!
    Fui tributada por esse novo sistema, entrei no site dos correios e consegui acessar o documento aonde me informa o valor do imposto. Todavia, estou “apanhando” pra conseguir pagar isso: já tentei preencher DARF pelo banco (depois de muito suar pra conseguir um código do imposto), fala que o número de referência está errado, já tentei emitir DARF pelo site da receita e não encontro nada que seja compatível com a espécie, já fiz reclamação no site dos correios e liguei no call center deles (mas é a mesma coisa que nada – no call center encerraram a ligação no meio do atendimento), e, pela informação que recebi, a mercadoria não virá para a minha cidade, no documento consta que se eu não pagar será cobrado taxa de armazenagem e após 30 dias a mercadoria será devolvida. Alguém já conseguiu pagar o imposto pelo novo sistema?

  • Gê Faria

    Olá!
    Essa informação de até US$3000 está confirmada? Te a fonte? Pq nas agências dos Correios onde entive, todo mundo falou que vai permanecer em US$500, e acima disso continua no Imp. Fácil. Outra coisa, Quem importa como pessoa física vai poder vender sem problemas? E a última, já ouvi falar que quem importa muito como pessoa física pode sofrer a Caracterização, que é quando o a RF entende que é pra revenda, e tem que fazer todos os despachos aduaneiros. Procede?