Início » Legislação » Novo sistema da Receita vai agilizar entregas de encomendas do exterior pelos Correios

Novo sistema da Receita vai agilizar entregas de encomendas do exterior pelos Correios

Imposto de importação poderá ser pago pela internet com boleto bancário ou cartão de crédito

Paulo Higa Por

Comprar um produto no exterior e recebê-lo pelos Correios costuma ser bastante demorado, por uma série de fatores internos. Muitas vezes, a encomenda até chega rapidamente ao Brasil, mas fica retida em algum lugar (como Curitiba) por várias semanas. O lançamento de um sistema integrado entre a Receita Federal e os Correios promete agilizar esse processo.

Hoje funciona assim: depois que o produto desembarca no Brasil, passa por uma triagem na Receita Federal, que cobra (se aplicável) o imposto de importação. A encomenda é liberada para os Correios, que depois te envia um aviso informando que o bem foi tributado. Então, você precisa comparecer pessoalmente a uma agência dos Correios, pagar o imposto e retirar a mercadoria.

Mas o novo sistema vai reduzir o tempo de entrega em até dez dias. Só o processamento das mercadorias deverá ter sua duração reduzida entre cinco e seis dias, já que equipamentos da Receita Federal vão passar a selecionar automaticamente as encomendas de maior risco; e não será mais necessário preencher declarações de importação em papel para retirar mercadorias de maior valor.

Além disso, o sistema de notificação de pagamento de impostos será modernizado. Em vez de receber uma carta e ter que pagar o tributo na agência, será possível entrar no Portal do Importador dos Correios (o endereço ainda não foi divulgado) e pagar o imposto por boleto bancário ou cartão de crédito. Depois, a encomenda será entregue diretamente na sua casa.

Pelas regras, compras recebidas por pessoas físicas estão sujeitas ao imposto de importação de 60%, mais o ICMS, dependendo do estado. Encomendas de pessoa física para pessoa física são isentas se não ultrapassarem US$ 50. Ou seja, nada muda na alíquota de importação. A diferença é que agora você poderá importar mercadorias acima de US$ 3 mil diretamente pelos Correios; isso não era permitido até então.

A expectativa é que o sistema entre em plena operação ao longo dos próximos seis meses. Hoje, o desembaraço das encomendas é feito manualmente — são cerca de 200 mil volumes recebidos no Brasil por dia.

Com informações: Agência Brasil, Época.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Allborgs

REDUZIR EM 10 DIAS O QUE COSTUMA LEVAR MESES?

Vão tomar no KW correios!

Vai tomar no KW receita!

Extinção já pra estes órgãos!!!

Marco Santana

sempre compro peças de bike da alemanha e tudo cai no rio de janeiro e é muito ligeiro , arrebentando 15 dias corridos está em casa. agora quando compro no EUA cai naquela bosta de curitiba aí broxa geral

Interpretando

Equivoco, em acordo ao Decreto-Lei nº 1.804/80 qualquer produto abaixo de $ 100.00 não deve haver taxação, mesmo que de pessoa jurídica para física, em detalhe importante, como os sites mais famosos de planos internacionais, é como se fossem venda de PF para PF , já que eles apenas funcionam no estilo "ML", em que "pessoas comuns" para pessoas comuns. Em detalhe, o que pode ocorrer é que uma PF mas que seja vendedor aqui no Brasil compre vários produtos em remessas distintas para diminuir a chance do tributo, portanto existe um inciso na lei explicando que em casos assim haverá tributação. Contudo o que faz com que eles continuem a sacanear é o desconhecimento de muitos, portanto a mudança começa pelo povo, todos que são tributados em compras abaixo de cem dólares deveriam entrar com ação contra a Receita Federal, e quem sabe até mesmo uma coletiva requerendo mais punições contra este sistema.

Ana Rosa

Infelizmente eles não nos dão essa opção de pagar o imposto na retirada do objeto.

Ana Rosa

Comigo foi pior: paguei o imposto, fiquei aguardando a entrega e os Correios devolveram o objeto p/ a China.
Abri uma reclamação nos Correios e outra no MPF p/ tentar p/ menos reaver o $ do imposto.

Paulo Cantalice

Reduziu foi nada só atrasou ainda mais pois paguei essa porcaria e faz 5 dias e ainda não enviaram para minha casa!

Facebook User

https://uploads.disquscdn.c...

Pode confiar se acha que isso foi para melhorar esta completamente enganado
esta mais demorado do que nunca pode mudar o sistema porem a cultura do desleixo
sempre foi e sempre sera a mesma. pode colocar todo invoice comprovando se sua caixa for grande vai demorar por conta da receita federal que acha que tem poder de policia.
Uma droga!
Retrocesso total!
Demorou 7 dias para vir dos EUA para cá e ficou 2 meses no RFB um lixo!
O funcionario publico esquece que ele é um funcionário a serviço do publico
ja que nós trabalhamos para o setor privado para pagar seus salários e suas aposentadorias integrais .

Facebook User

Pode confiar se acha que isso foi para melhorar esta completamente enganado
esta mais demorado do que nunca pode mudar o sistema porem a cultura do desleixo
sempre foi e sempre sera a mesma. pode colocar todo invoice comprovando se sua caixa for grande vai demorar por conta da receita federal que acha que tem poder de policia.
Uma droga!
Retrocesso total!
Demorou 7 dias para vir dos EUA para cá e ficou 2 meses no RFB um lixo!
O funcionario publico esquece que ele é um funcionário a serviço do publico
ja que nós trabalhamos para o setor privado para pagar seus salários e suas aposentadorias integrais .

Gabriella Mesquita

OI, já recebeu sua encomenda ?

Alien

Para Variar os Correios mentiram. O tal sistema para pagar o imposto simplesmente não funciona, o site chegou ao RIDÍCULO de dizer que o pagamento teria sido feito com sucesso e depois ele mesmo voltar para "aguardando pagamento" no dia seguinte e sem ter feito de fato o pagamento (a operadora do cartão não acusa nenhuma tentativa de cobrança).

Aí como se faz para pagar o imposto, com o prazo para o pacote ser devolvido ainda contando? Quem fez esse sistema de cobrança dos Correios, chimpanzés?

Rodrigo Deco Gomes

Estou com o mesmo problemas fui taxado, fiz o pagamento e ate hj nao recebi a mercadoria, esta desde o dia de 12/04 em transito de Sao paulo para a cidade de Bauru..... Sera q esta vindo rastejando.......HJ esta fazendo 62 dias desde q comprei a minha mercadoria....

Antonio Ferro

Paguei mais de 300 reais de imposto de uma encomenda minha vinda do exterior desde o dia 18 de março e até hoje OS CORREIOS NÃO ENTREGARAM A MERCADORIA. Quem pensa que isso veio facilitar a vida do cidadão está redondamente enganado. Simplesmente a Receita Federal se livra da encomenda porque já recebe o dinheiro do imposto antecipadamente e os correios não entregam a mercadoria. Estou muito revoltado. Já abri reclamação no site dos correios e NÃO TIVE NENHUMA RESPOSTA!! MELHOROU APENAS PRA RECEITA QUE RECEBE O DINHEIRO ANTES.

Antonio Ferro

Paguei mais de 300 reais de imposto de uma encomenda minha vinda do exterior desde o dia 18 de março e até hoje OS CORREIOS NÃO ENTREGARAM A MERCADORIA. Quem pensa que isso veio facilitar a vida do cidadão está redondamente enganado. Simplesmente a Receita Federal se livra da encomenda porque já recebe o dinheiro do imposto antecipadamente e os correios não entregam a mercadoria. Estou muito revoltado. Já abri reclamação no site dos correios e NÃO TIVE NENHUMA RESPOSTA!! LADROES

Seraph

Nem sabia que isso já estava em Vigor. Mas pelo que vi, as pessoas só precisam pagar a Taxa quando o objeto já está na sua cidade. Eu mesmo só pagarei por BK se o objeto estiver em minha cidade

Antonio Ferro

Paguei mais de 300 reais de imposto de uma encomenda minha vinda do exterior desde o dia 18 de março e até hoje OS CORREIOS NÃO ENTREGARAM A MERCADORIA. Quem pensa que isso veio facilitar a vida do cidadão está redondamente enganado. Simplesmente a Receita Federal se livra da encomenda porque já recebe o dinheiro do imposto antecipadamente e os correios não entregam a mercadoria. Estou muito revoltado. Já abri reclamação no site dos correios e NÃO TIVE NENHUMA RESPOSTA!!

Exibir mais comentários