Início » Telecomunicações » Microsoft e Facebook terminam de construir cabo submarino de 160 terabits por segundo

Microsoft e Facebook terminam de construir cabo submarino de 160 terabits por segundo

Paulo Higa Por

A Microsoft e o Facebook terminaram de construir um cabo submarino no Oceano Atlântico para melhorar a conectividade entre os Estados Unidos e a Europa. Batizado de Marea, ele tem 6,6 mil quilômetros de comprimento e uma capacidade de impressionantes 160 terabits por segundo.

É uma velocidade tão alta que temos que fazer aquelas comparações para entender do que estamos falando. Segundo a Microsoft, 160 terabits por segundo é suficiente para fazer streaming de 70 milhões de vídeos de alta definição simultaneamente, e é 16 milhões de vezes mais rápido que as conexões de internet domésticas (isso nos Estados Unidos, onde a média é 10 Mb/s).

O Marea conecta o estado da Virgínia, na costa leste dos Estados Unidos, até a cidade de Bilbao, na Espanha, e foi construído em conjunto com a Telxius, uma empresa de infraestrutura de telecomunicações. Como ele é fisicamente separado de outros cabos submarinos que passam pelo Oceano Atlântico, as conexões deverão ser mais confiáveis.

A infraestrutura fica localizada a 17 mil pés abaixo da superfície do oceano, ou aproximadamente 5,18 km. O cabo pesa 4,65 milhões de kg, mais um número que não conseguimos compreender; é o equivalente a 34 baleias azuis. De acordo com a Microsoft, o design “aberto” do cabo permitirá que a capacidade seja expandida à medida que a demanda por tráfego crescer.

Eu só espero que minhas chamadas no Skype parem de travar.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

DiEGO CASTILHO
Caraca!
Marcos Perini
Pior que é verdade, pois uma baleia azul pesa em média 140.000 kg (ou 140 ton) x 34 = 4.760.000 kg, ou seja, 4 mil 760 toneladas. rsrs
DiEGO CASTILHO
apenas 34 baleias azuis pesam 4,6 MILHÕES DE KG? apenas 34 baleias azuis pesam 4,6 MIL TONELADAS? oloko
Fabio Ricardo Bulgaron
Olha o seu avatar cara kkkkkkkkkkkkkkkkk
Felipe Silva
Acho que é bem mais fácil esses cabos se ligarem a região sul por terra, não vejo nenhum beneficio em ligar pelo mar, a não ser que tu seja um separatista e não queira depender da tua internet internacional passando pelo resto do Brasil, mas ai a curto prazo seria mais viável sair pela Argentina ou Uruguai.
Zé das Covi
PruuH
Zé das Covi
vim por isso ...
Jonatas Barbosa
Faltou o numero em $$ gastos rs...
Wellington Gabriel de Borba
As coisas não é bem assim, esses cabos custam muito e a burocracia, principalmente ambiental para instalar um é grande. Precisa existir demanda técnica para que uma região se conecte diretamente aos links internacionais. Além disso, até SP e o RJ se conectam com Fortaleza.
Fred
Ainda sim podem fazer mais um, ou então pelo menos um conectando a região sul ao resto do país, pois se não me engano essas fibras param tudo em Fortaleza e Santos.
Adriano
“4,65 milhões de kg, mais um número que não conseguimos entender...” Acho que você chamou seus leitores de burros.
Sckillfer
160 Tb* (terabit)
Cássio Amaral
Desde que diminua o meu ping no CS:GO em servidores estrangeiros, por mim de boa.
Cássio Amaral
auahuahuuahaaa
Ligeiro
Noob é noob, carvaçho
Mr. President
um cabo pica a 80 tbits e um cabo popular a 80 bits, quem vai baixar o cs 1,6 primeiro?
Pablo HP
Ah bom, faz mais sentido.
Wellington Gabriel de Borba
Foi projeto da presidenta, ganhou mais força após o escândalo do grampeamento dos emails brasileiros. Mas o governo queria que o cabo tivesse mais de 50% do capital investido vindo de empresas brasileiras, no caso um consórcio Telebras e Oi. A Telebras é deficitária, fecha todo trimestre no negativo, embora até a última vez ela vinha reduzindo o prejuízo em um contexto que o governo, também no vermelho tem que colocar dinheiro no caixa dela toda vez. Já a Oi, dispensa descrições a respeito de sua atual situação financeira.
Wellington Gabriel de Borba
O Brasil ganhou pelo menos 3, sendo o SEABRAS 1 inaugurado mês passado.
Wellington Gabriel de Borba
Verdade, a o Brasil inclusive vai ganhar nos próximos anos link direto com Angola e com a África do Sul. Mas ainda dependemos de conexões diretas com a Europa e um direto com a Ásia via Pacífico.
Wellington Gabriel de Borba
São vários filamentos piscando simultaneamente.
Wellington Gabriel de Borba
Além de não ter nenhum que sozinho chega a 160 TBps, a distância é de no mínimo 36000 km para o sinal subir e 36000 km para o sinal descer, ou seja 72 000 km enquanto o cabo submarino em questão tem só 6 600 km. Lógico, mais rápido.
Wellington Gabriel de Borba
Ainda não entendi, só consigo entender em casas populares ou ambulâncias 0 km.
HelbinK
ué, mas e os satélites? #SearchFlatEarth
Fred
Podem fazer mais um... hehehe
Joaomanoel
Google já fez, não?
Pablo HP
160 TB - 0.0 - Ô loco meu! considerando que os dados são binários entre 0 e 1, onde 0 a luz não pisca e 1 a luz pisca, imagina quantas vezes esta porra pisca em 1 segundo. Putz.
jonathan silva
Se eu conseguir baixar uma memória ram de 8gb já tá bom demais.
ffcalan
Ué, não queriam fazer um cabo Brasil>Europa, para fugir do olho grande americano?
Gragas
kkkkkkkkkkk já que ele é rápido devia se chamar uno mille com escada.
Marco Antonio
Marea? Vai explodir esse cabo eim.
Murilo Rafael De Mello
Esse cabo ainda tem um caminho para hubs na África, Oriente Médio e Asia, de onde eles antecipam que o próximo bilhão de usuários virão. Só queria entender exatamente o que é esse design aberto que eles falam.
TheJunior Ade
Quero o peso desses cabos em balas juquinha, dai a gente conversa
Wellington Carlos
kkkkkkkkkkkkk. Quantos apartamentos?
Matheus Alexandre
Infraestrutura do caralh*
Baidu feat MC Brinquedo
Mais internet pra você ficar no feice e no zapi zapi.
Cidopina
3.459,85
Fred
Agora que terminaram esse entre os EUA e Europa, já podem começar o cabo entre EUA e Brasil...
Helmut
Não entendi, quantos Gol 1.0 dá pra baixar por segundo?