Início » Telecomunicações » Microsoft e Facebook terminam de construir cabo submarino de 160 terabits por segundo

Microsoft e Facebook terminam de construir cabo submarino de 160 terabits por segundo

Por
2 anos atrás

A Microsoft e o Facebook terminaram de construir um cabo submarino no Oceano Atlântico para melhorar a conectividade entre os Estados Unidos e a Europa. Batizado de Marea, ele tem 6,6 mil quilômetros de comprimento e uma capacidade de impressionantes 160 terabits por segundo.

É uma velocidade tão alta que temos que fazer aquelas comparações para entender do que estamos falando. Segundo a Microsoft, 160 terabits por segundo é suficiente para fazer streaming de 70 milhões de vídeos de alta definição simultaneamente, e é 16 milhões de vezes mais rápido que as conexões de internet domésticas (isso nos Estados Unidos, onde a média é 10 Mb/s).

O Marea conecta o estado da Virgínia, na costa leste dos Estados Unidos, até a cidade de Bilbao, na Espanha, e foi construído em conjunto com a Telxius, uma empresa de infraestrutura de telecomunicações. Como ele é fisicamente separado de outros cabos submarinos que passam pelo Oceano Atlântico, as conexões deverão ser mais confiáveis.

A infraestrutura fica localizada a 17 mil pés abaixo da superfície do oceano, ou aproximadamente 5,18 km. O cabo pesa 4,65 milhões de kg, mais um número que não conseguimos compreender; é o equivalente a 34 baleias azuis. De acordo com a Microsoft, o design “aberto” do cabo permitirá que a capacidade seja expandida à medida que a demanda por tráfego crescer.

Eu só espero que minhas chamadas no Skype parem de travar.