A Microsoft e o Facebook terminaram de construir um cabo submarino no Oceano Atlântico para melhorar a conectividade entre os Estados Unidos e a Europa. Batizado de Marea, ele tem 6,6 mil quilômetros de comprimento e uma capacidade de impressionantes 160 terabits por segundo.

É uma velocidade tão alta que temos que fazer aquelas comparações para entender do que estamos falando. Segundo a Microsoft, 160 terabits por segundo é suficiente para fazer streaming de 70 milhões de vídeos de alta definição simultaneamente, e é 16 milhões de vezes mais rápido que as conexões de internet domésticas (isso nos Estados Unidos, onde a média é 10 Mb/s).

O Marea conecta o estado da Virgínia, na costa leste dos Estados Unidos, até a cidade de Bilbao, na Espanha, e foi construído em conjunto com a Telxius, uma empresa de infraestrutura de telecomunicações. Como ele é fisicamente separado de outros cabos submarinos que passam pelo Oceano Atlântico, as conexões deverão ser mais confiáveis.

A infraestrutura fica localizada a 17 mil pés abaixo da superfície do oceano, ou aproximadamente 5,18 km. O cabo pesa 4,65 milhões de kg, mais um número que não conseguimos compreender; é o equivalente a 34 baleias azuis. De acordo com a Microsoft, o design “aberto” do cabo permitirá que a capacidade seja expandida à medida que a demanda por tráfego crescer.

Eu só espero que minhas chamadas no Skype parem de travar.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

edney denis

E ain

DiEGO CASTILHO
Caraca!
Marcos Perini
Pior que é verdade, pois uma baleia azul pesa em média 140.000 kg (ou 140 ton) x 34 = 4.760.000 kg, ou seja, 4 mil 760 toneladas. rsrs
DiEGO CASTILHO
apenas 34 baleias azuis pesam 4,6 MILHÕES DE KG? apenas 34 baleias azuis pesam 4,6 MIL TONELADAS? oloko
Fabio Ricardo Bulgaron
Olha o seu avatar cara kkkkkkkkkkkkkkkkk
Felipe Silva
Acho que é bem mais fácil esses cabos se ligarem a região sul por terra, não vejo nenhum beneficio em ligar pelo mar, a não ser que tu seja um separatista e não queira depender da tua internet internacional passando pelo resto do Brasil, mas ai a curto prazo seria mais viável sair pela Argentina ou Uruguai.
Zé das Covi
PruuH
Zé das Covi
vim por isso ...
Jonatas Barbosa
Faltou o numero em $$ gastos rs...
Wellington Gabriel de Borba
As coisas não é bem assim, esses cabos custam muito e a burocracia, principalmente ambiental para instalar um é grande. Precisa existir demanda técnica para que uma região se conecte diretamente aos links internacionais. Além disso, até SP e o RJ se conectam com Fortaleza.
Fred
Ainda sim podem fazer mais um, ou então pelo menos um conectando a região sul ao resto do país, pois se não me engano essas fibras param tudo em Fortaleza e Santos.
Adriano
“4,65 milhões de kg, mais um número que não conseguimos entender...” Acho que você chamou seus leitores de burros.
@Sckillfer

160 Tb* (terabit)

Sckillfer
160 Tb* (terabit)
johndoe1981

Desde que diminua o meu ping no CS:GO em servidores estrangeiros, por mim de boa.

Exibir mais comentários