O DeX é um acessório da Samsung que permite conectar seu Galaxy S8 ou Note 8 a um teclado, mouse e monitor para transformá-lo em desktop. Ele não é muito portátil, então um usuário resolveu desmontar seu MacBook Pro velho de guerra para criar um dock com tudo integrado.

A bagunça

O modder em questão é (claro) um usuário do XDA Developers, chamado Kris Henriksen. Ele pegou um MacBook Pro de 2008 e substituiu alguns componentes para permitir que um Galaxy S8 pudesse ser conectado diretamente à carcaça do notebook — com direito a um troço pendurado do lado da tela.

Para isso, Henriksen abriu a máquina, trocou a controladora do LCD para que a tela exibisse a imagem do Galaxy S8; removeu alguns componentes desnecessários para liberar espaço; e modificou o teclado integrado para que ele fosse transformado em um teclado USB, compatível com o DeX.

Além disso, ele instalou uma ventoinha adicional para evitar superaquecimento e adicionou baterias para aumentar a autonomia. O resultado é uma máquina bem funcional (a única coisa que não funciona é o trackpad, então um mouse externo ainda é necessário), que permite navegar na internet, utilizar os apps de Android e jogar com um controle Bluetooth.

Será que um dock da Samsung em formato de notebook daria certo?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fernando Lopes
Tenho um Motorola Lapdock. Ainda quero fazer algo parecido com ele com um Orange Pi.
Éder Cardoso Fernandes
como eu faria pra usar meu notebook velho da HP pra fazer isso? Vai que isso vira febre, seria interessante um dek pra outros tipos de smartphones tbm. O que voces acham?
marcos_5000
Queria fazer algo do tipo, só que com um Raspberry PI dentro da carcaça do notebook (e com notebook mais simples porque eu não tenho um Mac :P )
Vayne Solidor
"Deksitópí"... "Quatro Xárédi"..."Fáci Bóqui"... "Preisteichu"... por ai vai...
C. Herrera
Sei disso, amigo, mas, relendo, reconheço que me expressei mal. Deveria ter mantido "água oxigenada" (pela simplicidade) e mais algumas substâncias.
Júnior Krebs
Amigo, peróxido de hidrogênio é água oxigenada.
Helmut
Chama DeX? Sério? Eu preciso mostrar isso para um tio meu que sempre falou "DEKSTOP".
Fred
Tenho acompanhado isso desde o lançamento do crowfunding. Acho a ideia bem legal. Espero um dia poder ter um e testar
Marcos Paulo
Lembrou bastante o Superbook by Sentio https://www.sentio.com/
Christie Rocha

Uau!!! Entre para nosso grupo :)
https://www.facebook.com/gr...

C. Herrera
Hehehe, você tem razão, ficou novo, mas, na verdade usei uma solução que, entre outras coisas, continha peróxido de hidrogênio. O problema mesmo foi pôr a eletrônica para funcionar ;)
Diogo
Caramba, ficou praticamente novo, parabéns. Deve ter usado bastante água oxigenada nele, pra ficar branco assim, hehehe.
C. Herrera
Boa ideia e a máquina passou a ter utilidade novamente, em vez de ficar empoeirando em um canto qualquer. Isso me lembrou de quando eu restaurei o velho Unitron APII 64K do papai (esse ai da foto, no dia em que finalmente voltou à vida), um clone brasileiro do Apple II, e de como foi difícil (e caro) restaurar/localizar/adaptar certos componentes. Nos churrascos, ele e os amigos dele ainda gostam de jogar um tal de "Karateka" :) https://uploads.disquscdn.com/images/ade2de554afd62be6bb385a3a47bb33ce187a2e47d1eaebd3faeaf324fa3b43b.jpg
Ronaldo Rodrigues
Interessante como essa experiência torna ainda mais nítida a evolução de desempenho dos smartphones hoje em dia!
Jonatas Barbosa
Combinação legal rsrs
Exibir mais comentários