Início » Negócios » Delta vai oferecer WhatsApp grátis em voos

Delta vai oferecer WhatsApp grátis em voos

Facebook Messenger e iMessage também estão inclusos

Paulo Higa Por

Não é novidade que Wi-Fi dentro do avião é caro demais, mas a companhia aérea Delta resolveu dar uma ajuda para quem precisa se comunicar a 30 mil pés de altitude: a partir de 1º de outubro, será possível enviar e receber mensagens de texto sem custo adicional em aeronaves da empresa.

Mais especificamente, a Delta vai liberar a utilização de WhatsApp, Facebook Messenger e iMessage dentro de todas as aeronaves equipadas com a internet por satélite da Gogo, incluindo aquelas com duas ou mais cabines.

O recurso é meio limitado: você poderá enviar e receber mensagens de texto, mas não fotos ou vídeos. Além disso, apenas esses aplicativos serão contemplados; o Telegram e o Slack, por exemplo, ficaram de fora. De qualquer forma, já serve para avisar a um familiar que seu voo vai chegar antes ou depois do horário previsto, por exemplo.

Segundo a Delta, a companhia aérea tem a maior frota de aeronaves equipadas com a tecnologia de Wi-Fi 2Ku da Gogo, que permite velocidades de até 15 Mb/s por pessoa para streaming de vídeo. O serviço já está disponível em mais de 200 aeronaves; a previsão é disponibilizá-lo em mais de 600 aeronaves de voos domésticos e internacionais nos próximos dois anos.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bruno Correia
Na verdade não, como falei antes, existe uma padronização documentada, o argumento não é o meu, o argumento é o da documentação técnica, que é a correta de ser seguida, se ele não fala em MBps, não tem o porque de alguém usar.
Porto Velho

Aí vão ter prejuízos. A Gol (que possui WiFi a bordo) cobra pelo serviço de bordo.

Emanuel Schott
Aí vão ter prejuízos. A Gol (que possui WiFi a bordo) cobra pelo serviço de bordo.
Bruno Correia
Por isso o comum é usar mbps para o bit rate e MB/s quando se fala em data rate em megabytes, justamente minimizar essas confusões.
jacob
Tem razão, mas de acordo com seu argumento, nada impede alguém de usar MBps, o que também gera confusão. Fora que o uso de "ps" eu já acho errado por si só porque significa "picossegundo", mas se os caras escreveram, quem sou eu pra discordar né.
Bruno Correia
Sim, que isso está na publicação de origem eu citei desde do começo, e?
Bruno Correia
O SI indica grandezas físicas e multiplicadores (kilo, mega, etc) bits e bytes não são grandezas físicas, por isso quem rege isso a um nível internacional é o IEC (lembrando que a americana é a IEEE) e o SI replica o que essa diz, e na publicação 60027-2 (você consegue ler ela na books.google) ela é bem clara ao definir que as unidades de grandeza usada para o BIT rate são o bit/s ou o bps, olha lá dentro da definição de bit rate "The Bit rate is quantified using the bits per second (bits/s ou bps) unit, often in conjuntcion with an SI prefix such as kilo- (kbit/s kbps), mega- (Mbit/s or Mbps)..." Então a notação Mb/s para indicar mega bits por segundo é uma conotação técnica errada e ponto! Duvidas? Link abaixo " https://books.google.com.br/books?id=6ttsm9tJXFkC&pg=PT19&lpg=PT19&dq=IEC+60027-2+bps&source=bl&ots=D9Oa2xBtHA&sig=3omW8IBKYMEJ1pdf24RrtGJ7cEQ&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjxmuHT5MrWAhVSl5AKHarsDKsQ6AEIPjAD#v=onepage&q=IEC%2060027-2%20bps&f=false
jacob
De acordo com o SI, o certo é Mb/s. Mbps é moda de americano que nunca respeita convenção alguma. A diferenciação entre bit e byte se faz pela letra ser maiúscula ou minúscula. Perceba que a diferenciação entre maiúscula e minúscula afeta também outras unidades que podem significar coisas totalmente diferentes, exemplo: 10 Nm (newton-metro, unidade de torque) ou 10 nm (nanômetro, unidade de comprimento), então essa desculpa de "leigo" ou qualquer coisa não cola.
Heri

Dar pra mandar um ultimo Zap tbm antes da queda 🙊

Sonia Caixão
Dar pra mandar um ultimo Zap tbm antes da queda ?
Bruno Correia
Abiguinho, desde quando um leigo vai saber que o b minúsculo indica bits e o B maiusculo indica bytes? usar mb/s vai confundir e pronto! Sem falar na normatização técnica, é só catar textos acadêmicos, de fabricantes ou até mesmo ma IEEE ou IEC, o termo usado é mbps para bits por segundo e MB/s para mega bytes por segundo, o resto é invenção.
Matheus Sartoretto
"Today, Delta’s 2Ku equipped aircraft provides streaming video quality performance with >>15 Mbps<< to the seat.". http://news.delta.com/delta-continues-wi-fi-experience-upgrade-100th-2ku-install
Matheus Sartoretto
Vamos lá... "que permite velocidades de até >>15 Mb/s<>15mbps<>Mb/s<< complica.". No tecnoblog está escrito 15 Mb/s, na fonte 15 Mbps. Como escrevi anteriormente, Mbps, Mb/s, Mbit/s ou Mbit/seg, é tudo a mesma coisa. Tu que meteu um MB/s na história.
Bruno Correia
É, só que não, MB/s indica uma velocidade na casa dos Mega BYTES por segundo, enquanto mbps é usado para velocidade de banda na casa dos mega BITs por segundo, é uma diferença muito grande de banda, portanto faz sim, uma diferença absurda e não, não é tudo a mesma coisa. Tudo bem que foi usado o b em minúsculo, mas mesmo assim, pode causar confusão.
Matheus Sartoretto
Mbps, Mb/s, Mbit/s ou Mbit/seg, é tudo a mesma coisa
Exibir mais comentários