Se render ao domínio do Chrome não é uma opção para a Mozilla. Determinada a manter a relevância do Firefox, a organização vem trabalhando em um projeto de renovação do navegador chamado Quantum. Os resultados desses esforços podem ser conferidos na recém-liberada versão beta do Firefox 57.

Firefox Quantum

A Mozilla destaca que o Firefox Quantum é fortemente focado no desempenho. Sim, é comum toda atualização bater nessa tecla, mas as diferenças de velocidade são realmente perceptíveis aqui: quem usa o Firefox todos os dias provavelmente vai perceber que a nova versão abre mais rápido e é mais ágil na renderização de páginas, mesmo as mais pesadas.

O ganho de desempenho se deve principalmente a um novo motor de renderização de CSS desenvolvido com base na linguagem Rust. Além disso, o navegador foi preparado desde o início para consumir menos memória RAM — até 30% a menos que o Chrome — e trabalhar com os múltiplos núcleos do processador. Com isso, a carga de processamento é distribuída de modo mais eficiente.

Eis o efeito: o Quantum conseguiu ser até duas vezes mais rápido que o Firefox 52 (lançado no ano passado) nos testes feitos pela Mozilla com o Speedometer 2.0. Na comparação realizada com o Chrome, o novo Firefox pôde vencer a maioria dos testes conduzidos pela organização, como mostra o vídeo abaixo.

O visual também mudou. O Firefox 57 beta traz a nova interface Photon, que prioriza um design mais limpo, linhas retas em detrimento de cantos arredondados, ícones com contraste forte, menus reformulados, animações mais suaves e alguns recursos de personalização, como a possibilidade de unificar rapidamente a barra de endereços com a de busca.

Firefox Quantum

Como esta é uma versão não finalizada, alguns problemas podem surgir com relativa facilidade, como “crashes”. Mas, no geral, dá para notar que o Firefox Quantum está em fase avançada de desenvolvimento. De fato, o estágio atual é apenas de correção de bugs e refinamento. A Mozilla pretende lançar a versão final do Firefox 57 em 14 de novembro.

Tenocast 070 — É o fim da guerra dos browsers?

Em um passado muito distante (pelo menos em anos de internet), um dos passatempos preferidos dos aficionados por tecnologia era testar vários navegadores diferentes. Assim, metade dos tópicos em fóruns de tecnologia eram de usuários enaltecendo os novos recursos do seu navegador predileto.

Mas, de acordo com Andreas Gal (ex-CTO da Mozilla), esses tempos ficaram para trás. O Chrome não só venceu, como é bem possível que todos os seus concorrentes estejam mortos em dois ou três anos (menos o Safari). Será? Discutimos o assunto no Tecnocast 070. Dá o play e vem com a gente!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Artur Campos
Depois dessa nova atualização o firefox ficou um LIXXOOO... sempre demora para abrir, se ficar alguns minutos em inatividade trava novamente. A versão anterior estava bem melhor :-(
Carlos Chaves
Alguém sabe como deixar as abas arredondadas neste novo Firefox? Grato berodriguess(arro ba)yahoo.com.br
Carlos Chaves
As abas são retas nas bordas. Alguém sabe como deixar as bordas arredondadas deste novo Firefox Quantum versão 57? Grato [email protected]
paulo yan
Exatamente
Krosna Terrestre
eu estava usando o Edge até descobrir que não é possivel pesquisar por palavras/sites no histórico de navegação. um tremendo dealbreaker.
Isaias Freitas
Nao gosto disso, as vezes nao lembro o end. do site, ai nao tem aquela setinha do historico... q raiva q da... nem uso ele. Igual os downloads que nao da opçao de salvar ou abrir... ai vai ficando um monte de lixo na pasta downloads...
Isaias Freitas
To gostando, ficou mais bonito pelo menos... e te umas coisinhas novas...
Paul
Tá parecido com o Edge...
João Munhoz
ele parece ser muito bom mas no meu pc o desempenho não é legal
Programador Front-End
Boua, ainda bem que estão desenvolvendo. Pode demorar pra lançar desde que seja bem feito
Pedro Ricardo C A Garcia
Isso não acontece comigo ele sempre tenta o host primeiro.
Tiago Faustino
Sempre usei o Firefox. Mas de 1 ano e pouco pra cá tenho usado o Chrome. Migrei todas as extensões, senhas, etc etc... Agora pra voltar tem que ser por um motivo muito grande. Vai ser difícil.
Zanac_Compile
Firefox é NETSCAPE na veia ! O FF pra mim é o melhor navegador e ainda tem esse apelo saudosista :) Não fica amarrado no Google monitorando tudo que faço, tem um ótimo sincronismo dos "Favoritos", tem versão para tudo que é plataforma desktop e móvel, tem extensões para tudo que é coisa, inclusive baixar vídeos do Youtube, tem um bom gerenciador de senhas e complementa com a extensão para o 1Password.
Ayslan Dielf
Curtir o Vivaldi, só não tornei meu browser padrao pq ele não tem compartilhamento de senhas, favoritos e etc entre dispositivos. Se eu uso no trabalho, não recupero nada em casa e/ou no celular. Por isso que até hoje estou com o firefox, apesar dele esta consumido quase 2gb no meu note de casa... -.-
Marcelo Costa
Eu realmente sou entusiasta do Firefox, mas aqui para mim sempre o Chrome foi mais rápido, baixei e instalei essa nova versão e fiz o teste de abertura de sites e infelizmente o Chrome abriu mais rápido todos os sites que eu testei, uma pena.
Exibir mais comentários