Início » Celular » Nokia 3310 (2017) ganha 3G e mais memória interna

Nokia 3310 (2017) ganha 3G e mais memória interna

Emerson Alecrim Por

Ele não tem recursos avançados e, para o que oferece, é considerado caro. Mas o novo Nokia 3310 conseguiu atrair as atenções graças ao seu poder nostálgico. O modelo vai até ganhar uma atualização: a HMD (companhia responsável pela fabricação) anunciou, nesta quinta-feira (28), uma versão do Nokia 3310 com 3G, mais espaço para dados e nova opção de cor.

Nokia 3310 3G

O aparelho sai de fábrica com aplicativos para Twitter, Facebook e navegação web (Opera), por exemplo. Mas a tela com 2,4 polegadas e resolução de 320×240 pixels não é o item que mais atrapalha o uso desses apps. O dispositivo só suporta redes 2G. É aí que está a principal limitação.

Esse problema foi corrigido com o acréscimo de conectividade 3G na versão atualizada. Mas, como esse tipo de rede implica em mais consumo de energia, a bateria do novo Nokia 3310, de 1.200 mAh, teve a sua autonomia reduzida de 22 horas em conversação para 6,5 horas.

Também há um pouco mais de armazenamento interno: 64 MB (contra 16 MB da versão anterior) que podem ser expandidos com microSD de até 32 GB. Houve ainda mudanças nas dimensões, mas discretas: a HMD afirma que o Nokia 3310 3G é um pouco maior para ajudar na ergonomia — agora há mais espaço entre as teclas.

Nos traços de design, praticamente não há novidades. Talvez o único detalhe digno de nota na parte visual é a disponibilidade de uma versão com corpo azul claro que entra no lugar da opção cinza.

Seria muito interessante (e útil) se a HMD aproveitasse o espaço adicional de armazenamento e o suporte a redes 3G para incluir uma versão simplificada do WhatsApp no Nokia 3310. Mas, com relação ao software, houve uma renovação da interface, basicamente. O resto pouco ou nada muda (sim, o jogo da cobrinha ainda está lá). Não há nenhum sinal de que a compatibilidade com o serviço de mensagens chegará em breve.

A atualização é bem-vinda, mas tem um custo: o Nokia 3310 3G é € 20 mais caro que a versão só com 2G, ou seja, sai por € 69. A edição atualizada será lançada inicialmente na Austrália em outubro (suporte a 3G é necessário no país), mas também deverá ser disponibilizada em outros países, inclusive nos Estados Unidos (também não dá para usar só 2G por lá). Sobre o Brasil, porém, não há informação.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Richardson Dos Santos Neves
A grande sacada da nostalgia é manter certos elementos próximos do que era antes. Mataram a duração da bateria por conta do 3G, que de certa maneira se faz necessário, mas já começa a desvirtuar o objetivo de dumbphone.
Matheus Alexandre
Sim, realmente seria um sofrimento escrever com esse tipo de teclado. Mas tipo, daria pra mandar áudio, fazer ligações - o que é bem mais em conta que ter que contratar um plano de ligação e ficar restrito a uma operadora.
Fagner Ribeiro
Ok. Mas eu já vivi essa época e sei o quanto é ruim digitar textos em teclado non-querty. Mesmo com o auxilio do lendário T9 (quem se lembra dele?!) ainda assim e terrível.
Sckillfer
Não tem WhatsApp pq o WhatsApp não quer mais ter o trabalho de suportar plataformas menores, mas também não quer disponibilizar uma API pra terceiros. Todos os S30/S40/Asha vinham com WhatsApp, antes dele encerrar o suporte.
Programador Front-End
o nome disso é SABEDORIA
ditom
Redução de 70% na autonomia!!?? Só por causa do 3G???
George Schildth
Pela simplicidade e preço do aparelho, se tivessem colocado também o WhatsApp, faria um grande sucesso.
Doug
Minha mãe, por exemplo, até hoje usa um desses e não quer nem saber de WhatsApp e cia. A admiro ainda mais por isso ?
Mago Erudito®
Um celular basicão com zap-zap e facebook lite já atenderia 95% dos consumidores brasileiros.
Mago Erudito®
eBay?
Sonia Caixão
Queria tanto esse celular, alguém sabe um site que eu possa importar?
Lucas Santos
Eu gosto de ter um celular simples como esse pra ligação, mas bem mais barato que esse, claro.
Alexandre Copi
Se tivesse o ZAPZAP e fosse possível utilizar ele como modem eu definitivamente compraria.
Alexandre Copi
não da pra comprar pela amazon?
Samael Vinícius
Gostei do design e dos upgrades *-* seria ótimo se ele tivesse mais memoria interna, recursos avançados e bateria tbm
Exibir mais comentários