A Mozilla continua na ofensiva para conquistar o espaço perdido para o Chrome. O Firefox 56 ganhou um recurso para fazer capturas de tela e compartilhá-las facilmente; e também para enviar abas entre PC e smartphone.

Você acessa o Firefox Screenshots, atualmente em beta, clicando no botão ao lado da barra de endereços. Então, há duas alternativas: ou você passa o mouse pelos elementos da página e clica em um deles para selecionar; ou clica e arrasta para escolher exatamente a área que quiser.

Eu notei que a opção de clicar e arrastar não funciona direito se você tiver a extensão NoScript; espero que isso seja resolvido até o Firefox Screenshots sair do beta.

É possível salvar a imagem no seu computador, ou enviá-la para screenshots.firefox.com; neste caso, o endereço é copiado automaticamente para a área de transferência, e você pode colar onde quiser.

Esses links expiram por padrão em 14 dias, mas você pode mudar isso: o prazo vai de "10 minutos" até "indefinidamente".

O Firefox Screenshots saiu de um programa chamado Test Pilot, que permite aos usuários testar novos recursos que a Mozilla prepara no navegador. Para conferir os experimentos atuais, visite testpilot.firefox.com.

O Firefox 56 também permite enviar links do PC para o smartphone: você clica com o botão direito na aba e seleciona "Enviar aba para dispositivo". Também é possível fazer isso no sentido inverso: abra o menu do Firefox para iPhone ou Android, toque no ícone de avião e escolha o dispositivo.

O Firefox Sync precisa estar ativado para isso funcionar. A Mozilla nota que os links são criptografados de ponta a ponta, ou seja, ela não tem como saber o que você enviou.

Além disso, o navegador ganhou preenchimento automático de formulários, guardando dados pessoais como nome e endereço. Isso está sendo liberado de maneira gradual, começando nos EUA e no desktop.

A Mozilla avisa que este é mais um passo rumo ao Firefox Quantum, que promete o dobro de desempenho e traz um visual renovado. Ele será lançado em 14 de novembro.

Com informações: Mozilla.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Antonio Araújo
Firefox tem muita ferramentas uteis. Vou citar um aqui já to usando agora mesmo: modelo leitura para fim de impressão, ele prepara a pagina retirando elementos inúteis e é extremamente preciso, ainda tem como configurar a escala das letras, fonte, tamanho. Perfeito para quem imprime muito tem uma impressora a tanque que não usa cartucho.
A.Martins
O único recuso que ainda me prende ao Chrome é o excelente tradutor nativo. Nunca me acostumei com as extensões em outros navegadores.
Plugar Brasil (Oficial)
Disse tudo!
John Smith
Você mesmo respondeu sua pergunta anterior. "Pra que colocar isso como recurso nativo?" Justamente porque uma extensão não nativa representa "possíveis brechas de segurança oriundas de um módulo que não é vital ao funcionamento do navegador". Pra mim que usa o recurso é muito bom, mas concordo que deveria ser pelo menos opcional. Uma espécie de "extensão certificada"; poderiam criar uma tela de introdução no Firefox oferecendo incrementar recursos ao baixar extensões criadas pela própria Mozilla e que se integram melhor ao navegador. Teríamos aí a opção de instalar ou não o Pocket, Hello...
John Smith
O recurso de screenshot é muito interessante e será uma extensão a menos para instalar, mas se não permitir a captura da página inteira vai ser bem inútil para mim.
Seraph

amei

Henrique Seraph
amei
Daniel Lopes
https://testpilot.firefox.com/experiments/min-vid
Felipe Silva
Poderiam implementar uma função simples para desativar essas funções extras nativas, isso não seria muito complexo, e resolveria o problema de quem quer um navegador sem penduricalhos.
ばか

Tem sim, mas não a captura da pagina toda, eu estava pensando nisso mas só tem no Firefox Beta.
Erro meu.

Wololo ?
Tem sim, mas não a captura da pagina toda, eu estava pensando nisso mas só tem no Firefox Beta. Erro meu.
Seraph

o edge tem a função de captura, não? ao menos da última vez que usei tinha

Molinex
Essas Fotinhos devem estar na moda... Firefox tem, a ultima versão do Opera também...
Henrique Seraph
o edge tem a função de captura, não? ao menos da última vez que usei tinha
ばか

Desde quando o Edge faz isso?

Exibir mais comentários