A tecnologia de reconhecimento facial ganhou destaque nas últimas semanas por causa do Face ID no iPhone X, mas outras empresas vêm usando isso há muitos anos. O Facebook, por exemplo, detecta rostos nas fotos para sugerir marcações.

Desta vez, a rede social está testando o reconhecimento facial para outra finalidade: devolver acesso à sua conta. Se você esquecer a senha, o app oficial pede para tirar uma foto do seu rosto.

Foto por Oliver Graumnitz/Pixabay

O Facebook confirma isso ao TechCrunch: “estamos testando um novo recurso para pessoas que desejam uma verificação rápida e fácil durante o processo de recuperação da conta”. O reconhecimento é opcional, e está disponível apenas em dispositivos que você já usou para fazer login.

Isso pode ser útil caso você não possa receber o SMS para autenticação de dois fatores, ou caso perca acesso à sua conta de e-mail. Matt Navarra, do The Next Web, publicou uma imagem do teste no app para Android:

O recurso deve ser distribuído para mais pessoas caso se prove confiável para os usuários, e caso não seja enganado por hackers.

O Facebook tem outras formas de restaurar acesso à conta: ele pede para identificar seus amigos em fotos, por exemplo; e permite até escolher “contatos confiáveis” para receberem um código que desbloqueia o acesso.

Com informações: TechCrunch, Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luis Fernando Lins
Se a pessoa apertar o botão lateral e o de volume por alguns segundos no iPhone X, o face id será bloqueado e o celular só poderá ser desbloqueado com senha. É pra previnir justamente usos assim.
Seraph

FBI já usa essa tecnologia de identificação facial

Henrique Seraph
FBI já usa essa tecnologia de identificação facial
Arthur Soares
Achei válido, mas não para autenticar em um celular. Talvez para reconhecimento de pessoas na rua (procurar criminosos por exemplo) seria muito bom. uma tecnologia muito interessante sendo usada muito futilmente. Agora imagina aqueles casos do FBI que não passam a senha do telefone, é só apontar o telefone pro indivíduo e pronto, resolvido todos os problemas.
Diogo
Rapaz, pra autenticação eu não ponho muita fé, mas se for pra recuperar senha (e isso se for de maneira confiável, claro, não permitindo fotos ou nada do tipo), eu até acho válido.
Seraph

face ID é uma das tecnologias atuais que eu acho mais descartáveis, mas né..

Henrique Seraph
face ID é uma das tecnologias atuais que eu acho mais descartáveis, mas né..