Foto por Oliver Graumnitz/Pixabay

A tecnologia de reconhecimento facial ganhou destaque nas últimas semanas por causa do Face ID no iPhone X, mas outras empresas vêm usando isso há muitos anos. O Facebook, por exemplo, detecta rostos nas fotos para sugerir marcações.

Desta vez, a rede social está testando o reconhecimento facial para outra finalidade: devolver acesso à sua conta. Se você esquecer a senha, o app oficial pede para tirar uma foto do seu rosto.

O Facebook confirma isso ao TechCrunch: “estamos testando um novo recurso para pessoas que desejam uma verificação rápida e fácil durante o processo de recuperação da conta”. O reconhecimento é opcional, e está disponível apenas em dispositivos que você já usou para fazer login.

Isso pode ser útil caso você não possa receber o SMS para autenticação de dois fatores, ou caso perca acesso à sua conta de e-mail. Matt Navarra, do The Next Web, publicou uma imagem do teste no app para Android:

NEW! Facebook working on a facial recognition feature to help secure your account

h/t Devesh Logendran pic.twitter.com/demol4dKj1

— Matt Navarra (I quit X. Follow me on Threads) (@MattNavarra) September 29, 2017

O recurso deve ser distribuído para mais pessoas caso se prove confiável para os usuários, e caso não seja enganado por hackers.

O Facebook tem outras formas de restaurar acesso à conta: ele pede para identificar seus amigos em fotos, por exemplo; e permite até escolher “contatos confiáveis” para receberem um código que desbloqueia o acesso.

Com informações: TechCrunch, Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados