Início » Antivírus e Segurança » Facebook testa reconhecimento facial para devolver acesso a usuários bloqueados

Facebook testa reconhecimento facial para devolver acesso a usuários bloqueados

Felipe Ventura Por
2 anos atrás

A tecnologia de reconhecimento facial ganhou destaque nas últimas semanas por causa do Face ID no iPhone X, mas outras empresas vêm usando isso há muitos anos. O Facebook, por exemplo, detecta rostos nas fotos para sugerir marcações.

Desta vez, a rede social está testando o reconhecimento facial para outra finalidade: devolver acesso à sua conta. Se você esquecer a senha, o app oficial pede para tirar uma foto do seu rosto.

Foto por Oliver Graumnitz/Pixabay

O Facebook confirma isso ao TechCrunch: "estamos testando um novo recurso para pessoas que desejam uma verificação rápida e fácil durante o processo de recuperação da conta". O reconhecimento é opcional, e está disponível apenas em dispositivos que você já usou para fazer login.

Isso pode ser útil caso você não possa receber o SMS para autenticação de dois fatores, ou caso perca acesso à sua conta de e-mail. Matt Navarra, do The Next Web, publicou uma imagem do teste no app para Android:

O recurso deve ser distribuído para mais pessoas caso se prove confiável para os usuários, e caso não seja enganado por hackers.

O Facebook tem outras formas de restaurar acesso à conta: ele pede para identificar seus amigos em fotos, por exemplo; e permite até escolher "contatos confiáveis" para receberem um código que desbloqueia o acesso.

Com informações: TechCrunch, Engadget.