Início » Internet » Microsoft encerra streaming do Groove Música e migra usuários para Spotify

Microsoft encerra streaming do Groove Música e migra usuários para Spotify

Felipe Ventura Por

O mercado de streaming de música anda bastante concorrido: temos o Spotify, Deezer, Apple Music, Google Play Música, entre outros. A Microsoft tentou desafiá-los, mas não conseguiu.

O Groove Music Pass será encerrado no mundo inteiro em 31 de dezembro de 2017. Além disso, não será mais possível comprar músicas e álbuns na Loja do Windows.

Se você não é cliente (as chances são grandes!), não é mais possível aderir ao serviço; ele custava R$ 14,90/mês ou R$ 149/ano, e só aceitava cartão de crédito.

Se você é cliente, boa notícia: suas músicas e playlists poderão ser migradas para o Spotify até 31 de janeiro de 2018. O app do Groove Música será atualizado com esse recurso na semana que vem.

Usuários do programa Insider terão acesso antecipado esta semana, e a ferramenta de migração é assim:

Caso você tenha assinado o plano anual do Groove Music Pass, a Microsoft fará o reembolso proporcional. O aplicativo Groove Música seguirá existindo, mas apenas para gerenciar músicas locais.

A Microsoft vem tentando há anos atuar no mercado de streaming de música. Primeiro tivemos o Zune Music Pass, depois o Xbox Music Pass, e então ambos foram unificados no Groove Music Pass. Ela também comprou o MixRadio com a aquisição da Nokia, mas o revendeu para a japonesa Line, que encerrou o serviço em 2016.

Com informações: TechCrunch.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

GUSTAVO SPACE
Experimente o Jamendo, para sair fora dessas empresas.
GUSTAVO SPACE
Para streaming não vou de Spotify nem de Deezer, prefiro o Jamendo. Conhecer e apoiar músicos novos sem ser cobrado.
BloucV
Acho q isso é resultado da uma empresa que passou anos e anos só focando no lucro e comprometendo a qualidade dos produtos. Isso acabou que por manchar a imagem da empresa e consequentemente quem usa os produtos dela, que era obrigado a usar porque era a única opção que tinha (no caso do Windows). Agr com o Satya Nadella a MS ta dando uma mudada, virando uma empresa + dinamica e n tão engessada e preocupada com o lucro como era na era Ballmer, o Groove infelizmente foi vitima desses anos de descaso da empresa q lançava as coisas de qualquer jeito e dps tentava corrigir as pressas
Cleiton Dantas
Ta virando uma empresa de tiozinho, não é como a Apple e a Google.
Fulano
A MS ta focada em manter o windows como uma plataforma universal futuramente e principalmente focada no azure que dá rios de dinheiro pra eles
Cobalto
Sim, "só" Windows.
A cada 6 meses sai materia nova dizendo que o mercado desktop está encolhendo.
O mercado que cresce e que as pessoas usam por oção e não por obrigação a Cortana não é nativa e sinceramente nem necessária, já que o Windows para Mobile está morto e enterrado.



Eu não sei se você reparou, mas eu a varios comentarios dizendo que o sadya tá transformando a MS em uma empresa voltada para o corporativo e largando tudo que é pro usuário final.
Adalio Siqueira
"só" no windows
Adalio Siqueira
Só espero que o Groove continue fazendo streaming das minhas músicas do onedrive.
Anakin
Esse é o problema do hype, quando você cria um serviço e mostra aos seus fãs como sendo inovador e o melhor (Microsoft mestre em fazer isso) quando é jogado no mercado ele não consegue competir. Infelizmente, parece que a MS é uma empresa atrás das concorrentes e olhando o que elas fazem pra um dia lançar um serviço similar =/ Uma pena. E se continuar assim vai perder ainda a hegemonia do Windows
Jóckisan
Acho que ela está engessada porque não conseguiu passar na frente da concorrência em várias áreas, como a mobile por exemplo. Mas hoje eles estão com um foco mais corporativo, e faz sentido encerrarem o Groove, que quase ninguém usa. Se levar em consideração o foco dela cada vez maior no corporativo, talvez esse enceramento nem deva ser considerado um fracasso, e sim um reposicionamento da empresa.
Jóckisan
Concordo. Acho que nem sempre a Microsoft foi de caráter corporativo, ela sempre tentou chegar nos usuários "comuns", mas conseguiu esse feito apenas com o Windows, Office, Hotmail e MSN (que depois ela matou precocemente). Com todo o resto que tentaram terminou não dando certo, ou dando certo apenas por um momento e depois morrendo. Eles perceberam isso e estão investindo mais no lado corporativo, que é onde estão conseguindo ter lucros mais consistentes e variados. Olhando por esse lado, o encerramento do Groove não é tão surpreendente assim e deve seguir a estratégia da Microsoft em focar mais no corporativo do que no usuário final, já que sempre tentou e nunca conseguiu.
João Silverado
Problema da Sega era o software. Construía hardware mais poderoso q dos concorrentes mas pra fazer jogos pra ele era um sacrifício. A indústria precisa de bons hardwares, mas se ñ conseguem trabalhar com ele, abandonam.
João Silverado
haha, ok
Ariadna Grande
O que eu vejo é que a Microsoft está mudando radicalmente o seu posicionamento. Acho que no futuro será mais complicado ter produtos MS para usuários finais.
johndoe1981
O problema é a diminuição da concorrência, nunca é bom para o consumidor. Mesmo que a pessoa não assine, é sempre bom ter concorrência ampla para baratear e melhorar produtos e serviços. Não digo que é o seu caso, mas tem que ser muito retardado para achar graça ou mesmo comemorar o fim de um serviço, reduzindo a já limitada concorrência. Depois que as concorrentes aumentarem os preços e estagnarem o serviço, não reclamem.Mas o que me deixou chateado mesmo é o fim de vendas de músicas na Windows Store. Não ligo para serviços de streaming, mas também lamento o seu fim.
Cássio Amaral
O problema é a diminuição da concorrência, nunca é bom para o consumidor. Mesmo que a pessoa não assine, é sempre bom ter concorrência ampla para baratear e melhorar produtos e serviços. Não digo que é o seu caso, mas tem que ser muito retardado para achar graça ou mesmo comemorar o fim de um serviço, reduzindo a já limitada concorrência. Depois que as concorrentes aumentarem os preços e melhorarem o serviço a um passo mais lento, não reclamem.

Mas o que me deixou chateado mesmo é o fim de vendas de músicas na Windows Store. Não ligo para serviços de streaming, mas também lamento o seu fim.
johndoe1981
Quase tudo na Play Music é mais caro que na Windows Store.
Cássio Amaral
Quase tudo na Play Music é mais caro que na Windows Store.
Cássio Amaral
Péssima notícia. Eu vivo comprando músicas na Windows Store, porque em geral é mais barato que na Play Store, tem álbuns que não estão disponível na loja do Google, e porque não tem DRM algum, podendo baixar as faixas quantas vezes quiser e sem complicação alguma. E eu gostava do Groove Música, acho bem mais simples que Spotify, que eu odiei em todas as vezes que tentei usar o serviço. Comprar música no câncer do iTunes também está fora de cogitação.

Podiam só encerrar o Groove Music Pass mesmo, pois não curto serviços de streaming de música. A loja do Windows já não tem nada que preste direito, e ainda vão remover a venda de músicas? Entendo que não vão manter um serviço que está dando prejuízo, mas para o usuário, é uma péssima notícia. Vou é comprar vários álbuns e baixar antes que a loja seja encerrada. Nada pior para o consumidor do que diminuição de concorrência. Pense numa notícia que estragou o meu dia :/
johndoe1981
Péssima notícia. Eu vivo comprando músicas na Windows Store, porque em geral é mais barato que na Play Store, tem álbuns que não estão disponível na loja do Google, e porque não tem DRM algum, podendo baixar as faixas quantas vezes quiser e sem complicação alguma. E eu gostava do Groove Música, acho bem mais simples que Spotify, que eu odiei em todas as vezes que tentei usar o serviço. Comprar música no câncer do iTunes também está fora de cogitação.Podiam só encerrar o Groove Music Pass mesmo, pois não curto serviços de streaming de música. A loja do Windows já não tem nada que preste direito, e ainda vão remover a venda de músicas? Entendo que não vão manter um serviço que está dando prejuízo, mas para o usuário, é uma péssima notícia. Vou é comprar vários álbuns e baixar antes que a loja seja encerrada. Nada pior para o consumidor do que diminuição de concorrência. Pense numa notícia que estragou o meu dia :/
John Smith
A pirataria sempre vai existir (sempre vai ter aquele que não vai pagar, custe o serviço $1 ou $100). Mas diminuiu bastante com esses novos serviços mais acessíveis. Não só no mercado de músicas, mas filmes, jogos...
Gabriel Arruda
Na minha cabeça, a Microsoft sempre foi uma empresa de caráter corporativo e teve suas empreitadas no mercado comum como um adicional...basicamente o inverso da posição da Apple.

Mercado corporativo é bem mais lucrativo e menos monopolizado, e a Microsoft tem seus produtos realmente bons nesse mercado. Ela acabou presente no mundo "comum" mais pela onipresença do Windows, que também se tornou padrão pela suas boas ferramentas corporativas e não por ser um produto que as pessoas gostam como iPhone.
Gragas
só não assino o apple music porque eu não consegui provar que era estudante universitário para conseguir o desconto,porque pqp aquela interface é a que mais me agrada nos serviços de streaming.
Gragas
o xbox console em si não dá muito lucro,agora a live,pelo amor de deus, é uma máquina de dinheiro impressionante,só morre se der uma de Sega e ferrar com a próxima geração de videogames,mesmo se o xbox X fracassar ela ainda continua forte por causa dos seus serviços.
Gragas
a google não fecha o play music porque ele será integrado ao praticamente finado youtube red e porque a google entrou antes no mercado itunes de vender as musicas separadas,porém seria realmente complicado apenas um player reinar.
ps:o groove não era o mais barato,o play music é o mesmo preço(e não será descontinuado pelo menos por agora).
Marcus Araújo
Desculpe, fui irônico.
Cobalto
O que tá acontecendo é que o sistema dele vai virar 100% windows com interface personalizada em breve, mas a marca e o serviço continuam. Eu tô preocupado com o que vão matar de verdade.
Cobalto
Então, a cortana se salva por causa do Azure e só.

Do jeito que o Satya é, não duvido que mate a bichinha em breve.
Só no windows que ela é relevante, android e iOS ela é um gimmick.


Eu não sei como o bing ainda existe até hoje. Ele não é a preferencia de absolutamente ninguem.
Drax
Tentaram empurrar no xbox também, por isso. Bem que foi estranho terem anunciado o app do spotfy para xbox recentemente, agora tudo fez sentido.
Gnull
Tentaram empurrar no xbox também, por isso. Bem que foi estranho terem anunciado o app do spotfy para xbox recentemente, agora tudo fez sentido.
Jambeiro
E que integre o app do celular com o jogo do mesmo jeito que integra com o programa no pc.
Jambeiro
Bom. No Forza Horizon 3 (não sei em outros jogos) é possível ouvir as playlists que o usuário tenha feito no Groove. Isso significa que vou poder ouvir minhas músicas do Spotify no jogo?
Deilan Nunes
Ainda vai dar pra ouvir as musicas salvas no onedrive?
Douglas B
A Microsoft lança umas coisas até bem feitas, como o Groove, mas não move um dedo pra enfiar na goela dos usuários. Pq usuário gosta é disso, de marketing agressivo, de levar surra de propagandas. Ela lança a Windows Store e sequer coloca um BANNER GIGANTESCO mostrando às pessoas que existe uma loja de apps, jogos e músicas. Ela espera que os usuários leigos tudo que só abrem o Chrome pra tudo descubram sozinhos isso.Falta marketing, falta ser atraente. O produto ela tem.
Douglas Baião
A Microsoft lança umas coisas até bem feitas, como o Groove, mas não move um dedo pra enfiar na goela dos usuários. Pq usuário gosta é disso, de marketing agressivo, de levar surra de propagandas.
Ela lança a Windows Store e sequer coloca um BANNER GIGANTESCO mostrando às pessoas que existe uma loja de apps, jogos e músicas. Ela espera que os usuários leigos tudo que só abrem o Chrome pra tudo descubram sozinhos isso.
Falta marketing, falta ser atraente. O produto ela tem.
Mike Cross
Bem, eu estou só levando em conta os meios legais. Desnecessário dizer que a pirataria rolaria de forma rampante como resposta.
Maycon Cruz
Bem, eu estou só levando em conta os meios legais. Desnecessário dizer que a pirataria rolaria de forma rampante como resposta.
John Smith
Acho que não chega a tanto. Acredito que a pirataria voltaria a reinar, nesse cenário.
Mike Cross
Isso porque alega-se que o Spotify esteja operando no vermelho. Se vacilar, poderemos ter um resultado muito pior do que só ter um player no mercado: não ter nenhum e voltarmos a ficar a mercê dos modelos que as gravadoras tanto querem.
Maycon Cruz
Isso porque alega-se que o Spotify esteja operando no vermelho. Se vacilar, poderemos ter um resultado muito pior do que só ter um player no mercado: não ter nenhum e voltarmos a ficar a mercê dos modelos que as gravadoras tanto querem.
Mike Cross
O Xbox parece estar numa corda bamba entre continuar como um núcleo independente e ser absorvido pelo núcleo do Windows...Tudo parece depender do humor da indústria de consoles.
Maycon Cruz
O Xbox parece estar numa corda bamba entre continuar como um núcleo independente e ser absorvido pelo núcleo do Windows...
Tudo parece depender do humor da indústria de consoles.
Paul
De um fim de semana não né? Já faz anos que eles tentam, mas é q já mudaram o nome do serviço 3 vezes.
Paul
Morreu não, tá bem vivo. Só não esperem ele no mercado consumidor tão cedo(a MS NUNCA prometeu nada). As empresas estão aderindo com força. Pessoal, outro dia vi no Zero1 que até a Globo usa isso. Fiquei surpreso...
Paul
Já era previsto, visto que, a MS não tem plataforma mobile. Qual o sentido do Groove existir quando nem os apps do msm para outros SO prestavam? Ia manter ele vivo apenas no W10 PC? Quase ninguém usa esses serviços no computador, e os que usam, já vêm do celular(ex. Spotify no iPhone e no PC). Aí complementa.
Pra mim, uma decisão correta. Não tinha marketing, não tinha diferenciais e não tinha share(consequentemente, não dava lucro).
João Silverado
Mano, onde vc esteve esses dias? Não viu notícias de investimento da Apple e Facebook em realidade aumentada, com APIs, kits, etc? Pode ñ estar bombando ainda, mas tem demanda sim e estão investindo. Não tem nada de morto
Ismael Pini Gonzales
Fora de propósito por qual motivo?!
Estamos conversando sobre serviços de streaming de áudio, o Anderson usava o Spotify gratuito e gostou de migrar para o premium. Comentei que utilizo o Deezer por fazer parte do meu pacote.
Se for para pagar prefiro comprar CDs (ou até as músicas digitais)...
Marcus Araújo
Exato, pessoal não entende o que se quer dizer, é o mesmo que falar da morte do Windows Phone e postarem um aparelho lançado por uma empresa asiática que ninguém nunca ouviu falar para justificar que não morreu.

O negócio ainda é pouco utilizado na prática, não disse a que veio pro consumidor final (que foi o direcionamento da minha fala, aliás...)
Marcus Araújo
Inovação mesmo, ninguém está investindo há anos em realidade aumentada.
João Silverado
Já esperava esse monte de gente reclamando de um serviço q ñ usam. Engraçado q quando o Google cancela as coisas, não veja essa choradeira toda por aqui.
João Silverado
Xbox vai longe, tá dando mto lucro. O q dá lucro fica.
Carlin
embora pareça ser incrível, o produto ainda não "chegou chegando" no mercado! Sem falar que é necessário mais empenho da Microsoft pra fazer com que os seus produtos "aconteçam"...
João Silverado
Morreu mesmo, olha só essa notícia (de algumas semanas só) http://codigofonte.uol.com.br/noticias/ford-usa-a-tecnologia-do-hololens-para-o-desenvolvimento-de-carros
MynahBird®™
Idem.
Leon
Morreu quando que NINGUÉM nem mesmo a Microsoft ficou sabendo?!?
MynahBird®™
Huehuehue
Marcus Araújo
E morreu
ばか
Microsoft e seus serviços de um fim de semana.
Wololo ?
Microsoft e seus serviços de um fim de semana.
Murilo Aquino
Ainda hoje encerrei minha avaliação gratuita.
ial
Fonte oficial: https://support.microsoft.com/pt-br/help/4046109/groove-music-and-spotify-faq
Juan de Souza
No princípio, se chamava "Xbox Music" e, acredite eu era assinante. Até que em 2015, com o lançamento do Apple Music, aderi ao serviço no mesmo dia de lançamento e até hoje estou muito satisfeito com o serviço da Apple.
Anderson Antonio Santos Costa
Cortana deve se salvar das falências do Satya. O Bing também. Acho que o Xbox será o próximo...
McFake
Não sei se o xbox vai muito longe hein.
McFake
???
Vc sabe o que é o Deezer?
leoleonardo85
Que venha uma atualização pra trocar o Groove pelo Spotify nas radios do Forza Horizon 3 XD
Cortana ✔
Se vai continuar reproduzindo minhas toneladas de músicas armazenadas no OneDrive, pra mim não muda nada.
Cortana ?
Se vai continuar reproduzindo minhas toneladas de músicas armazenadas no OneDrive, pra mim não muda nada.
Leon
HoloLens mandou lembranças
ochateador
Problema da microsoft é ficar mudando de nome e ferramenta o tempo todo, assim é complicado ganhar usuários.
Baio-kun
Quero(sim, quero, difícil que realmente seja o que aconteceu) acreditar que rolou algum acordo com o Spotify. Não faz sentido encerrar um serviço que já estava tão integrado ao sistema.
Muriel
Quero(sim, quero, difícil que realmente seja o que aconteceu) acreditar que rolou algum acordo com o Spotify. Não faz sentido encerrar um serviço que já estava tão integrado ao sistema.
ϺΛΠΘΣΙ ΛΠΓΘΠΥΘ
Esta notícia caiu como uma bomba pra mim. Assim como o massacre em Vegas, não tô acreditando. Tô sem chão e muito triste, chateado com a MS. Assino o Pass há muito tempo, até pq é o mais barato de todos os serviços e o único que oferece assinatura anual com desconto. Meu deus do céu, Microsoft! Mais uma vez deixando seus usuários órfãos. Tô até com medo do próximo serviço a ser encerrado ser o OneDrive. Pior é ouvir esses babacas dizer "foi tarde". Não sabem que eles como consumidor é que perde. Imagina se o Google fecha o Play Music tbm e só fica o Spotify. Vão ver o preço que vai ser, com um só player dando as ordens.
?????? ???????
Esta notícia caiu como uma bomba pra mim. Assim como o massacre em Vegas, não tô acreditando. Tô sem chão e muito triste, chateado com a MS. Assino o Pass há muito tempo, até pq é o mais barato de todos os serviços e o único que oferece assinatura anual com desconto. Meu deus do céu, Microsoft! Mais uma vez deixando seus usuários órfãos. Tô até com medo do próximo serviço a ser encerrado ser o OneDrive. Pior é ouvir esses babacas dizer "foi tarde". Não sabem que eles como consumidor é que perde. Imagina se o Google fecha o Play Music tbm e só fica o Spotify. Vão ver o preço que vai ser, com um só player dando as ordens.
Alexandre Fabian
Continua assim! :(
Cobalto
UWP não e um produto ou serviço.

Cortana (como assistente, a parte Azure de serviços cognitivos fica) e bing.

No fim só vai sobrar Azure, Windows, Office e Xbox.
Jose
Estou na mesma situação. Comprei alguns álbuns, acho os preços da Loja do Windows bem competitivo.
Jose
Não sou assinante do Groove, porém comprava um ou outro álbum na Loja do Windows. Comparado com o Google Play, os preços da Loja do Windows são bem interessantes. Fiquei órfão.
FABIO NEVES
Esses comentários completamentea fora de propósito são os melhores! ?
Só faltou dizer que é Tim beta e que importou o smartphone da China!
Ismael Pini Gonzales
Eu uso o Deezer que já vem incluso no meu plano da TIM.
Anderson Antonio Santos Costa
Primeiro matou o Windows Phone, agora o Groove Music Pass que ninguém usa, qual seria o próximo: o UWP???
Cobalto
O satya vai deixar sobrar alguma coisa na Microsoft?
O cara vai transformar a MS na IBM 2.0 daqui a pouco.
Anderson Antonio Santos Costa
Eu migrei pro premium para testar. Pagar R$ 16,90 por mês compensa. Já fui usuário gratuito e mesmo assim gostei do serviço....
Caleb Enyawbruce
Maluco, o Groove não tinha nem o recurso “repeat 1”!!!. Na época que assinava, quando queria ouvir mais de uma vez uma música, criava uma playlist só pra ela e ativava o repeat geral, e mesmo assim na maioria das vezes ele não repetia. Mds, como era terrível aquilo!!
Caleb Enyawbruce
Pior que a IBM é uma das maiores inovadoras em TI. Mas entendi o que você quis dizer. Tá caminhando pra isso mesmo...
Ismael Pini Gonzales
O "problema" do Spotify são os usuários do serviço gratuito...
Anderson Antonio Santos Costa
Spotify é bom... Estou testando o premium e digo: é um ótimo app para ouvir música...
Caleb Enyawbruce
Já vai tarde... Fui assinante por anos, mas há uns meses atrás migrei para o Spotify e só aí percebi o quanto estava perdendo. O Groove estava MUITO pra trás nessa corrida. Vamos ver se a MS aprende a gastar tempo/dinheiro/marketing no que realmente interessa. E depois, que eles deem o devido valor aos produtos/serviços que sobrarem. Pq atualmente eles cometem os dois erros: investem no produto/serviço errado e ainda o deixam de lado. Parece que isso está mudando, mas ainda é cedo pra saber...
Renan Maia Fernandes
Se não me engano as músicas compraras não tem DRM, faz um bom tempo que a Microsoft tirou isso.
Felipe Liʍa
Eu assinava por causa d lumia 532!!!
felipelsp
Eu assinava por causa d lumia 532!!!
The Moon
Nem como player de música consigo gostar dele, Ainda uso o Media Player.
Hail Hidra
Nem como player de música consigo gostar dele, Ainda uso o Media Player.
Marcus Araújo
A Microsoft é muito engessada, é uma empresa da qual ninguém mais espera uma grande inovação.
Carlos Pacheco
Faz um tempo, li aqui no Tecnoblog mesmo, que o Spotify estava no "negativo". Imagine, um dos serviços mais populares assim. Agora imagine a Microsoft com o Groove... É um modelo complicado.
C. Herrera
É impressionante como a Microsoft, apesar de todo o poder de fogo proporcionado por bilhões de dólares, não consegue emplacar serviços e/ou produtos que poderiam ser excelentes. Falta marketing, falta investimento, falta interesse da empresa.

A empresa parece engessada, parece carecer de mentes jovens com ideias novas. Desse jeito, ela pode acabar virando uma, digamos, IBM - outrora sinônimo de computador, hoje no entanto, praticamente esquecida pelo consumidor mediano, mas bem forte no segmento corporativo.

Não que o segmento corporativo seja um prêmio de consolação - longe disso - há muito dinheiro a se ganhar no setor. Se é isso o que a empresa persegue, tudo bem, mas, para o consumidor final, é triste, menos concorrência costuma ser bem prejudicial.

É claro que o mesmo serve para outras empresas, mas, não sei não, esses erros da Microsoft devem ter um forte gosto fracasso para os envolvidos.
Carlos Pacheco
Nossa, que péssima notícia... Tenho algumas compras no Groove, será que após o backup que eles recomendam fazer, vou poder ouvir em outro dispositivo que não seja o MS Groove, ou seja, sem DRM? Pelo visto, perdi... Isso não ficou muito bem explicado no FAQ da MS.

Microsoft ???
Constâncio Henrique
A marketing fraco e a interface do app matou o Groove, não tinha como. Só sabia que o Groove existia pq ele aparecia no menu do Xbox. Nos PCs e Androids o app era ridículo.
Marcus Araújo
Alguém assinava? O app do Windows 10 é horroroso, como serviço nunca vi algum atrativo que me fizesse ter vontade de experimentá-lo, enxergava como uma alternativa claramente inferior às demais por não ter diferencial algum (streaming de faixas armazenadas na nuvem também é possível utilizando a Deezer, e sem ocupar espaço no OneDrive).
Rhay
Eu estranhei pq no site do apple music não faz referencia a essa "funcionalidade". Mas como você disse, a biblioteca é a mesma.
Exibir mais comentários