Início » Mobile » Google remove recurso de segurança no Android sem avisar ninguém

Google remove recurso de segurança no Android sem avisar ninguém

Não dá mais para desbloquear o Android por NFC no Smart Lock

Por
02/10/2017 às 14h05
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

A partir da versão 5.0 Lollipop, tornou-se possível desbloquear o Android com uma série de métodos não convencionais, usando dispositivos Bluetooth, localização e tags NFC. Esta última opção foi removida recentemente pelo Google – e sem avisar ninguém.

No recurso batizado de Smart Lock, era possível configurar um dispositivo NFC como um dos métodos para desbloquear um Android. Bastava encostar o aparelho em alguma tag, que poderia ficar em cima da mesa ou no carro, e o dispositivo estaria desbloqueado.

A falta do NFC no Smart Lock foi notada no começo de setembro por um usuário que reclamou no fórum do Google. Na semana passada, sem muito alarde, um funcionário da empresa confirmou a remoção.

Segundo ele, o recurso foi desativado porque pouca gente usava. O funcionário também citou que há outras alternativas no Smart Lock que também são fáceis e muito mais pessoas usam, como lugares e dispositivos Bluetooth confiáveis e desbloqueio por detecção no bolso.

O mais estranho de toda a situação é que o recurso ainda estava sendo listado como ativo nas páginas de suporte dos dispositivos Nexus e do Google Pixel. O manual online Xperia XZ1, que foi lançado com Android 8.0 Oreo, também ensinava a configurar o Smart Lock.

Essas observações foram feitas por um usuário do Reddit, que divulgou a remoção do Google. Segundo ele, quem usava o recurso até junho e não fez logout da conta, ainda consegue usar o NFC Smart Lock. No entanto, se a pessoa sair da conta ou restaurar o aparelho, perde o acesso. Se você usava esse recurso, fique de olho.

Mais sobre: ,
  • Henrique Seraph

    realmente era bem conveniente mas pouco usado

  • Eu já tentei comprar tags NFC, mas a loja mais perto tava a uns dez mil quilômetros de distância.

    Não existe saporra no Brasil.

    • No Mercado Livre tem aos montes.

    • se você morar no RJ ou SP, pode usar o bilhete único como tag nfc. se não morar, vc pode comprar com alguém no mercado livre, por exemplo.

    • Bynho Silva

      Compre na internet ué, agora se vc morar em uma caverna fica difícil msm

  • Corvo

    Nunca consegui usar o smart lock por localização, já desisti prefiro usar o Tasker que além de desbloquear o aparelho onde quero já executa outras rotinas como desativar dados, diminuir brilho, etc.

  • Eu realmente não imaginava que q a tecnologia NFC fosse ser tão pouco aproveitada/usada em smartphones. Anos atrás parecia algo bem mais promissor…

    • Michael Loeps™

      Faltaou marketing e maior adoção em dispositivos low end.
      se ocorresse adoção universal, vide bluetooth, seria diferente.

  • Nyrium Elenilson Farias

    Se for observar a quantidade de recursos que são inseridos ou retirados sem sabermos, no Android, vamos pirar. Somos observados e nunca comunicados, por exemplo.

  • Guaip

    O Smart Lock por localização dá umas falhadas feias as vezes. Comprei um adesivo NFC pra colocar no suporte do meu telefone na mesa e manter ele desbloqueado ali. Quando chegou mês passado, fui ver e tinham tirado a funcionalidade 🙁

  • Arthur Soares

    NFC virou basicamente método de pagamento… sinto falta disso no meu celular, mas não é nada que me fez desistir da compra.

  • Keaton

    O recurso de multiplos usuários ainda existe?