Google remove recurso de segurança no Android sem avisar ninguém

Não dá mais para desbloquear o Android por NFC no Smart Lock

Jean Prado
Por
• Atualizado há 1 semana
Google Pixel 2

A partir da versão 5.0 Lollipop, tornou-se possível desbloquear o Android com uma série de métodos não convencionais, usando dispositivos Bluetooth, localização e tags NFC. Esta última opção foi removida recentemente pelo Google – e sem avisar ninguém.

No recurso batizado de Smart Lock, era possível configurar um dispositivo NFC como um dos métodos para desbloquear um Android. Bastava encostar o aparelho em alguma tag, que poderia ficar em cima da mesa ou no carro, e o dispositivo estaria desbloqueado.

A falta do NFC no Smart Lock foi notada no começo de setembro por um usuário que reclamou no fórum do Google. Na semana passada, sem muito alarde, um funcionário da empresa confirmou a remoção.

Segundo ele, o recurso foi desativado porque pouca gente usava. O funcionário também citou que há outras alternativas no Smart Lock que também são fáceis e muito mais pessoas usam, como lugares e dispositivos Bluetooth confiáveis e desbloqueio por detecção no bolso.

O mais estranho de toda a situação é que o recurso ainda estava sendo listado como ativo nas páginas de suporte dos dispositivos Nexus e do Google Pixel. O manual online Xperia XZ1, que foi lançado com Android 8.0 Oreo, também ensinava a configurar o Smart Lock.

Essas observações foram feitas por um usuário do Reddit, que divulgou a remoção do Google. Segundo ele, quem usava o recurso até junho e não fez logout da conta, ainda consegue usar o NFC Smart Lock. No entanto, se a pessoa sair da conta ou restaurar o aparelho, perde o acesso. Se você usava esse recurso, fique de olho.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Relacionados