Início » Internet » Google vai deixar qualquer um adicionar imagens ao Street View

Google vai deixar qualquer um adicionar imagens ao Street View

Quem tem câmera em 360º vai poder contribuir com o mapeamento das ruas

Jean Prado Por

Em um futuro não tão distante, o Google vai deixar qualquer um (com o equipamento certo) adicionar imagens ao Street View, contribuindo com o mapeamento de ruas na plataforma. É só acoplar uma câmera 360º certificada no seu carro, por exemplo, e sair por aí tirando as fotos. Como o próprio carro do Google faz:

Há 10 anos, quando o Street View foi lançado, as câmeras em 360º não eram tão difundidas – e até o próprio Google fazia gambiarras, como essa que você vê acima. Agora, o mercado já está muito mais evoluído e por que não deixar qualquer um contribuir com as imagens?

A primeira câmera autorizada pelo Google para produzir essas imagens é a Insta360 Pro, capaz de capturar fotos com resolução 8K em até 5 frames por segundo e estabilização em tempo real. Esse tipo de gravação será adicionado à câmera por atualização de software especialmente para o Street View.

Não é qualquer câmera que pode produzir esse conteúdo: a Insta360 Pro vem com um acessório USB para registrar as informações de GPS às imagens capturadas automaticamente. Dessa forma, o Google consegue saber exatamente onde a foto foi tirada para comparar com os dados do servidor do Street View.

Até agora, a Insta360 Pro é a única câmera certificada pelo Google para essa contribuição – e ela custa US$ 3.499! As especificações para qualquer produto entrar nessa categoria podem ser encontradas aqui. Conforme esse modelo Street View ready vai sendo testado, espera-se que o Google firme parceria com mais empresas e a cobertura global do Street View aumente ainda mais.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

André G
Talvez alguém que queira promover algum evento. Mas se o Google emprestasse a câmera deles eu mapearia de graça o centro e principais avenidas da minha cidade. Teve um projeto que eles emprestavam, mas era a mochila para mapear trilhas. https://olhardigital.com.br/noticia/google-convida-usuarios-a-registrarem-imagens-para-o-street-view/35543
André G
Teve uma época que o Google emprestava as câmeras, tinha até a versão de mochila que você podia usar fazendo uma trilha e gravando a caminhada, depois subia tudo pro Street View. https://olhardigital.com.br/noticia/google-convida-usuarios-a-registrarem-imagens-para-o-street-view/35543
Paulo Sonhador
Olha,a idéia é boa,mas acredito que não daria certo.Uber e taxistas são dois grupos mafiosos.Iriam aumentar o trajeto pra mapear e sobraria para o passageiro a conta.
Marsupial radical
Engraçado. Os comentários nesse post esgaçam dois extremos. De um lado, o pessoal pensando positivamente, pensando em ideias de como aproveitar ainda mais a novidade. De outro, só nego xingando, falando besteira contra e botando o dedo como se tivessem xingado a mãe. ¯_(?)_/¯
Marsupial radical
Puta ideia boa essa tua também. Ia dar um incentivo bem grande pro pessoal meter câmera nos carros. Ajudaria também na questão dos acidentes, de quebra. Só o preço da câmera que tá meio salgado né... só esperar pra ver quanto tempo esse preço diminui.
Marsupial radical
Waze não é deles? Não iam lançar um serviço parecido com o do Uber? Sério, puta ideiona essa tua.
Paulo Sonhador
Se alguém for otário o suficiente para gastar essa grana para fazer o trabalho do Google sem ganhar nada em troca,então só resta tomar cuidado para não ir querer mapear alguma favela.
Danilo Mike
seria bem viável uma parceria com a uber ou taxistas, imagine tanto que eles andam e poderiam mapear bastantes áreas.
Caleb Enyawbruce
Mamar na vaca eles não querem não? Quem tem tempo e dinheiro pra fazer isso sem ganhar nada?
Anayran Pinheiro
Se o Google pagasse pelas fotos, o que teria de nego rodando tirando fotos por aí não seria brincadeira, e ainda sairia mais barato do que eles mesmos rodarem com os carros para mapear os pontos em um tempo ainda mais ágil.