A popularização da telefonia móvel junto com o elevado custo de manutenção dos orelhões fez com vários deles sumissem das ruas, mas uma fiscalização da Anatel identificou que indicadores de disponibilidade não foram atingidos, e a agência obrigou a Oi a oferecer ligações gratuitas em 15 estados.

A medida está em vigor desde 1º de outubro e é válida até 30 de março de 2018. As chamadas são gratuitas apenas para telefones fixos, mas podem ser inclusive de longa distância. A obrigação vale para os estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espirito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina e Sergipe.

A agência fez a medição no último mês de agosto, e todos os estados que receberão a sanção se encontraram com disponibilidade menor do que 90% de orelhões em funcionamento, que é a porcentagem mínima permitida. Quem teve o pior desempenho foi o Amazonas, com apenas 24% dos orelhões disponíveis.

Esse tipo de punição já existe há mais tempo — inclusive, vários dos estados acima já haviam recebido a punição dois anos atrás. Nota-se que as coisas não mudaram muito desde então, e parece ser mais barato receber a sanção do que consertar os aparelhos.

Afinal de contas, você lembra qual foi a última vez que você utilizou um telefone público? Porque eu não tenho a menor ideia.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bruno L Ips
eu me lembro disso , foi aqui em ipanema ,a prefeitura acho feio , mas todos os moradores gostaram , tinha ate luz no orelhao , o que deixava a rua mais clara
UserNumberOne

Notícia de 2011? http://prntscr.com/gvqz8f

anuser
Notícia de 2011? http://prntscr.com/gvqz8f
Fabio Alvez
Pra não funcionar também!?
mord4z
Não tenho do que reclamar, o serviço é bom, é uma empresa local quem fornece pra mim.
Jefferson Rodrigues
Tá bom.
mord4z
Eu pago 69,90, 10mb
Erick
A Oi gasta 25 milhões por mes em manutenção de orelhões, mas ninguem mais usa orelhões... Por isso a Oi e a Vivo querem a aprovação da PLC 79.
kadu

Clientes de outras operadoras podem acessar, com propaganda na tela.

kadug
Clientes de outras operadoras podem acessar, com propaganda na tela.
Manoel Jorge Ribeiro Neto
A última vez que usei orelhão já faz uns 10 anos. Depois que me deparei com orelhões em estado precário (alguns até cheios de fezes, obra de algum marginal), tive nojo e nunca mais fiz ligações em um.
Paulo Sonhador
Mas é óbvio que a Vivo sempre apostou no efeito clube.Mas a questão que coloquei no meu comentário é que não vale a pena você se arriscar no orelhão(se funcionar) para poder ligar de graça para qualquer fixo,pois até a me**a da Vivo já oferece ligações ilimitadas para fixo em alguns planos que não são caros.Claro,Tim e Oi já oferecem minutos para outras operadoras.Essa de ligação de graça a partir do orelhão é porcaria pura.
Yago G. Oliveira
Pode não parecer caro, mas não é barato, não é um "plano de chinelo" como bem o outro usuário afirmou. É um plano controle, é o que se espera de uma categoria maior; não é uma realidade do consumidor geral. A Vivo continua com clubismos, infelizmente.
Paulo Sonhador
Vivo controle a partir de 39,90.Acha esse valor caro?
Yago G. Oliveira
Claro que usei Paulo, sempre viajo, e dessa vez não estava em roaming, estava na mesma área. E outra, roaming se paga para receber e não efetuar chamadas (na Oi e na TIM eu nem pago mais para receber). Meu plano é Vivo turbo, comprei um chip pré pago para testar e minha conclusão é essa. Você poderia, por gentileza mostrar qual plano da Vivo barato oferta ligações para fixo de qualquer operadora? Porque até o momento não achei nenhum.
Exibir mais comentários