Se você achava que o carro do Google Street View (velho conhecido aqui no Tecnoblog) servia apenas para invadir a privacidade alheia tirar fotos das ruas e publicá-las no Google Maps, você estava enganado. Além das fotos, o carro também é usado para capturar informações que estão soltas no ar, especificamente nomes de redes WiFi e seus respectivos endereços MAC.

O Google precisou explicar a razão da captura dessas informações depois que o comissário federal para Proteção de Dados alemão foi informado dos escaneadores de rede embutido nos carros. Segundo um post no blog de políticas públicas do Google na Europa, eles já haviam declarado estar rastreando as redes sem fio para melhorar certos serviços como a geolocalização do Google Maps, mas em nenhum dos posts a empresa disse como estava coletando esses dados.

Para tranquilizar o governo alemão, o Google afirmou que não torna público nenhuma das informações de redes que coleta usando o carro, tampouco seus endereços MAC. Eles dizem que essa informação só é usada quando um dispositivo requisita dados de geolocalização através de uma API específica do Google. A empresa também rebate dizendo que a agência de proteção de dados alemã mentiu ao declarar que não foi possível fazer uma inspeção do carro antes dele começar a circular e ainda diz que a oportunidade de fazê-lo continua aberta.

Além das redes WiFi, fotos e endereços MAC, o Google também revelou que o carro do Street View captura as informações 3D de edifícios e prédios usando lasers. E é assim que eles conseguem mostrar prédios em uma camada do Google Earth.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

grupoceadsp
Mais é logico vc usando windows XP com Internet Explorer 6.0? eu consigo saber até o que vc tem na geladeira amEgo..
igor
Não entram nas casas das pessoas ainda ne? Eles ja tem os seus emails(gmail) seus dados pessoais (orkut) sua localizacao exatas (celulares com gps, acelerometros,e altimetros o operacional ainda é deles e como se nao bastasse ainda "consome 40 mega de dados por dia com atualizacoes),tem todas os enderecos do mundo e ainda sabem os macs dos nossos roteadores e em quais casas estao... querem que eles tenham mais o q? a cor da minha ceroula?
Gabriel
a para , por mim pode invadir kkk não tem nada de importante no meu pc , e esses paises ai que ficam falando que o google street view invade a privacidade , invade nada ,eles não entrão na casas das pessoas, bando de idiotas kkk
juca
mesmo a porta estando aberta, nao quer dizer entre, nas casas em que vc ve a porta aberta vc entra??
gsctt
Como acertadamente disse Eric Schmidt, "o Google tende a criar inimigos"...
gsctt
Sou mais um a apoiar... #movimentotecnoblog Abraços!
Alisson melo
O Facebook já é "amiguinho" da Microsoft.
Lucas Grabauskas
apóio o movimento1! texto riscado é o máximo, deixa o texto bem mais legal... (desde que sem exageros)
Alexandre
Só falta eles se juntarem com o facebook, aí a dominacao, o grande irmao e a classificacao e monitoracao das pessoas estará completa, ou seja, domincao mundial! Corram pras colinasss!!!
Rafael
é não dá......
Rafael
queremos riscar as palavras #movimentotecnoblog teste < se essa palavra estiver riscada obtive sucesso usando a tag html s
tplayer
Quanta coisa que esse carro faz e em um espaço de tempo relativamente curto. Mais um passo para dominação mundial do Google descoberto.
Leandro Eduardo
Cada vez mais o Google entrando em confusão por causa dos seus serviços.
Breno Brito
O povo n sabe brincar xD A propósito, eu curto demais o texto riscado... bom pra ironia =D aumenta o ego, sabe? Então, tem jeito da gente usar esse recurso nos comentários? Vai... libera isso ai pra nós tb, deixa a gente brincar tb, vai... ^^ queremos riscar as palavras #movimentotecnoblog
Rafael Silva
Por isso que essa parte está cortada no texto. ;) Aliás, eu me referia às fotos de roupas íntimas que vez ou outra aparecem no Street View.
Exibir mais comentários