Início » Internet » Google admite rastrear redes WiFi e endereços MAC usando carro do Street View

Google admite rastrear redes WiFi e endereços MAC usando carro do Street View

Por
9 anos atrás

Se você achava que o carro do Google Street View (velho conhecido aqui no Tecnoblog) servia apenas para invadir a privacidade alheia tirar fotos das ruas e publicá-las no Google Maps, você estava enganado. Além das fotos, o carro também é usado para capturar informações que estão soltas no ar, especificamente nomes de redes WiFi e seus respectivos endereços MAC.

O Google precisou explicar a razão da captura dessas informações depois que o comissário federal para Proteção de Dados alemão foi informado dos escaneadores de rede embutido nos carros. Segundo um post no blog de políticas públicas do Google na Europa, eles já haviam declarado estar rastreando as redes sem fio para melhorar certos serviços como a geolocalização do Google Maps, mas em nenhum dos posts a empresa disse como estava coletando esses dados.

Para tranquilizar o governo alemão, o Google afirmou que não torna público nenhuma das informações de redes que coleta usando o carro, tampouco seus endereços MAC. Eles dizem que essa informação só é usada quando um dispositivo requisita dados de geolocalização através de uma API específica do Google. A empresa também rebate dizendo que a agência de proteção de dados alemã mentiu ao declarar que não foi possível fazer uma inspeção do carro antes dele começar a circular e ainda diz que a oportunidade de fazê-lo continua aberta.

Além das redes WiFi, fotos e endereços MAC, o Google também revelou que o carro do Street View captura as informações 3D de edifícios e prédios usando lasers. E é assim que eles conseguem mostrar prédios em uma camada do Google Earth.

Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.