Início » Gadgets » Android Wear Oreo limita processos em segundo plano para economizar bateria

Android Wear Oreo limita processos em segundo plano para economizar bateria

Felipe Ventura Por

O Android Wear chegou este ano à versão 2.0 com alguns recursos interessantes, como uma Play Store no seu pulso para instalar apps, e suporte a Android Pay. Enquanto isso, a próxima atualização vai trazer apenas pequenas melhorias.

O principal destaque do Android Wear Oreo (API 26) está no consumo de bateria. Ele terá restrições maiores a serviços em segundo plano, para que a autonomia dos relógios seja maior.

Foto por Aaron Yoo/Flickr

LG Watch Sport

Segundo o Google, "os desenvolvedores devem assumir que os serviços não poderão mais rodar em segundo plano sem uma notificação visível". Além disso, o Android Wear vai reduzir a frequência com que um app pode atualizar a localização do usuário.

O sistema também vai ganhar canais de notificação, tal como o Oreo nos smartphones e tablets. Um exemplo: você poderia liberar um app de notícias a enviar alertas sobre tecnologia, mas bloquear qualquer coisa sobre política. Isso poderá ser controlado diretamente no relógio.

O Android Wear Oreo está em beta, e pode ser baixado apenas no LG Watch Sport ou no emulador. Esta será a única versão de testes.

Infelizmente para o Google, o Android Wear vem tendo dificuldade em se popularizar. Ele está em terceiro lugar nas vendas, com 18% do mercado. Segundo a Strategy Analytics, a Apple está em primeiro lugar (51%); seguida pelo Tizen, da Samsung (23%).

Além disso, a plataforma foi abandonada por parceiras como Samsung, Asus e Motorola. Os principais modelos lançados recentemente são de marcas como Tag Heuer, Montblanc e Fossil; esta última faz relógios de pulso para marcas como Diesel, Emporio Armani e Marc Jacobs.

Com informações: Google, SlashGear.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Keaton
Já eu vejo vantagem.... bandidagem tá perguntando hora pra roubar celular.
Vejo a hora num relógio de R$20 da BangGood e eles já desistem de levar... não tiro celular na rua mais. haha
Eric Viana
Tenho uma MiBand 2 e não preciso de muito mais do que ela faz. Relógio, pedômetro, batimento cardíaco e alertas de chamada e mensagens prioritárias. Detalhe, bem mais barata e fica 1 semana sem precisar de carga.
Maicon Bruisma
Não tão na frente não. Meu comentário foi referente à experiência em relação ao uso com o smartphone, mas só, nada de à frente da concorrência, ele é o iPhone dos smartwatchs
Renan
Tem menos bateria que um relógio de pulso e menos utilidade que um celular. Como não amar?
Gabriel_Queiroz
na verdade não vejo mais vantagens em usar nem o relógio normal, uso meu smartphone para ver horas kkkkk
johndoe1981
Eu sei qual é a distinção: subtração de bem alheio com ou sem emprego de violência ou grave ameaça à vítima, de acordo com o Artigo 157 do Código penal. Ele falou em furto, e tecnicamente está correto, mas eu ironizei e caracterizei um roubo, que é o que acontece na maioria dos casos.
Cássio Amaral
Eu sei qual é a distinção: subtração de bem alheio com ou sem emprego de violência ou grave ameaça à vítima, de acordo com o Artigo 157 do Código penal. Ele falou em furto, e tecnicamente está correto, mas eu ironizei e caracterizei um roubo, que é o que acontece na maioria dos casos.
felipecn
Furto != Roubo
Alexandre Copi
Eu até vejo vantagem nas smartbands, mas smartwatchs pra ficar carregando direto acho desperdício.
johndoe1981
Nada que um .38 ou uma faca não convençam.
Cássio Amaral
Nada que uma um .38 ou uma faca não convençam.
The Moon
Se demorar a entregar os pertences você vai levar uma facada
Hail Hidra
Se demorar a entregar os pertences você vai levar uma facada
André G
Tem pulseiras que duram até 6 meses. Mas smartwatches dificilmente durarão uma semana,
André G
O meu Moto 360 Sport passa despercebido pela maioria das pessoas e não é fácil tirá-lo de mim em um furto.
André G
Concordo 100%
Acho o Apple Watch feio pra caramba, mas não tem como negar que é o mais completo e está bem a frente da concorrência.
André G
Eu tenho um Moto 360 Sport, por enquanto funciona muito bem e não pretendo trocar no próximo ano, mas quando eu trocar provavelmente não pegarei outro Android Wear. A Alphabet praticamente abandonou o Android Wear pelo fato de não dar lucro.
Demoraram muito tempo para lançarem o 2.0 e mesmo assim veio sem muitas coisas novas, no geral o que mudou foram coisas que eram boas do 1.0 e vieram de forma piorada no 2.0.
Mas eu não me imagino mais sem um smartwatch. As vezes esqueço de recarregar e saio de casa quase sem carga, é bem chato, pois sinto falta de algumas coisas onde ele facilita minha vida.
Eu costumo dizer que um smartwatch é como um câmbio automático no carro. Você pode dirigir um carro com câmbio manual a vida toda sem sentir falta disso, mas depois que começa a dirigir um não quer mais saber de câmbio manual. Ele não muda sua vida, mas ajuda em algumas coisas.
Gabriel B.R.
Difícil é ter um desses no país do "perdeu, perdeu!"
Quando a bateria durar no minimo uns 2 meses ai eu posso pensar em comprar um SW.
Gabriel_Queiroz
Já para mim smartwatchs são desnecessários
Maicon Bruisma
Gosto de smartwatchs, as outras fabricantes possuem os mais bonitos e bem feitos, mas a Apple é melhor no que tange o sistema e a usabilidade diária.
Seraph
Gostei. mas isso deve ser pra um público bem específico né? Pensa em algo inútil a meu ver.....
Henrique Seraph
Gostei. mas isso deve ser pra um público bem específico né? Pensa em algo inútil a meu ver.....