Início » Antivírus e Segurança » Todas as 3 bilhões de contas do Yahoo foram afetadas em ataque

Todas as 3 bilhões de contas do Yahoo foram afetadas em ataque

Emerson Alecrim Por

As revelações sobre vazamentos no Yahoo foram tão frequentes nos últimos meses que davam a impressão de que a situação era pior do que a companhia demonstrava. E era mesmo, bem pior: o Yahoo confirmou que o ataque de agosto de 2013 afetou mais de 3 bilhões de contas, o que significa que nenhum usuário escapou.

O Yahoo admitiu o problema em dezembro de 2016 e, na ocasião, afirmou que o número de contas comprometidas era de aproximadamente 1 bilhão. Essa já é uma quantidade terrivelmente grande. Imagine, então, descobrir que o estrago foi três vezes maior — provavelmente, esse é o maior ataque que uma companhia de tecnologia já sofreu.

Atualmente, o Yahoo faz parte da Verizon, que deixou a companhia sob os cuidados da Oath, empresa criada especialmente para controlar mais de 50 marcas de tecnologia e mídia, como Aol, TechCrunch e Engadget.

Yahoo

No comunicado oficial, a Oath explica que obteve mais dados sobre o problema após a aquisição do Yahoo e que, graças a novas investigações conduzidas por especialistas em segurança externos, concluiu que todas as contas foram afetadas no ataque de agosto de 2013.

A empresa também confirma que as informações vazadas incluem nomes de usuário, endereços de email, números de telefone e datas de nascimentos. Números de cartão de crédito, dados bancários e senhas em texto não foram capturados — mas hashes de senhas (com MD5) foram, assim como respostas de perguntas de segurança em alguns casos.

E agora? Bom, a Oath explica que, em 2016, o Yahoo tomou medidas para proteger as contas, incluindo nesses esforços notificações para que os usuários trocassem de senha e invalidação de perguntas de segurança. Procedimentos semelhantes foram adotados agora: emails estão sendo enviados aos usuários para explicar a situação e instruir sobre mudança de senha.

Mas, dada a gravidade do assunto e considerando o fato de que as investigações continuam — indicando que mais problemas podem vir à tona —, talvez seja melhor simplesmente excluir a sua conta no Yahoo. As instruções para isso estão aqui.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Keaton
A unica conta que eu mantenho lá é uma conta de spam. Podem usar à vontade. A senha é abc123 ou asd123... se roubarem, faço outra. haha
Matheus Alexandre
Isso não é provável, rsrsrsrsrs
Isaias Freitas
?????
Carlos Taylor
Ainda bem que em 2013 não tinha conta no Yahoo. Só fui fazer uma em 2015, e deletei quando recomendaram isso aqui no Tecnoblog..
Yago G. Oliveira
Haha.. eu passei a usar mais minha conta yahoo. Agora só consigo acessar se eles me mandarem um código.
johndoe1981
Ou mães solteiras perto de você que procuram aquilo.
Cássio Amaral
Ou mães solteiras perto de você que procuram aquilo.
johndoe1981
Bem, eu troquei a senha uma duas vezes desde o ataque, não que isso garanta muita coisa. Ainda uso para sites de caráter educativo, como Pirate Bay. Mas tem hora que penso em excluir mesmo minha conta de email lá.
Cássio Amaral
Bem, eu troquei a senha uma duas vezes desde o ataque, não que isso garanta muita coisa. Ainda uso para sites de caráter educativo, como Pirate Bay. Mas tem hora que penso em excluir mesmo minha conta de email lá.
Mano
Basicamente uso minha conta do Yahoo! no disqus.Será que existe o risco de invadirem minha conta disqus e falarem mer*a no meu lugar.Espero que não,pois prefiro eu mesmo falar minhas mer*as.
Marcus Pessoa
Yahoo, YOU HAD ONE JOB.
Matheus Oliveira
Eu tenho uma conta do Yahoo que serve, basicamente, para usar em serviços que talvez eu precise usar 2-3 vezes na vida, mas não são importantes. Então, o máximo que tenho a perder é algumas dúzias de serviços que eu nem sei se ainda existem.

Inclusive, se um desses hackers russos estiver invadindo minha conta no momento, me manda a senha do tumblr e do last.fm que devem estar lá em algum canto...
John Smith
Já excluí minha conta há algum tempo. Me atentei ao ver relatos que tinha que esperar cerca de três meses sem tentar acessar a conta, após o pedido de cancelamento, pra que efetivamente fosse desativada e assim o fiz.

Yahoo já foi um gigante da internet; hoje perdeu qualquer relevância para mim.
Ricardo - Vaz Lobo
Existe a possibilidade de que toda essa treta no Yahoo foi sabotagem?
Baidu feat MC Brinquedo
Ilimitadamente acessada por lindas hackers russas de olhos azuis.
Cobalto
A verizon poderia ter pego um desconto ainda maior se já soubessem disso.
Será que não sabiam?
Eu desistiria da compra, mas quem sou eu, né?
Isaias Freitas
Minha conta tá la, firme e forte,e ilimitada.
Matheus Alexandre
Meu email do Yahoo só serve para o Yahoo Respostas.



Nunca vi uma interface de e-mail mais feita e poluída com anúncios.
Mickão
Graças a Deus eu larguei essa bomba e migrei pro Gmail. Não sofri nenhum tipo de ataque ou golpe, o que me leva a acreditar que não roubaram nada de importante da minha conta; na verdade nem troco informações sensíveis por e-mail.
Mickey Sigrist
Graças a Deus eu larguei essa bomba e migrei pro Gmail. Não sofri nenhum tipo de ataque ou golpe, o que me leva a acreditar que não roubaram nada de importante da minha conta; na verdade nem troco informações sensíveis por e-mail.
Cesar Cardoso
O! Yahoo! é! um! desastre! de! segurança! eterno!


E é uma pena que o Flickr, que ainda é um lugar bacana pra quem gosta de fotografia de qualidade, vá se afundar junto com o Yahoo. (ainda bem que David Karp resistiu a juntar o login do Tumblr com o do Yahoo, o pr0n da galera que precisa de um site mais "mainstream" que o Xvideos tá garantido)
???????Feripe Hatsune?
A maioria dessas contas são de usuários leigos que não se importam, ou não acreditam.
Só um Strike no Yahoo vai fazer esse povo acordar.
Marcus Araújo
Para quem ainda insiste em manter a conta do Yahoo depois de tudo que foi exposto, as suas definições de coragem foram atualizadas.
Nosfer
Bem, eu não tenho razões para desconfiar. Nunca tive problemas, nunca vi qualquer indício então não tenho evidências para pensar que meus dados ao longo desses anos foram comprometidos.
Asclépio Fritzer
Bem, eu não tenho razões para desconfiar. Nunca tive problemas, nunca vi qualquer indício então não tenho evidências para pensar que meus dados ao longo desses anos foram comprometidos.
Michael Loeps™
isso é o que eles querem que você pense
https://uploads.disquscdn.com/images/b7c7f5b9a4a8cb024114c2945836fb3eb5b8601a9404387e57314c5d7485b20d.jpg
Nosfer
Uso o Gmail desde o segundo ano de nascimento quando eles forneciam 1GB de armazenamento e nunca tive qualquer problema. Há uma década utilizando o mesmo serviço e nunca li qualquer notícia de roubo de dados dos usuários por parte de invasão ao servidor deles. Agora Yahoo! passo longe até mesmo do site.
Asclépio Fritzer
Uso o Gmail desde o segundo ano de nascimento quando eles forneciam 1GB de armazenamento e nunca tive qualquer problema. Há uma década utilizando o mesmo serviço e nunca li qualquer notícia de roubo de dados dos usuários por parte de invasão ao servidor deles. Agora Yahoo! passo longe até mesmo do site.
Seraph
Não sei como que ainda existe isso...
Henrique Seraph
Não sei como que ainda existe isso...