Início » Segurança » Todas as 3 bilhões de contas do Yahoo foram afetadas em ataque

Todas as 3 bilhões de contas do Yahoo foram afetadas em ataque

Por
04/10/2017 às 09h27
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

As revelações sobre vazamentos no Yahoo foram tão frequentes nos últimos meses que davam a impressão de que a situação era pior do que a companhia demonstrava. E era mesmo, bem pior: o Yahoo confirmou que o ataque de agosto de 2013 afetou mais de 3 bilhões de contas, o que significa que nenhum usuário escapou.

O Yahoo admitiu o problema em dezembro de 2016 e, na ocasião, afirmou que o número de contas comprometidas era de aproximadamente 1 bilhão. Essa já é uma quantidade terrivelmente grande. Imagine, então, descobrir que o estrago foi três vezes maior — provavelmente, esse é o maior ataque que uma companhia de tecnologia já sofreu.

Atualmente, o Yahoo faz parte da Verizon, que deixou a companhia sob os cuidados da Oath, empresa criada especialmente para controlar mais de 50 marcas de tecnologia e mídia, como Aol, TechCrunch e Engadget.

Yahoo

No comunicado oficial, a Oath explica que obteve mais dados sobre o problema após a aquisição do Yahoo e que, graças a novas investigações conduzidas por especialistas em segurança externos, concluiu que todas as contas foram afetadas no ataque de agosto de 2013.

A empresa também confirma que as informações vazadas incluem nomes de usuário, endereços de email, números de telefone e datas de nascimentos. Números de cartão de crédito, dados bancários e senhas em texto não foram capturados — mas hashes de senhas (com MD5) foram, assim como respostas de perguntas de segurança em alguns casos.

E agora? Bom, a Oath explica que, em 2016, o Yahoo tomou medidas para proteger as contas, incluindo nesses esforços notificações para que os usuários trocassem de senha e invalidação de perguntas de segurança. Procedimentos semelhantes foram adotados agora: emails estão sendo enviados aos usuários para explicar a situação e instruir sobre mudança de senha.

Mas, dada a gravidade do assunto e considerando o fato de que as investigações continuam — indicando que mais problemas podem vir à tona —, talvez seja melhor simplesmente excluir a sua conta no Yahoo. As instruções para isso estão aqui.

Mais sobre: , ,
  • Henrique Seraph

    Não sei como que ainda existe isso…

  • Asclépio Fritzer

    Uso o Gmail desde o segundo ano de nascimento quando eles forneciam 1GB de armazenamento e nunca tive qualquer problema. Há uma década utilizando o mesmo serviço e nunca li qualquer notícia de roubo de dados dos usuários por parte de invasão ao servidor deles. Agora Yahoo! passo longe até mesmo do site.

  • Marcus Araújo

    Para quem ainda insiste em manter a conta do Yahoo depois de tudo que foi exposto, as suas definições de coragem foram atualizadas.

    • Cássio Amaral

      Bem, eu troquei a senha uma duas vezes desde o ataque, não que isso garanta muita coisa. Ainda uso para sites de caráter educativo, como Pirate Bay. Mas tem hora que penso em excluir mesmo minha conta de email lá.

    • Yago G. Oliveira

      Haha.. eu passei a usar mais minha conta yahoo. Agora só consigo acessar se eles me mandarem um código.

  • A maioria dessas contas são de usuários leigos que não se importam, ou não acreditam.
    Só um Strike no Yahoo vai fazer esse povo acordar.

  • O! Yahoo! é! um! desastre! de! segurança! eterno!

    E é uma pena que o Flickr, que ainda é um lugar bacana pra quem gosta de fotografia de qualidade, vá se afundar junto com o Yahoo. (ainda bem que David Karp resistiu a juntar o login do Tumblr com o do Yahoo, o pr0n da galera que precisa de um site mais “mainstream” que o Xvideos tá garantido)

  • Mickey Sigrist

    Graças a Deus eu larguei essa bomba e migrei pro Gmail. Não sofri nenhum tipo de ataque ou golpe, o que me leva a acreditar que não roubaram nada de importante da minha conta; na verdade nem troco informações sensíveis por e-mail.

  • Matheus Alexandre

    Meu email do Yahoo só serve para o Yahoo Respostas.

    Nunca vi uma interface de e-mail mais feita e poluída com anúncios.

  • Isaias Freitas

    Minha conta tá la, firme e forte,e ilimitada.

    • Ilimitadamente acessada por lindas hackers russas de olhos azuis.

      • Cássio Amaral

        Ou mães solteiras perto de você que procuram aquilo.

      • Isaias Freitas

        😍😍😍😍😍

  • A verizon poderia ter pego um desconto ainda maior se já soubessem disso.
    Será que não sabiam?
    Eu desistiria da compra, mas quem sou eu, né?

  • Ricardo – Vaz Lobo

    Existe a possibilidade de que toda essa treta no Yahoo foi sabotagem?

  • John Smith

    Já excluí minha conta há algum tempo. Me atentei ao ver relatos que tinha que esperar cerca de três meses sem tentar acessar a conta, após o pedido de cancelamento, pra que efetivamente fosse desativada e assim o fiz.

    Yahoo já foi um gigante da internet; hoje perdeu qualquer relevância para mim.

  • Matheus Oliveira

    Eu tenho uma conta do Yahoo que serve, basicamente, para usar em serviços que talvez eu precise usar 2-3 vezes na vida, mas não são importantes. Então, o máximo que tenho a perder é algumas dúzias de serviços que eu nem sei se ainda existem.

    Inclusive, se um desses hackers russos estiver invadindo minha conta no momento, me manda a senha do tumblr e do last.fm que devem estar lá em algum canto…

  • Yahoo, YOU HAD ONE JOB.

  • Mano

    Basicamente uso minha conta do Yahoo! no disqus.Será que existe o risco de invadirem minha conta disqus e falarem mer*a no meu lugar.Espero que não,pois prefiro eu mesmo falar minhas mer*as.

    • Matheus Alexandre

      Isso não é provável, rsrsrsrsrs

  • Carlos Taylor

    Ainda bem que em 2013 não tinha conta no Yahoo. Só fui fazer uma em 2015, e deletei quando recomendaram isso aqui no Tecnoblog..

  • Keaton

    A unica conta que eu mantenho lá é uma conta de spam. Podem usar à vontade. A senha é abc123 ou asd123… se roubarem, faço outra. haha