Nós falamos bastante por aqui sobre inteligência artificial, mas este assunto ainda é misterioso para muitos. O Google ajudou a criar um experimento que roda no seu navegador e explica de forma prática um dos principais conceitos de IA.

Com o aprendizado de máquina, você ensina conceitos básicos a um computador. Por exemplo, ele pode diferenciar entre fotos com seu rosto, ou com sua mão.

O experimento Teachable Machine permite testar isso na prática. Autorize o acesso à câmera do seu computador, depois clique e segure no botão verde — deixe-o capturar pelo menos 30 imagens.

Agora, levante sua mão no lado esquerdo da câmera, então clique e segure no botão roxo. Novamente, deixe-o capturar pelo menos 30 imagens. Pronto: você ensinou o algoritmo a detectar sua mão: levante-a, e o site vai exibir o GIF de um cachorro; abaixe-a, e ele vai mostrar um gato.

Você pode ir além e ensinar o algoritmo a detectar sua mão direita: levante-a para a câmera, capture pelo menos 30 imagens, e pronto. Neste caso, o site vai mostrar o GIF de um coelho.

O Teachable Machine também pode reagir com sons. Por exemplo, você pode tocar uma “air guitar” e receber aplausos quando terminar.

O site explica que não faz reconhecimento facial, ou seja, ele não vai diferenciar seu rosto de outra pessoa — mas pode aprender a detectar rostos em geral. Ele também não vai adivinhar o nome de objetos, mas pode diferenciar entre uma maçã e uma banana, por exemplo (porque têm cores e formatos diferentes).

O reconhecimento de imagem é feito por uma rede neural, software inspirado pela forma como nosso cérebro funciona. Primeiro, cria-se um conjunto de “neurônios” que enviam mensagens um para o outro. Em seguida, essa rede recebe um treinamento: ela tenta resolver um problema em diversas iterações, fortalecendo as conexões que levam a resultados corretos.

Então, essa rede está pronta para resolver problemas por conta própria. O Teachable Machine usa a biblioteca de código aberto deeplearn.js, que permite rodar modelos de aprendizado de máquina localmente no navegador.

Eu testei o Teachable Machine em diversos navegadores. Ele teve o melhor desempenho no Chrome, o que é esperado, já que foi criado com ajuda do Google. O experimento funciona no Firefox, porém um pouco mais lento. Ele não rodou no Microsoft Edge; e não solicitou acesso à câmera no Opera — portanto não funcionou. Eu não tive problemas no Vivaldi.

É possível rodá-lo até mesmo no smartphone, mas a versão móvel é “altamente experimental” e vai consumir bastante bateria.

Experimente o Teachable Machine em teachablemachine.withgoogle.com. O que você achou?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ricardo Bahia
Meu LG B220 não tem câmera. Sou da turma do John McAfee.
João

Fala isso mas tem um celular android com câmera hmmmm

Joaomanoel
Fala isso mas tem um celular android com câmera hmmmm
tuneman
pois é, eu te pedi isso pois a IA verdadeira ainda não existe.
Dan
Ou negaria completamente a possibilidade de haver um designer inteligente criador, e proclamaria que qualquer coisa similar seria somente uma justificativa falha para sua existência, ao invés de buscar compreender o mundo mantendo as possibilidades em aberto.
Ligeiro
Sim, sua mãe é deus. Ela te fez e te criou.
Mano
Obviamente você não entendeu a questão.Na sua lógica,minha mãe é deus.
Ligeiro
Bem, teoricamente, se na lógica humana, "Deus" é o criador de tudo, então o criador da IA será seu Deus.
Programador Front-End
bom experimento. tem a galera que tem medo e tals, mas existem aplicações pequenas que redes neurais podem funcionar muito bem.
Molinex
O futuro esta "AI"... HA...
Mano
Eu posso ligar para o trabalho e inventar uma desculpa para não ir trabalhar,sem ninguém me dizer o que devo dizer.Lógico que eu,você e praticamente todos fomos programados de alguma forma.Quando a IA começar a criar sem comandos humanos,aí sim será IA.Mas aí é Matrix pura. Só para complementar.Fico pensando se quando realmente existir IA,se a primeira coisa que ela irá fazer será criar um deus para justificar a própria existência.
marcos_5000
Fiz funcionar no Opera. O problema é que quando clica em treinar ele só tira uma foto, o que não é suficiente. Então clique em treinar 30 vezes, que ele vai funcionar. Ah, nos outros ele tirou as fotos sem eu precisar forçar! haha
tuneman
defina "IA verdadeira"
Mano
Existe IA realmente? Isso tudo não seria apenas programação?
Ricardo Bahia
Vai... Ative a sua câmera mesmo. CIA e Skynet agradecerão.