Ultrastar Hs14

É difícil se acostumar com HDs depois que você começa a usar um SSD, mas eles continuam sendo muito importantes, especialmente em servidores. Ciente disso, a Western Digital anunciou um HD que oferece nada menos que 14 TB de capacidade: o Ultrastar Hs14, que será vendido com a marca da subsidiária HGST.

O dispositivo, de 3,5 polegadas, possui interface SATA de 6 Gb/s (gigabits por segundo) ou SAS de 12 Gb/s, 512 MB de buffer, 7.200 RPM e taxa de transferência de dados de até 233 MB/s (megabytes por segundo).

Em parte, a altíssima capacidade de armazenamento se deve à mais recente versão da tecnologia SMR (Shingled Magnetic Recording), que aumenta a densidade dos discos reduzindo o espaço entre as trilhas ao ponto de estas ficarem quase empilhadas, como telhas em um telhado.

A Western Digital destaca também a quarta geração da tecnologia HelioSeal, que permite que o interior da unidade seja preenchido com hélio. Esse gás tem menos densidade do que o ar, permitindo que os discos fiquem mais próximos entre si. Assim, cada unidade tem mais discos e, portanto, há mais capacidade de armazenamento.

Ultrastar Hs14

14 TB é um número deveras impressionante, mas que vem acompanhado de uma preocupação: se o HD der defeito, uma enormidade de dados será perdida. É um risco, de fato, mas a Western Digital frisa que o Ultrastar Hs14 foi desenvolvido para aplicações corporativas que, como tal, precisam ter um plano de contingência ou uma rotina programada de backup.

De todo modo, a companhia ressalta que o HD é capaz de trabalhar 24 horas por dia. O MTBF (indicador de confiabilidade que estima o período médio entre falhas; quanto mais horas, melhor) é de 2,5 milhões de horas e a garantia é de cinco anos.

De acordo com a Western Digital, alguns parceiros OEM já estão recebendo o Ultrastar Hs14 para testes. A companhia não informou preços, mas, com base no histórico de valores do portfólio da HGST, estima-se que o modelo custará cerca de US$ 650.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados