Início » Celular » Western Digital anuncia HD com 14 TB de capacidade

Western Digital anuncia HD com 14 TB de capacidade

Emerson Alecrim Por

É difícil se acostumar com HDs depois que você começa a usar um SSD, mas eles continuam sendo muito importantes, especialmente em servidores. Ciente disso, a Western Digital anunciou um HD que oferece nada menos que 14 TB de capacidade: o Ultrastar Hs14, que será vendido com a marca da subsidiária HGST.

Ultrastar Hs14

O dispositivo, de 3,5 polegadas, possui interface SATA de 6 Gb/s (gigabits por segundo) ou SAS de 12 Gb/s, 512 MB de buffer, 7.200 RPM e taxa de transferência de dados de até 233 MB/s (megabytes por segundo).

Em parte, a altíssima capacidade de armazenamento se deve à mais recente versão da tecnologia SMR (Shingled Magnetic Recording), que aumenta a densidade dos discos reduzindo o espaço entre as trilhas ao ponto de estas ficarem quase empilhadas, como telhas em um telhado.

A Western Digital destaca também a quarta geração da tecnologia HelioSeal, que permite que o interior da unidade seja preenchido com hélio. Esse gás tem menos densidade do que o ar, permitindo que os discos fiquem mais próximos entre si. Assim, cada unidade tem mais discos e, portanto, há mais capacidade de armazenamento.

Ultrastar Hs14

14 TB é um número deveras impressionante, mas que vem acompanhado de uma preocupação: se o HD der defeito, uma enormidade de dados será perdida. É um risco, de fato, mas a Western Digital frisa que o Ultrastar Hs14 foi desenvolvido para aplicações corporativas que, como tal, precisam ter um plano de contingência ou uma rotina programada de backup.

De todo modo, a companhia ressalta que o HD é capaz de trabalhar 24 horas por dia. O MTBF (indicador de confiabilidade que estima o período médio entre falhas; quanto mais horas, melhor) é de 2,5 milhões de horas e a garantia é de cinco anos.

De acordo com a Western Digital, alguns parceiros OEM já estão recebendo o Ultrastar Hs14 para testes. A companhia não informou preços, mas, com base no histórico de valores do portfólio da HGST, estima-se que o modelo custará cerca de US$ 650.

Mais sobre: , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

jacob
ainda bem que não consegue enviar gif.
Bruno
HGST é Western Digital
Roman Grishanov
Sobre nubank é babaquice, ele é perfeito mesmo, mas não precisa se gabar, pelo contrário, tem que é convidar todo mundo, tem esquema de convite. Ja telegram, bem. é superior mesmo mas infelizmente pouca gente usa, geral adora essa bosta de zap que nem consegue enviar gif.
Baidu feat MC Brinquedo
É que virou tipo uma... RELIGIÃO! Com o Nubank™ é tipo: Eu tenho e você não tem! Já a galera do Telegram gosta de se gabar dizendo que o mensageiro é muito superior ao zapi zaperson. Eu me divirto com essas novas categorias de fanboy.
Roman Grishanov
Qual é a piada de Nubank e Telegram? Acho que perdi alguma coisa hehe
Mario Junior ?????????
Você sabe quanto rende o FGTS? /s
Raistlin Majere
Espaço insuficiente para guardar meus p... digo, arquivos fiscais.
Arley Martins
Ahuahuauhhuauhauhuhauhaaaa. boa esse coment.
Cássio Amaral
Tenho tido mais sorte com os HDDs da HGST do que com Toshiba ou Sealixo. Tenho um Travelstar de 7200 RPM que está há 3 anos firme e forte no meu notebook que uso pra jogar, sem nenhuma falha no S.M.A.R.T.
Cássio Amaral
"Telegretes" huahuahuahuaaua
Baidu feat MC Brinquedo
Fale por você, pois eu adoro zuar os Tim Bestas™, Nubankers e Telegretes. Obs: Uso o Telegram e tenho Nubank.
Baidu feat MC Brinquedo
Faltou o Nubank™.
Baidu feat MC Brinquedo
Eu li FGTS duas vezes!
Gertrudes, a Lhama
E vice-versa.
tuneman
Xiaomi, Tim Beta e Telegram! A santissima trindade! hahaha
Mano
Vira o disco que já encheu!
raphaela1
Isso usando um Xiaomi
Rodrigo Sena
Melhor comentário!
Wellington Gabriel de Borba
Vou usar o meu Nubank ara comprar um desses e lotar ele com o meu TIM Beta e depois espalhar a notícia no Telegram.
Mario Junior ?????????
HGST é HGST!