Início » Internet » Esta é a nova marca do Dropbox

Esta é a nova marca do Dropbox

Cores vibrantes, fonte versátil e um novo propósito por trás do serviço de armazenamento na nuvem

Jean Prado Por

O Dropbox anunciou uma transformação de sua marca que promete ser mais flexível e usar mais cores. A intenção é criar um logotipo versátil que funciona bem em vários lugares diferentes.

Para mim, o novo logotipo está mais abstrato – se eu o encarar muito, começo a ver cinco losangos azuis posicionados em U. Segundo a empresa, ele ficou mais simples e limpo. Não percebeu a diferença? Veja a comparação abaixo:

(O novo logo é o de baixo.)

O Dropbox diz que essa é a maior mudança na marca em dez anos. Mas o que há por trás do novo conceito? O objetivo é se apresentar como mais que um lugar para armazenar arquivos. Nas palavras da empresa, o Dropbox é um "espaço de trabalho vivo que reúne times e ideias".

Também há toda uma ideologia por trás, explicada neste post. Basicamente, o posicionamento da empresa é trazer soluções que ajudem as pessoas a focar em um trabalho significativo, e não em um que só ocupa seu tempo. E é com essa marca que parece fora da caixa que o Dropbox quer se mostrar mais criativo.

Por isso, agora os designers da empresa têm mais liberdade para brincar com ilustrações, diferentes cores vibrantes e uma nova fonte bem versátil. Olha só:

"As cores podem ir do padrão azul do Dropbox para 'uau'. A mesma coisa com a tipografia, fotografia e ilustrações. Em uma campanha de marketing, conseguimos ir além para provocar e inspirar energia criativa", diz o site dropbox.design, que explica o conceito bem diferentão da marca.

Se você já acessou o Dropbox desde que a nova marca foi anunciada, percebeu que pouca coisa mudou. É assim mesmo: toda essa transformação deve ser mais visível em campanhas publicitárias e anúncios especiais em que a marca precisa "se apresentar" melhor. O que você achou da mudança?

Com informações: Windows Central.

Mais sobre:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Adriano Garcez
Exato. Pouca gente usa o Dropbox como armazenamento puro e simples, mas para edição "on the fly". O Google Drive tem o mesmo serviço, mas também acho que o Dropbox é melhor em fazer um ótimo serviço de maneira invisível.
Jack Silsan
Como numa curva de aprendizado. Faz sentido.
Lucas Santos
Um monte de ameba, representando a evolução de seus serviços.
Josiel Hen
parecem azulejos de uma cozinha, e um que esta sendo colocado errado.
Anderson
Faz uns quatro ou cinco anos que o deixei de lado, depois que descobri o Google Drive. Agora, até o Drive eu deixei de lado, justamente por causa do Google Fotos, apesar de o Drive ainda armazenar meus arquivos de outros formatos.
Anderson
Será um tipo de marketing reverso? Mudou do nada para porra nenhuma.
John Smith
Penso que depois que o logotipo antigo já estava amplamente difundido há anos, fica bem mais fácil "emplacar" a visualização de uma caixa pelo consumidor com esse novo logotipo simplificado...
Cássio Amaral
Droppedbox.
Caleb Enyawbruce
desculpem os designers, mas pra minha pouco apurada visão está a mesma coisa... so... NEXT!
João Paulo
Eu uso o Insync, de vez em quando eles liberam uma licença grátis
Matheus
essa caixa ficou uma bela bosta
Bacon
Ta bem melhor agora. A interface atual também melhorou bastante.
Keaton
O Google Photo não era free somente se tu aceitar armazenar as imagens comprimidas e reduzidas?
Pablo HP
Quando vi lembrei da estrela de israel.
Pablo HP
Tá bom viu, sei: ?
Pablo HP
Quando pesquisei sobre o Dropbox em 2014, ele era o melhor e com mais recursos. Hoje já não sei dizer, mas o Dropbox para empresas continua sendo um dos melhores com backup e restauração de qualquer arquivo deletado, mesmo que "acidentalmente".
leoleonardo85
Esse monte de cores me lembra o iniciar do Windows 8
Kodos Otros
ECA Sofrer é usar windows
Baidu feat MC Brinquedo
Instale o Windows e http://bit. ly/2y0owcL
Kodos Otros
Que vontade de consertar esse logo novo, jesus! Pronto, consertei: https://cfl.dropboxstatic.com/static/images/logo_catalog/[email protected]
Kodos Otros
Eu tenho usado o Insync, quebra o galho, mas é aquela coisa né, não é oficial...
Renan Birck Pinheiro
O problema é que acessar pelo Nautilus, ou por qualquer gerenciador de arquivos... bem, você fica atrelado a usar um gerenciador de arquivos X. Eu queria é poder montar Dropbox/Google Drive/etc... como se fossem uma partição.
Renan
vamos dançar kuduro
CaioAC
Nas décadas de 90 e 00 as diretrizes "padrão" para os logos era tudo 3D, degradê, textura. Atualmente tá esse lance de ser o mais simples e limpo possível (não que ache isso ruim).
Jose X.
o gnome tem acesso ao google drive pelo nautilus...talvez não seja aquela brastemp, mas pra mim é o suficiente ps. abandonei o dropbox (tinha uma conta paga) quando eles colocaram a criminosa de guerra condoleeza rice no conselho
Renan Birck Pinheiro
Eu. Enquanto a Google não tiver um cliente oficial do Drive pra Linux, vou ter que continuar com o Dropbox.
Cobalto
Ficou bonito.
Cobalto
Melhor marca.
Renan Maia Fernandes
Uso ele como complemento do Google Photos porque ele baixa e me dá uma cópia offline, também uso para arquivos diversos, mas pra esses acho que migrarei para o Drive.
Marsupial radical
Eu. Uso o Dropbox pra sincronizar meus projetos de música, samples e slices, e tudo mais. Deixo ele rodando sempre em segundo plano, inicia sozinho... nunca mais sequer abri ele pra ver se tava tudo ok (por que não preciso). É ainda o melhor sincronizador de segundo plano, na minha opinião.
Junior Santos ?
Esse tanto de cores me lembra a mudança (de cores e posições) que a Oi fez! https://uploads.disquscdn.com/images/63494c5659f2e4ed11f6602211d766eb4efa939cbc607672c8a99e74b1d2b361.png
C. Herrera
Tatuando aqui... para "provocar e inspirar energia criativa".
Jack Silsan
Foi a primeira coisa e notei hoje, quando abri o Dropbox. Achei genial: cinco quadrados idênticos posicionados para "ideogramizar" uma caixa aberta, sem precisar de uma caixa "literal" como era a marca anterior. Simples, elegante e eficiente. O branding não só foi mantido como acho que foi ampliado. Parabéns para os designers. https://media.tenor.com/images/1b91d4d450baed914cac1c80f6477258/tenor.gif
Jack Silsan
https://uploads.disquscdn.com/images/f5d923f259b31f2262a5aa9c6dfb687eefbbd9ce08670f36ef5e496273add91b.jpg
Helmut
Aquela imagem com todos os logos parece ter saído do catálogo de sweater do meu pai.
Douglas Souza Luz
uso só pra sincronizar meu htdocs entre o trabalho e o computador pessoal, já que ele permite acessar ele diretamente pelo apache.
Nathan
Google Photos + Google Drive for the win. Apesar de concordar com o comentário dizendo que o Photos é uma bagunça.
Ligeiro
nada acontece
Renan
A caixa caiu e amassou
Giancarlo
Sim. Muito bom
Arlindo Pereira
https://uploads.disquscdn.com/images/9b3fdd98fe04be586d86f1070f7483eeef59eab979cb81505e8b16e8602757ad.gif
Marcelo
Onedrive...pois acho o Fotos uma bagunça sem poder usar pastas...
raphaela1
Agora aqui virou o B9?
David
Ficou uma porcaria
Tom
Esse logo dá um treco no meu TOC.
Kabrok ?????????
Sim.
Vinícius
Alguém ainda usa o Dropbox? Google Photos é free e tem armazenamento ilimitado.
Mickey Sigrist
Nossa, realmente mudou pra caramba #sqn.
Luiz Henrique
"Nas palavras da empresa, o Dropbox é um “espaço de trabalho vivo que reúne times e ideias”" lenga-lenga Aproveita e tira o 'box' do nome, já que a marca nova nem se parece mais com uma caixa
Matheus Alexandre
Aiii que delícia cara
Rodrigo Nonato
Feijoada.
LessTech
Não gostei. Realmente os losangos ficam mais evidentes que a caixa. Preferia a logo anterior.