O que é SMS Classe 0?

Recurso funciona como um pop-up em smartphones; entenda para que serve o tipo de mensagem que aparece em tela cheia no celular

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 1 ano
SMS Classe 0 é um tipo de mensagem de alta prioridade que aparece em tela cheia no celular, como um pop-up. Ele existe justamente para casos emergências, sendo um padrão para que as autoridades emitam alertas sobre tempestades, incêndios e situações de emergência afins à população. Entretanto, é muito usado no mercado publicitário.
Definição de SMS Classe 0 (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Você já deve ter recebido aquela mensagem repentina que ocupa a tela inteira do celular. Com ou sem propaganda, o SMS Classe 0 pode ser recebido independente de operadora, fabricante do aparelho ou sistema operacional do telefone. Descubra tudo sobre o SMS Classe 0 e para que serve esse tipo de mensagem no celular a seguir.

Também conhecido como Flash SMS, é aquela mensagem que aparece em tela cheia no celular e não vai para a caixa de entrada. É como se fosse uma espécie de “pop-up” no seu telefone. Ao contrário do SMS habitual (SMS Classe 1), o SMS Classe 0 é efêmero.

A mensagem não fica salva no chip ou celular. Ao descartá-la, ela é perdida para sempre – a não ser, é claro, que você tire um screenshot do SMS.

Sua leitura também é quase obrigatória. Isso porque, para acessar a mensagem, o usuário não precisa interagir. O SMS Classe 0 simplesmente aparece na tela, geralmente com uma única opção: “Descartar”.

Em outras palavras: não dá para se esquivar da mensagem. E é justamente por isso que sua classe é zero, pois a sua prioridade é mais alta do que a mensagem de texto “normal” (SMS Classe 1).

SMS Classe 0
Exemplo de SMS Classe 0 (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

Mas por que tanta prioridade assim?

O SMS Classe 0 existe justamente para casos emergências. Esse é um padrão para que as autoridades emitam alertas sobre tempestades, incêndios e situações de emergência afins à população.

As operadoras também utilizam o Flash SMS para enviar alguns avisos importantes para clientes.

Ainda assim, o serviço não está blindado de práticas ruins que podem incomodar as pessoas.

Sua utilização mais popular é de mensagens publicitárias – até mesmo não solicitadas –, que são enviadas todos os dias para vários números de telefones diferentes.

Ou seja, é extremamente importante para informar algo de extrema urgência. Mas também pode ser usado para enviar anúncios e spam.

Bloquear totalmente o recebimento do SMS pode ser um risco.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre SMS na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados