Início » Negócios » Airbus quer fazer projeto de táxi voador decolar em 2018

Airbus quer fazer projeto de táxi voador decolar em 2018

CityAirbus é um veículo elétrico, autônomo e consegue levar quatro passageiros

Jean Prado Por

Parece que o mercado de táxis voadores está esquentando. Enquanto as autoridades de Dubai testam um drone autônomo que transporta passageiros, a Airbus também mostrou progresso em seu veículo similar – e ele pode começar a voar já em 2018.

Segundo a empresa, o teste em larga escala do CityAirbus, como chama o drone, foi bem-sucedido. O desempenho de cada hélice foi testado individualmente, assim como dos dois propulsores, motores elétricos e todos os sistemas que fazem o conjunto funcionar.

O CityAirbus marca vários pontos no bingo da modernidade: a aterrissagem e decolagem são feitas verticalmente, classificando-o como VTOL. Além disso, ele é autônomo, movido a energia elétrica, e leva até quatro passageiros com velocidade de cruzeiro de 120 km/h.

Com quatro hélices, o veículo é feito para viajar em curtas distâncias em espaços urbanos (e parece um drone gigante). Se você estiver atrasado para um voo ou compromisso, pode ir de táxi voador em vez de pedir um Uber, por exemplo.

No começo, a Airbus pretende deixar um piloto tomar conta do veículo para ganhar aceitação do público e não irritar as agências regulatórias. Mais para a frente, é esperado que o veículo já esteja liberado para voar sem precisar de ninguém.

Até agora, os testes com o drone foram todos no solo. A expectativa é que ele decole no ano que vem por controle remoto, para depois ser pilotado por um humano. Até 2023, a Airbus espera já oferecer o serviço completo para passageiros.

Com informações: Mashable.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caleb Enyawbruce
Muito bom. Pena que só em 2023. Mas a revolução mesmo, que eu espero, é a evolução disso: produtos que sejam pessoais, isto é, q vc possa financiar seu proprio "carro voador" e ser feliz. PS.: Acho que ter assistido Blade Runner elevou minhas expectativas :D
ʞǝʌǝɥs

ótimos alvos para tiro-ao-drone

Jose X.
ótimos alvos para tiro-ao-drone
Amoroso
Fico imaginado uma pessoa com algumas dezenas ou centenas de milhões de dólares na conta,com boa saúde e feliz,arriscando a vida nisso.Mas quem sou eu para recriminar a loucura dos outros. Detalhe: Esses táxis voadores assim como drones,perdem a estabilidade facilmente com rajadas mais fortes de vento.
Renan
A minha preocupação é com o barulho das hélices. Helicópteros fazem muito barulho e eu não estou falando do motor.
DumbSloth87
Ele não pilotado remotamente, a AI é interna, do próprio veículo. Teslas funcionam do mesmo jeito e ngm reclama.
DumbSloth87
Drone tbm é elétrico e não deixa de ser barulhento, mas esse Airbus é feito pra substituir os helicópteros, então sim, ele vai ser mais silencioso que a solução atual.
Trovalds
É elétrico. Boa parte do barulho dos motores "convencionais" se vai nessa.
Renan
Os centros urbanos já barulhentos ficarão ainda mais
Ricardo Bahia
Cara... E se rackearem a comunicação com esse veículo? Nem pensar em voar com um piloto robótico!
Diego Nascimento

Não tenho coragem nem dinheiro pra entrar num desse.

Diego
Não tenho coragem nem dinheiro pra entrar num desse.