Início » Celular » Uber tem permissão para gravar secretamente a tela do seu iPhone

Uber tem permissão para gravar secretamente a tela do seu iPhone

Código existe, mas não está sendo usado e vai ser removido, segundo o Uber

Jean Prado Por

Só em relação à privacidade, o Uber já coleciona várias polêmicas: o app continuava monitorando a sua localização depois da viagem e funcionários privilegiados conseguiam rastrear qualquer corrida em tempo real, em um sistema chamado God Mode.

Hoje, mais um item entra na lista: o especialista em segurança Will Strafach descobriu que o app do Uber consegue gravar a tela de um iPhone sem que o usuário saiba. O pior: para que um aplicativo com esse código passe pela App Store, a Apple precisa dar uma permissão especial. Sim, a mesma Apple que quase expulsou o Uber da sua loja de aplicativos.

Uber - smartphone

Ao ZDNet, o especialista em jailbreak Luca Todesco esclareceu a linha de código, bem sugestiva: com.apple.private.allow-explicit-graphics-priority. Ela dá permissões de escrita e leitura em uma parte da memória do iPhone que armazena dados do display – ou seja, registra tudo o que é mostrado para você.

Em nota enviada ao The Next Web, o Uber disse que essa permissão não conversa com nenhum outro recurso do aplicativo, então hoje não funciona mais. A empresa explicou que já usou o código para renderizar mapas no Apple Watch (o que economizaria bateria e processamento) e acabou não a removendo – mas vai fazer isso o mais rápido possível.

A resposta do Uber pode até colar. O problema é que deixar a permissão no app já representa um perigo por si só. Imagine se um código malicioso fosse inserido no aplicativo do Uber; um hacker teria acesso às telas de milhões de usuários sem ninguém perceber.

O mais estranho de tudo isso é pensar por qual motivo a Apple concedeu essa permissão logo para o Uber, que não tem um bom histórico com privacidade. Especialistas acreditam que o Uber é o único aplicativo de terceiro com essa linha de código. Eu, hein.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caleb Enyawbruce
Onde está o premio de "empresa mais suja do mundo" nessas horas? O Uber merece muito recebe-lo... (não estou tirando a culpa da Apple - veja meu comentário anterior - estou apenas citando um ponto específico)
Caleb Enyawbruce
Isso é gravissimo!!! A Apple praticamente liberou um backdoor para o Uber. Essa mesma empresa que supostamente brigou com o FBI e vive "latindo" aos 4 ventos que nunca quebraria sua propria segurança e bla, bla, bla... Parece que a máscara tá caindo...
David Marquardt
Calma não fui fanboy, não acredito no que o Uber falou, só isso :P
MalcriadoRJ ???
Nos users da Apple, todos metem o pau
Molinex
Vish, ridículo hein maça...
André Silva
Amigão, até entendo ser fanboy, mas a matéria já deixa claro: permissão dada pela Apple especificamente para o app do Uber, que era usada pelo iWatch. Não tem nada de Android não... Se tivesse o consultor teria divulgado. Apple comeu bola. Ponto. O questionamento deveria ser: será mesmo que a funcionalidade não está sendo utilizada?
Renan
Uma das justificativas da Apple pra cobrar mais pelos seus produtos é não lucrar em cima da privacidade dos usuários. E agora?
Renan Barbosa (RenanTurrm)
Guardar a localização? Já viramos estatística faz tempo, inocentes rsrs.
Diogo
Interessante. Logo a Apple que zela pela auditoria nos apps, deixou essa passar. Fosse o Android, todo mundo já tinha metido o pau no Google e tudo mais...
Tiago Faustino
Espero que Apple se pronuncie sobre isso. Em relação ao Uber não é surpresa. Agora a Apple que sempre prega e defende a privacidade vir com uma dessas...
David Marquardt
Não duvido que isso ainda apareça no Uber para Android e ainda funcione.
palatoqueimado
Tô mais interessado no posicionamento da Apple sobre essa polêmica do que do Uber.