Início » Telecomunicações » Cobertura 4G no Brasil chega a 3 mil municípios

Cobertura 4G no Brasil chega a 3 mil municípios

Ou 87,5% da população

Paulo Higa Por

Mais um milhar foi atingido com a expansão do 4G nas operadoras brasileiras. Em agosto, a cobertura da tecnologia chegou a 3.039 municípios, onde moram 87,5% da população. É quase o dobro das cidades atendidas no final de 2016, quando a rede móvel de quarta geração chegava a 1,5 mil municípios.

Os números são da Telebrasil, que também afirma que a cobertura de 4G cresceu cinco vezes nos últimos 12 meses. Isso significa que, somando todas as operadoras, a meta de implantação do 4G no Brasil foi ultrapassada (e muito): até o final de 2017, as empresas eram obrigadas a cobrir apenas 1.079 municípios. A única que não atingiu o número foi a Oi.

Em setembro, a TIM foi a líder em cobertura 4G, com 2.186 municípios atendidos, segundo a Teleco. Ela é seguida pela Vivo (1.762), Claro (1.251) e Oi (284). A Oi ainda não instalou 4G em novos municípios em 2017 e está longe de cumprir a meta; além disso, devido a uma dívida bilionária, a operadora foi a única das grandes que não participou do leilão de 700 MHz.

Algumas regiões do Brasil estão mais avançadas que outras na implantação do 4G. No estado de São Paulo, a tecnologia chega a 99,7% da população, enquanto no grupo formado por Rio de Janeiro e Espírito Santo, a cobertura é de 99,3%. No Norte, no entanto, apenas 42,7% dos municípios (onde moram 75,6% da população da região) recebem 4G.

Você já tem sinal de 4G na sua operadora?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luiz Carlos Rodrigues

Minha cidade não faz parte aqui nem uma operadora é 4G.

Josemar Santos
Alguém saberia informar se a Claro fornece LTE em Brasília na Freqüência de 1800Mhz?
Daniel
Tenho o mesmo problema aqui. Todas as operadoras pegam 2G/3G/4G, mas a TIM só pega 4G porque faz ransharing com a OI. Se eu precisar fazer uma ligação sou obrigado a sair de casa para conseguir sinal 3G.
Bruno Moraes

Moro em Duque de Caxias RJ ,e tem uma excelente cobertura 4g por onde eu vá.

Miguel Martins
aqui em Barbalha-CE temos 4G da Claro e da TIM. espero que daqui pro fim do ano a Vivo coloque. da Oi nem espero nada mais. kkkkk
Renan Barbosa
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
junio_tk2

Aqui na minha cidade, Valparaíso de Goiás a Tim pulou do 2g quase que pro 4g...
Eu ou fico em 4G ou em 2G... e as vezes a ligação não completa porque são poucas antenas 2g kkkk
Mas o Beta voa a 50mb

Júnio_Tk2 Andrade
Aqui na minha cidade, Valparaíso de Goiás a Tim pulou do 2g quase que pro 4g... Eu ou fico em 4G ou em 2G... e as vezes a ligação não completa porque são poucas antenas 2g kkkk Mas o Beta voa a 50mb
Gustavo
Acho que você não entendeu. Por favor, volte e leia o meu comentário novamente. Na cidade onde estou localizado, na RMBH, a cobertura 4G da TIM cobre (porcamente) somente 3 bairros, mas no geral, é informado que toda a cidade possui cobertura 4G. Estes 03 bairros cobertos não representam nem 10 % de toda a cidade, seja por território ou por habitantes. Nem na área central da cidade onde mora os mais abastados possui 4G. Agora, fará sentido se o mínimo que você menciona seja somente 10 % de uma localidade.
Vitor Mikaelson
Precisam de autorização da prefeitura que eu saiba, e dependendo não é tão fácil.
Vitor Mikaelson
Não, pois existe uma porcentagem minima. A questão é que é super fácil fazer isso em cidades pequenas com o 700mhz ou 1800mhz. Só colocar uma antena e já vai dar quase a cidade inteira (ou inteira mesmo)
Hudson Alves Vilela
Em Goiânia, realmente o 4G que vale a pena é o da Tim e o da Claro, Vivo é tão ruim quanto o 4G da Oi, principalmente no centro, alem de lento, oscila muito fica mais no 3G, do que no 4G.
Hudson Alves Vilela
Aqui em Quirinópolis/GO, tem 4G, da Tim e da Oi, Vivo 3G e Claro GSM, no que tange à velocidade o 4G da Tim tem velocidade em torno de 68 à 75 mbps, a Oi tem em média 28 à 35 mbps, espero que a Tim continue com essa velocidade, aí sim meu. Beta Lab, vai valer a pena.
Ms. Robertson

Aqui em BH onde moro tem 4G da TIM e há muito tempo pra onde quer que eu vá eu tenho 4G da TIM, incluindo Vivo e Claro mas da Oi so no meu bairro e alguns outros.

gladia
Aqui em BH onde moro tem 4G da TIM e há muito tempo pra onde quer que eu vá eu tenho 4G da TIM, incluindo Vivo e Claro mas da Oi so no meu bairro e alguns outros.
Exibir mais comentários