O Disqus descobriu que sofreu um vazamento de informações em 2012. Hackers conseguiram ter acesso à base de usuários do sistema de comentários, que possuía 17,5 milhões de contas. Os dados afetados incluem nomes de usuário, endereços de e-mail e hashes de senhas.

Quem descobriu o vazamento foi Troy Hunt, pesquisador de segurança e responsável pelo Have I Been Pwned, que mostra se alguma senha sua já vazou na internet (provavelmente já). Ele informou o Disqus sobre o problema na tarde de 5 de outubro; no dia seguinte, a empresa começou a avisar os usuários afetados por e-mail, pedindo que eles trocassem suas senhas.

A empresa admite que o banco de dados vazado tinha informações registradas entre 2007 e 2012, que incluem “endereços de e-mail, nomes de usuários do Disqus, datas de cadastro e data de último login em texto puro para 17,5 milhões de usuários”. Além disso, hashes de senhas em SHA1 de um terço dos usuários foram obtidos — o Disqus mudou a técnica de hash para bcrypt no final de 2012.

Não há evidências de que logins não autorizados tenham sido feitos por causa do ataque, mas o próprio Disqus recomenda que todos os usuários troquem suas senhas — inclusive em outros serviços, caso compartilhem a mesma combinação (SHAME ON YOU!). Além disso, como os endereços de e-mail estavam em texto puro, é provável que os usuários recebam mais spam.

Receba mais sobre Disqus na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados