Início » Segurança » Falso Adblock Plus ficou disponível na Chrome Store por vários dias

Falso Adblock Plus ficou disponível na Chrome Store por vários dias

Por
10/10/2017 às 11h03
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Se você instalou o Adblock Plus para Chrome nos últimos dias, convém conferir se está tudo certo: uma versão falsa da extensão ficou disponível na Chrome Web Store por vários dias. O Google já a removeu da loja, mas estima-se que a versão fraudulenta tenha tido pelo menos 37 mil downloads.

AdBlock Plus

O aviso sobre a extensão foi dado no Twitter por uma pessoa que se identifica como SwiftOnSecurity. Ao ser notificado, o Google prontamente fez a remoção, mas o descuido foi grande: a extensão ficou ali por bastante tempo e, como imitava com certa precisão a página verdadeira do Adblock Plus, pode ter enganado até usuários mais experientes.

De acordo com relatos de usuários que instalaram a extensão, o falso Adblock Plus não bloqueava anúncios. Em vez disso, fazia exatamente o contrário: enchia o navegador de publicidade invasiva. Algumas delas inclusive abriam abas ou janelas. Para piorar, não está descartada a hipótese de a extensão ter criado brechas para problemas de segurança mais sérios.

Não é a primeira vez que uma extensão falsa do Adblock Plus é encontrada na Chrome Web Store. Na verdade, o problema era relativamente comum em 2015, quando a procura por bloqueadores de anúncios cresceu exponencialmente. De lá para cá, o Google tratou de combater as extensões falsas com mais veemência, mas, como constatamos agora, uma ou outra continua passando.

Provavelmente, o Google só vai conseguir resolver o problema quando implementar um sistema de controle mais rigoroso na Chrome Web Store. No início do ano, a companhia havia prometido providências depois que uma falsa extensão com nome “Google Docs” fez usuários darem permissão para terceiros acessarem suas listas de contato no Gmail. Mas, pelo jeito, pouca coisa mudou desde então.

O Google ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Com informações: The Verge

Mais sobre: , ,
  • Marcogro®

    Adblock pirata…. KKKkkk

    É, a coisa não está fácil pra ninguém…

    • Quando for baixar algo por torrent cuidado: pode ser pirata.

      • Marcogro®

        Ô.

  • Rookie naz

    Falando em adblock, alguém tá tendo problema no YouTube??, no meu os anúncios em vídeo aparecem e sem a opção de pular depois dos 5 segundos.

    • Gil Alex

      faz um teste com ublock origin (não é pirata :v )

    • Tom

      Tambem tive esse problema com o ublock.

    • Renan

      Desde quando? Usei bastante ontem e não vi nenhum anúncio. De fábrica o AdBlock vem com “permitir propagandas não invasivas” ativado, o que talvez inclua o Youtube.

      • Rookie naz

        Foi na sexta e no sábado, já troquei de extensão vamos ver se melhora.

    • Pablo HP

      Gosto do Fair Adblock também. Deve ser o seu adblock com problema.

      Intervenção dia 14 de Novembro de 2017 – 14/11/2017 em Brasília.
      Pelo Brasil.
      Por favor, compartilhe:
      https://youtu.be/FrOe3depTTA

    • Gedson Junior

      Tem uns anúncios assim, eles devem pagar mais por não ter o botão de pular.

  • Trovalds

    O Google quem plantou esse na loja. Mais anúncios ao invés de menos. FoW.

  • Molinex

    Nem percebi…
    Acho que é porque eu não uso isso…

  • Josiel Hen

    serio, é muita pretensão, ou talvez burrice mesmo dessas pessoas que pensam ser possível uma utopia online na qual tudo e todo arquivo vai ser submetido a um rigoroso teste de integridade. Apenas não.

  • Louis

    Google sendo Google…