Início » Gadgets » Novo sensor da Samsung traz modo retrato sem precisar de duas câmeras

Novo sensor da Samsung traz modo retrato sem precisar de duas câmeras

Outro sensor anunciado acaba com a lombada nas câmeras dos smartphones

Por
11/10/2017 às 14h38
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Smartphones com câmera dupla estão na moda: neste ano, já vimos os novos iPhones, o Galaxy Note 8, Zenfone 4 e até o Moto G5S Plus com sensor adicional. Até agora, as duas câmeras eram necessárias para criar um efeito de profundidade com resultado satisfatório.

Graças a um novo chip da Samsung, isso pode mudar. A empresa apresentou dois novos sensores nesta quarta-feira (11), mas o destaque fica para o ISOCELL Fast 2L9, de 12 MP, que cria imagens com o efeito de profundidade sem precisar de uma segunda câmera. Isso é possível tecnologia Dual Pixel, em que cada pixel tem dois fotodíodos no lugar de um.

Sem complicar muito, isso significa que cada pixel da foto consegue ter dois registros de imagem e, consequentemente, distinguir melhor entre o fundo e a frente da foto. Essa tecnologia já é usada para foco automático e também foi implementada no Pixel 2 justamente para o modo retrato – o smartphone do Google não tem duas câmeras, mas possui o recurso.

Naturalmente, espera-se que o foco automático do novo sensor também seja mais rápido. Com apenas 1,28 micrômetro (contra 1,4 µm da geração anterior), a Samsung acredita que o chip deve se encaixar bem em celulares finos sem criar lombada na câmera.

Esse também é o foco de outro sensor anunciado pela Samsung, o ISOCELL Slim 2X7, que tem 24 MP e é o primeiro da categoria a ter o tamanho de pixel menor que 1,0 micrômetro – mais precisamente, 0,9 µm.

Mesmo pequeno, a Samsung promete que o 2X7 produza imagens com alta fidelidade de cor e menos ruído, além de melhores fotos no escuro graças a um algoritmo que combina quatro pixels vizinhos em um só para absorver mais luz.

Normalmente, sensores com tamanho de pixel menor também são mais baratos, então podemos ver mais smartphones intermediários com modo retrato. A Samsung diz que tanto o 2L9 quanto o 2X7 podem ser usados na câmera traseira ou na frontal.

  • Felipe Xavier

    graças a um algoritmo que combina quatro pixels vizinhos em um só.
    Criando uma imagem de 6 Mp?

    • Jefferson Daniel

      primeira coisa que pensei

  • O reconhecimento de figura e fundo no Pixel 2 é terrível. É muito melhor assumir as duas câmeras do que fazer isso.

    • Fabrício Jr.

      Não é o que os reviews americanos estão falando; Todos estão exaltando a qualidade das câmeras dos pixels, inclusive a função de portrait mode.

  • Bacon

    24mpx deveria ser o mínimo nos dias de hoje.
    Deveriam investir esses novos recursos em sensores maiores com um bom sistema de Supersampling.

    Só queria uma câmera de 48mpx, pixels em 0,9 µm, lentes 1.8 ou menos, estabilizador ótico de qualidade, com bom sistema de Supersampling.

    • Jhon

      Acho que pra 99% dos usuários isso só serviria pra dar o trabalho de ter que trocar para uma resolução menor pra economizar espaço. Acho que por isso não se investe em sensores com resolução maior.

    • Alexandre Roberto

      Usava um xperia S e um Z1 que realmente mandavam muito bem nas fotos eu baixava a resolução e mesmo assim, imprimia as mesmas com uma senhora qualidade. Usava 3 mp no z1 na maioria das fotos
      Hj no samsung J7, fotos de 9mp sao muito piores para impressao do que com os parcos 3mp que usava no z1.