A Microsoft vem tentando convencer a Sony a habilitar o crossplay em jogos do PlayStation 4, para que eles possam interagir com usuários do Xbox One. Infelizmente, parece que isso não vai acontecer tão cedo.

Phil Spencer, chefe do Xbox, diz ao GameSpot que a Sony considera esse isolamento do PS4 como uma forma de impulsionar as vendas, e “esse motivo [para bloquear o crossplay] não vai sumir”.

Foto por InspiredImages/Pixabay

A Sony vendeu 60,4 milhões de unidades do PlayStation 4 desde seu lançamento; estima-se que as vendas do Xbox One foram de 33 milhões.

Spencer não descarta a possibilidade de a Sony mudar de ideia, mas sabe que isso será bem difícil. “Nunca vou dizer que algo é uma causa perdida, mas acho que algumas das razões fundamentais e certos cenários — eles não vão sumir”.

Em junho, Jim Ryan, gerente de marketing do PlayStation, comentou a questão do crossplay ao Eurogamer: “infelizmente, essa é uma discussão comercial entre a nossa equipe e outras partes interessadas”.

De fato, não se trata de uma dificuldade técnica. Jeremy Dunham, vice-presidente da Psyonix — que desenvolve o Rocket League — disse à IGN em julho: “no momento, só precisamos da autorização da Sony para, em menos de um dia útil, ativar o crossplay… iria literalmente levar algumas horas para se propagar no mundo todo”.

Marcin Iwiński, CEO da CD Projekt, comentou sobre o jogo Gwent: The Witcher Card Game: “nós temos uma solução técnica para o PS4, e adoraríamos adicionar a plataforma da Sony ao crossplay no beta aberto. Tudo o que precisamos é da autorização da Sony”.

A Microsoft esperava ativar o crossplay com o PlayStation 4 em seu jogo Minecraft. Após a atualização Better Together, jogadores em diferentes plataformas — Xbox One, Windows 10, smartphone e realidade virtual — podem interagir entre si, acessando os mesmos servidores e conteúdo. O Nintendo Switch também será incluído.

Com informações: GameSpot, Ars Technica.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Douglas Custódio

Liberoooooooooou

Artur Fernandes S. F

Enquanto os jogadores do PS4 não se importarem com isso a Sony não irá liberar... assim que os jogadores se importarem com isso a Sony irá liberar.
Tecnicamente o crossplay não é uma coisa muito complexa mas existem diversas questões mercadológicas e acordos comerciais que necessitam de ser assinados e resolvidos, será que esses termos agradam a Sony?

salvio

Engraçado que na época do xbox 360 a Microsoft não quis crossplay com ps3 pq era líder de vendas agora que o ps4 vende mais esta querendo.

João Dragão8
temos que botar pressão na sony pra liberar o cross play entre o xbox one e ps4
Fabiano Campos

Que viagem cara. Até porque exclusivos são de gosto pessoal e o consumidor médio caga pra isso (so ver os mais vendidos de ambas plataformas e verá que apenas um dos exclusivos está lá entre o top10)

Fanboy do Master Race
PC é muito cômodo. Acho mais cômodo que o console. Compro games excelentes pagando 9 reais, sem precisar sair de casa. Posso comprar PARCELADO e baixo em poucas horas no HD. Bem prático. PC é melhor que One X também. Tenho um Ps4 e acho que ele compensa porque a Sony me dá exclusivos que não posso ter no PC. Horizon eu acho que bate TODOS os exclusivos do XBOX, por exemplo. Baita jogo. Embora os exclusivos do PC eu acho melhores que qualquer console. Não existe em console nenhum simulador de guerra como Arma 3, Rising Storm 2, Squad. E jogos como Escape from tarkov, táticos assim. Nem tem como um console reproduzir isso.... até pela limitação do controle perto de um TECLADO. Squad terá 100 players online num mapa gigante, o game está sendo produzido com ajuda de militares do exército americano. Console algum tem isto aqui: https://www.youtube.com/watch?v=MOBs_jkV7hE
Jefferson Gobbo
É fácil entender a Sony neste momento, a MS está para lançar um console extremamente poderoso com isso qualquer um que quiser um console para jogar com os amigos, independente da plataforma, vai acabar escolhendo o novo Xbox pelos recursos adicionais. A Sony perderia a liderança do mercado sem nem se dar conta do que aconteceu, a maioria dos jogadores não se prende a jogos exclusivos, os recursos 4K do novo Xbox pesariam muito a favor da MS na hora de escolher um novo console.....
Jefferson Gobbo
Falou uma baita merda hein parceiro, eu jogo Ark no XOne em server Cross play com PC ja tem facil 1 ano....
EmuManíaco
o que importa é o lucro e olha... quem tem chorado com prejuizo?
EmuManíaco
surra? surra e vender 15O milhoes e a concorrencia 2O. nao vender 4O e a concorrencia 21.
EmuManíaco
Amigo tempo e épocas diferentes. Geração passada ainda era pensada pra offline como priore e online era segundo plano. Tanto que boa parte da geração até venda de jogos via distribuição digital se tratava de titulos bem pequenos. A microsoft chegou a testar com Shadowrun em 2k7 mas não obteve uma experiencia interessante para epoca. Hoje os consoles ficam cem porcento do tempo online e a maioria dos jogos são pensadas pro online.
Baidu
Fanboys sonystas são o câncer da comunidade de jogos
Bruno

Não tem porque a Sony fazer isso, justamente porque um dos motivos que as pessoas compram um determinado console, é para jogar online com os amigos que possuem o mesmo console. Se o PS4 está vendendo mais, logo mais amigos tem o console e a venda só tende a crescer exponencialmente.

Bruno
Não tem porque a Sony fazer isso, justamente porque um dos motivos que as pessoas compram um determinado console, é para jogar online com os amigos que possuem o mesmo console. Se o PS4 está vendendo mais, logo mais amigos tem o console e a venda só tende a crescer exponencialmente.
Rubinho_Barrichello

Uma pessoa diferente estava no comando cara, não venha comparar com o agora.

Exibir mais comentários