Início » Negócios » Aeroporto de Dubai usa aquário virtual para analisar seu rosto

Aeroporto de Dubai usa aquário virtual para analisar seu rosto

São 80 câmeras escondidas que examinam sua face e íris enquanto você passa

Jean Prado Por

Reconhecimento facial voltou a ser moda. Em tempos de iPhone X, o aeroporto de Dubai mostrou seu novo aparato de segurança: um aquário virtual que analisa seu rosto para confirmar sua identidade.

A passagem parece um túnel e abriga 80 câmeras escondidas que examinam sua face e íris enquanto você passa. Não à toa se chama aquário virtual: as imagens de peixes ou paisagens estimulam que o passageiro olhe para os lados e movimente o rosto para refinar o reconhecimento.

Foto: Reprodução/The National.

Claro, todos vão ter que se registrar previamente em quiosques no aeroporto. Se a pessoa for procurada internacionalmente, um sinal vermelho avisará os funcionários que é hora de agir. Caso contrário, uma mensagem verde aparecerá no final do túnel desejando-a boa viagem.

Essa ideia ficou 18 meses em desenvolvimento pelas autoridades de Dubai para acelerar a checagem de segurança no aeroporto. De fato, é uma boa tática para evitar a formação daquelas filas excessivamente longas que fazem você morrer de medo de perder o voo.

Ainda mais no Aeroporto Internacional de Dubai, que é um dos mais cheios do mundo; em 2016, 83 milhões de passageiros passaram por lá. No mesmo período, 36 milhões de pessoas transitaram pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos, o mais movimentado do Brasil.

O aquário virtual está sendo desenvolvido em parceria com a companhia aérea estatal Emirates e tem previsão de ser instalado até agosto de 2018 no Terminal 3 do aeroporto. Até 2020, essa tecnologia deve ser implementada nos outros terminais.

Com informações: The National.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Usilene Da Silva
Você precisa de arrecadar dinheiro para custos de cuidados de saúde ou pagar dívidas ou em um estado de crise financeira? Deseja vender seu rim como opção. Estamos localizados na Índia, Turquia, Nigéria, EUA, Malásia, Reino Unido. Entre em contato conosco imediatamente para uma boa compra em nosso e-mail: [email protected] ou [email protected]
Otávio Scheeder
em curitiba o sistema, ao detectar o rosto de lula, começa a piscar e uma voz robótica alerta: Foi a Marisa, Foi a Marisa....
Gabriel Lecomte
Só discordo no que diz respeito ao reonhecimento facial ter "voltado a moda". Esse tipo de tecnologia tem sido usada já faz um tempo para passagem de fronteira nos aeroportos. O aeroporto de Lisboa, se não me engano, já faz isso há pelo menos uns 3 anos, usando os dados que estão armazenados no próprio passaporte, dispensando qualquer tipo de registro prévio no aeroporto.
PPKX XD ?????????
Em Guarulhos tem reconhecimento facial... na volta, pra pegar quem traz muitas bugigangas e avisar a alfândega se deve parar o cidadão ou não... a receita cruza IR, compras no cartão, compras de dólares e passa num algoritmo de aprendizagem de máquina....
Henrique Seraph
ao menos assim é mais útil