Aeroporto de Dubai usa aquário virtual para analisar seu rosto

São 80 câmeras escondidas que examinam sua face e íris enquanto você passa

Jean Prado
Por
• Atualizado há 1 semana
Foto: Reprodução/The National.

Reconhecimento facial voltou a ser moda. Em tempos de iPhone X, o aeroporto de Dubai mostrou seu novo aparato de segurança: um aquário virtual que analisa seu rosto para confirmar sua identidade.

A passagem parece um túnel e abriga 80 câmeras escondidas que examinam sua face e íris enquanto você passa. Não à toa se chama aquário virtual: as imagens de peixes ou paisagens estimulam que o passageiro olhe para os lados e movimente o rosto para refinar o reconhecimento.

Claro, todos vão ter que se registrar previamente em quiosques no aeroporto. Se a pessoa for procurada internacionalmente, um sinal vermelho avisará os funcionários que é hora de agir. Caso contrário, uma mensagem verde aparecerá no final do túnel desejando-a boa viagem.

Essa ideia ficou 18 meses em desenvolvimento pelas autoridades de Dubai para acelerar a checagem de segurança no aeroporto. De fato, é uma boa tática para evitar a formação daquelas filas excessivamente longas que fazem você morrer de medo de perder o voo.

Ainda mais no Aeroporto Internacional de Dubai, que é um dos mais cheios do mundo; em 2016, 83 milhões de passageiros passaram por lá. No mesmo período, 36 milhões de pessoas transitaram pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos, o mais movimentado do Brasil.

O aquário virtual está sendo desenvolvido em parceria com a companhia aérea estatal Emirates e tem previsão de ser instalado até agosto de 2018 no Terminal 3 do aeroporto. Até 2020, essa tecnologia deve ser implementada nos outros terminais.

Com informações: The National.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados