Início » Aplicativos e Software » Google Chrome ganha recursos de antivírus no Windows

Google Chrome ganha recursos de antivírus no Windows

Felipe Ventura Por

O Chrome venceu a guerra dos navegadores: com mais de 50% de participação, ele está à frente da concorrência tanto nos desktops como nos smartphones, segundo o StatCounter.

Por isso, ele se tornou um grande alvo para programas maliciosos ou apenas irritantes, como extensões que mudam seu buscador sem autorização. O Google está fazendo algo a respeito.

Foto por Leonardo Augusto Matsuda/Flickr

O Chrome para Windows recebeu três mudanças para ajudar usuários a se recuperar de infecções de software.

Algumas extensões podem alterar suas configurações — como o buscador padrão — sem o seu consentimento. Quando o navegador detecta isso, ele exibe uma caixa de diálogo sugerindo que você reverta a mudança:

"No último mês, esse recurso ajudou milhões de pessoas a reverter configurações indesejadas", escreve o Google. Também é possível redefinir suas configurações de perfil em chrome://settings/resetProfileSettings.

E no caso de programas (em vez de extensões) que mudam o comportamento do Chrome, exibindo pop-ups e anúncios indesejados? A versão para Windows consegue detectar isso:

Ele remove o software, desativa as extensões, e redefine algumas configurações para o padrão. Dependendo da situação, você terá que reiniciar o computador.

Como é que o Chrome detecta software malicioso? Bem, a versão para Windows possui uma ferramenta desenvolvida em parceria com a ESET, conhecida por seu antivírus. "Agora podemos detectar e remover mais softwares indesejados do que nunca", diz o Google. A empresa explica, no entanto, que esse recurso não substitui um antivírus completo — confira aqui as melhores opções para Windows.

O Facebook tem uma iniciativa semelhante. Há alguns anos, a rede social passou a recomendar ferramentas de graça da a F-Secure e Trend Micro quando detecta sinais de malware em um perfil — links estranhos ou mensagens com spam, por exemplo.

Com informações: Google.

Tecnocast 070 – É o fim da guerra dos browsers?

Em um passado muito distante (pelo menos em anos de internet), um dos passatempos preferidos dos aficionados por tecnologia era testar vários navegadores diferentes e torcer pela dominância do seu predileto. Navegador (assim como antivírus e sistema operacional) era como time de futebol: você escolhia um e o defendia até o fim.

Mas, segundo Andreas Gal (ex-CTO da Mozilla), esses tempos ficaram para trás. O Chrome não só venceu, como é bem possível que todos os seus concorrentes estejam mortos em dois ou três anos (menos o Safari). Será? Dá o play e vem com a gente!

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Diego Santos Rodrigues
Porque simplesmente não compra um pen drive e usa uma distro Linux em modo Live tá resolvido o problema
Keaton
Edge é ....Edge é meu Travou de novo. :I
Programador Front-End
Vivaldi
VolksW4GNER
Onde o navegador cheio de barras ocupava mais tela do que os sites.
Valentina
Esse parece ainda grande (a placa mãe que tenho é pequena, sem placa de vídeo, é até memória de notebook e uma micro ventoinha) mas como sugestão logo abaixo, no mesmo anuncio, apareceu umas dicas de Micro ATX com fonte que parecem legal. Agradeço mesmo!https://lista.mercadolivre....[A:fonte-micro-atx,B:0
Baidu feat MC Brinquedo
Eu uso um script que bloqueia o bloqueador de adblock.:)
JN Marcos
Opera, Edge, Firefox, Monument Browser...
JN Marcos
[OFF
Shrueak
"Guerra"
Islan Oliveira
Normalmente sim, mas às vezes se for um site que tô baixando algo, eu desativo, baixo o que quero e nunca mais volto.
Rodrigo Dias Javornik
Opera é o caminho. Opera é a salvação.
Marcus Araújo
Imaginando o Chrome bloqueando seu nome hahahahahSerá enfim o primeiro navegador anti-Baidu™?
Marcus Araújo
"Meu irmão também faz assim.Filhos e mulher dele baixam de tudo e ele nunca teve qualquer problema no notebook"Talvez seja essa a questão que diferencie a "paranóia", sempre tivemos em nossa família o costume de que notebook é algo tão pessoal quanto um smartphone ou uma carta. Ou seja, eu sei exatamente o que se passa em meu aparelho e educo para que os demais façam bom uso dos aparelhos deles, mas emprestar para mulher/filho/vizinho fazer o que quiser e baixar o que quiser? Só em caso de urgência e extrema necessidade.
Mailson
O chrome é meu navegador e memória me faltará.
Molinex
Mais uma ferramenta importante na luta diaria interminável, contra as pragas da internet...Ainda bem que desse mal eu não sofro
Wellington Gabriel de Borba
Só serve para pegar porcaria o Chrome. Nunca vou sair do meu Firefox.
Valentina
Eu também estranhei quando li, aí lembrei que com cerca de 1000 golpinhos você pode montar um desktop Celeron Dual Core com aquelas plaquinhas mini ITX (ou algo próximo disso) e um monitor 17 ou 18,5. O suficiente pra se ter um segundo PC de ~backup.Até ia montar um desses há um bom tempo atrás, só pra ficar de "PC para filmes e Netflix sempre ligado à televisão" (não tenho SmarTV e não gosto da limitação do software destas), mas aí apareceu o ChromeCast -- no fim acabei comprando umas peças e quero montar um mini pc, just for fun, aceito dicas de gabinetes pequenos e baratos hahahNo fim, se for pensar, é bem barato caso você ache que tem uma função pra esse segundo PC.
Marcus Araújo
Nem me lembre dessa época obscura da internet onde o IE dominava. Felizmente são águas passadas.
Marcus Araújo
Mas tem que ser muito paranóico (ou não ter noção nenhuma do funcionamento do sistema) para precisar de um notebook só para isso. Utilizo os meus para tudo sem nenhum problema, inclusive Internet Banking (embora utilize cada vez menos no computador em razão dos apps para smartphones, muito mais práticos). E sim, nunca tive problemas nas minhas contas bancárias, ao contrário de parentes que nunca utilizaram o Internet Banking na vida (mas foram vítimas de clonagem porque confiaram nos estabelecimentos).Enfim, pode ocorrer? Pode, mas tomo minhas precauções, não dou facilidade nem no PC, nem presencialmente.
Valentina
A guerra dos navegadores - HD e Legendado:https://www.youtube.com/wat...
Valentina
Meio que defendendo "de forma gratuita" o termo guerra dos navegadores, ele existiu com força na época de Internet Explorer VS Netscape. Quando a microsoft venceu essa guerra no final dos anos 2000, surgiram outros pra batalhar e o Chrome acabou vencendo.Link de documentário abaixo (pra não deixar no mesmo e, sei lá, bloquear o comentário hahah)
LekyChan
eu nem uso mais o PC para isso, faço tudo pelo app para android do meu banco
Toalhinha
Eu fiquei tão pistola uma vez que instalei o Opera e obriguei meu pai ao usa-lo. Só sei que resolveu.
Baidu feat MC Brinquedo
O Firefox é meu pastor e nada me faltará.Amém!
João
Pior era quando o IE era o mais usado, aí sim não dava para aceitar. Chrome é bom, pelo menos.
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Deve ser o usuario, tem vários sites que pedem para tirar o ublock e não te deixam navegar.
Seraph
"Google venceu a guerra" o fato de ser maioria não torna ele vencedor de uma guerra, fosse assim Samsung >>>>>>>>>>>>Gostei do novo recurso, era mais útil quando tinha o famoso HAO123 ou algo assim