Início » Celular » Samsung está pronta para fabricar chips de 8 nm

Samsung está pronta para fabricar chips de 8 nm

Paulo Higa Por

A miniaturização dos transistores não parou: a Samsung anunciou nesta quarta-feira (18) que seu processo de fabricação de chips FinFET de 8 nanômetros está pronto. E três meses antes do esperado: a expectativa da empresa era que a qualificação só acontecesse em 2018.

O processo se chama 8LPP (Low Power Plus). Ele é baseado na tecnologia de produção de chips de 10 nanômetros que já está sendo utilizada no Snapdragon 835 e no Exynos 8895, por isso, a Samsung afirma que a fabricação dos novos chips pode ser escalada rapidamente.

E o que isso significa na prática? Basicamente, os novos chips poderão consumir até 10% menos energia que os de 10 nm e ocupar um espaço até 10% menor — o que indica smartphones mais finos (não!) ou com baterias que durem mais (por favor!). Além disso, os processadores poderão ser adotados em servidores, máquinas de mineração de criptomoedas e outras aplicações de alto desempenho.

A Samsung confirma ao ZDNet que a Qualcomm vai utilizar a tecnologia de 8 nm da empresa, sem comentar detalhes (Snapdragon 845?). No futuro, a fabricante sul-coreana trabalhará em uma nova litografia de 7 nanômetros (!), com um processo baseado em radiação ultravioleta.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Dan
É lindo ver o nascimento de um novo fanboy!!
tuneman
Abraço, bom fim de semana!
Arthur Dantas

Verdade! Meu comentário foi no sentido de questionar o por quê das outras áreas de atuação da empresa não fazer este tipo de anúncio. Com o acontecimento do Galaxy note 8, espero que a Samsung tome uma posição diferenciada. abração!

Arthur Dantas
Não é ingênuo, só acho falha a falta de "divulgação". Quando o assunto é relacionado a processadores, ela anuncia que irá produzir a partir de 8nm o que acaba gerando um Hype, coisa que não vejo ela fazendo em outros setores, como por exemplo o anuncio do melhoramento de tal aspecto da tela, ou que irá modificar seu processo de produção para um determinado fim. para não ser desonesto me recordo da Samsung anunciar a implementação da matriz "pentile" nas suas telas, acho que começou no Galaxy note 3, que seria a utilização do pixel branco acrescido no padrão RGB, neste caso ela decidiu utilizar essa matriz e explicou o por quê de utilizar, e engraçado que hoje em dia nos comerciais de TV ela faz a propaganda justamente ao contrário, dizendo que as TVS 4k não tem pixel branco. Enfim meu comentário foi mais uma reflexão neste sentido. grande abraço!
Arthur Dantas
Ai sim um comentário decente. Bem é uma visão que compartilho com você(a evolução é necessária), entretanto eu tenho a visão que nós subutilizamos a tecnologia. O pior é que eu adorava o jogo da cobrinha... kkkk abração!
Arthur Dantas
Olá, não falei desta forma, apenas os meus desejos como consumidor, tá faltado interpretação ai hein?! Falei também das telas sistema Dex... minha crítica quanto ao que as pessoas jogam foi mais direcionada ao poder "desperdiçado" do processador. Não esta implícito nem explicito sua interpretação quanto ao meu comentário. Na verdade o mimimi começou com você. grande abraço.
Geraldo Lopes
Limitação de tamanho e principalmente, de consumo. Foi justamente no consumo que a Intel falhou miseravelmente com seus x86 mobile, que não conseguiam competir com os ARMs...
antônio
Pois é. Aplicações diferentes, resultados diferentes. Agora, se o ARM for pro desktop, fora de notebooks e computadores com baixo consumo de energia, é outra coisa. Só que eu duvido muito (até porque não existiria muita razão pra isso).
Mario Junior ?????????
Eu bem que suspeitei por causa do meme dos "os dois a 8km, qual é o mais rápido?", mas ainda caí. rsrsrs
Carlin
quantas empresas hoje, devem depender da Samsung para produzir seus aparelhos? Acho que na verdade, em um futuro não tão distante, quem esta disposto a oferecer aparato (fabricas) para produção é que abocanhara boa parte do mercado!
Matheus
foi uma piada.
Adimilson Sousa Almeida
A Samsung é foda, faz um ótimo processador e telas amoled imbatíveis
Mario Junior ?????????
A Intel não possui processadores de 8nm. Tem que ver o node entre outras coisas. Um exemplo são os 10nm do Snapdragon 835 que se assemelham muito com os 14nm LPE e LPP da Samsung: http://www.techinsights.com/about-techinsights/overview/blog/samsung-galaxy-s8-teardown/ Aqui tem uns comentários pertinentes sobre essa questão dos falsos nanômetros: https://www.reddit.com/r/hardware/comments/777pzb/samsung_8nm_finfet_lpp_process_technology_ready/
Mario Junior ?????????
"NÃÃÃOOOO cara naaaooo heeerpppp deerrrrppppp huuurrrr" É cada um...
Rodrigo Brim
Até onde sei, as telas da Samsung são as melhores. Até a Apple usa as telas dela. Acho ingênuo pensar que os caras não estão trabalhando em melhorias para as telas em paralelo.
Exibir mais comentários