Samsung está pronta para fabricar chips de 8 nm

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

A miniaturização dos transistores não parou: a Samsung anunciou nesta quarta-feira (18) que seu processo de fabricação de chips FinFET de 8 nanômetros está pronto. E três meses antes do esperado: a expectativa da empresa era que a qualificação só acontecesse em 2018.

O processo se chama 8LPP (Low Power Plus). Ele é baseado na tecnologia de produção de chips de 10 nanômetros que já está sendo utilizada no Snapdragon 835 e no Exynos 8895, por isso, a Samsung afirma que a fabricação dos novos chips pode ser escalada rapidamente.

E o que isso significa na prática? Basicamente, os novos chips poderão consumir até 10% menos energia que os de 10 nm e ocupar um espaço até 10% menor — o que indica smartphones mais finos (não!) ou com baterias que durem mais (por favor!). Além disso, os processadores poderão ser adotados em servidores, máquinas de mineração de criptomoedas e outras aplicações de alto desempenho.

A Samsung confirma ao ZDNet que a Qualcomm vai utilizar a tecnologia de 8 nm da empresa, sem comentar detalhes (Snapdragon 845?). No futuro, a fabricante sul-coreana trabalhará em uma nova litografia de 7 nanômetros (!), com um processo baseado em radiação ultravioleta.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados