Atualização do Windows 10 tem recurso anticheat

Ferramenta para desenvolvedores apareceu na documentação da Microsoft

Jean Prado
Por
• Atualizado há 6 dias

Nós já listamos as melhores novidades da nova atualização do Windows 10, mas tem uma que não é tão pública assim. Estou falando do TruePlay, recurso que evita que jogadores usem cheats para tirar vantagem dentro dos games.

Funciona assim: os desenvolvedores precisam incorporar o TruePlay em seus jogos. A ferramenta vai analisar quais comportamentos são recorrentes quando os jogadores estão trapaceando e gerar relatórios para o desenvolvedor, que deve validar essas informações para evitar falsos positivos.

Depois, o desenvolvedor escolhe o que fazer com os dados: quais seções serão protegidas com o TruePlay, exatamente? A Microsoft esclarece que não é a intenção bloquear o usuário logo quando ele abrir o jogo. Caso ele desative o TruePlay nas configurações, ainda poderá entrar no game, só não conseguirá jogar partidas multiplayer, por exemplo.

Por ora, o recurso se limita a jogos da Universal Windows Platform (UWP), que você encontra na Windows Store. Os detalhes técnicos do TruePlay podem ser vistos nesta página da Microsoft.

Com informações: The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados