O rover Curiosity vem explorando Marte há cinco anos, usando suas diversas câmeras para fotografar a superfície e procurar evidências de vida. Ele capturou tantas imagens que cientistas do Laboratório de Propulsão a Jato, da NASA, conseguiram criar um modelo 3D do planeta vermelho.

Agora, graças a um projeto do Google — chamado Access Mars — você pode explorar esse modelo 3D usando seu navegador web no computador ou smartphone.

Não tem muito segredo: basta ir em g.co/accessmars, clicar em Enter e sair clicando (ou tocando) para navegar. Há alguns pinos 3D com explicações adicionais em inglês, e também um mapa para você alternar entre diferentes pontos de interesse, como o local em que o Curiosity desceu em Marte.

A NASA explica que, graças a duas câmeras lado a lado no rover, foi possível reconstruir o terreno do planeta em 3D. No entanto, algumas áreas estão em preto e branco, porque o Curiosity usou apenas sua câmera de navegação para capturá-las.

Eu testei o Access Mars no desktop em diversos navegadores e, por algum motivo, o desempenho é melhor no Chrome que no Firefox, Opera e Microsoft Edge — mas ele funciona em todos.

No entanto, eu recomendo que você experimente o Access Mars no smartphone: é mais fácil explorar Marte porque você pode navegar movendo o dispositivo, ou usando o dedo. Além disso, ele tem suporte a headsets de realidade virtual. Na verdade, o Google está usando aqui a tecnologia WebVR, que não exige plugins adicionais.

Com informações: Google, SlashGear.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

DumbSloth87
Eu pensei que já estaria integrado à última atualização do Google Maps. Quando lançou eu cliquei em Marte e fiquei meio decepcionado de não ver o "little yellow guy" embaixo dos botões de zoom.
Juan de Souza
hahahaha
Renan
Assim que fundirem com Minecraft, você mesmo monta sua colônia no planeta
Carlos Pacheco
Acho que tem alguma conspiração entre a Microsoft, a Google e o governo dos Estados Unidos. A Curiosity aparece como objeto 3D no Windows 10, agora você controla ela no "maps" e o Kaspersky é denunciado como sendo um AV espião russo (que roda em Windows/Android). É uma nova ordem mundial!! https://uploads.disquscdn.com/images/297436dd7dd24f204a5522a0e5e5c5d2bb7db061ab97b312491129a94c3afe9b.png
Henrique Seraph
ala quem precisa da NASA se eu já investigo marte pelo navegador