Início » Celular » Google começa a liberar Instant Apps para Android

Google começa a liberar Instant Apps para Android

Emerson Alecrim Por

A Play Store está passando por algumas mudanças. Uma delas inclui a chegada oficial de um recurso anunciado há um ano e meio: o Instant Apps. A nova função vai permitir que você teste aplicativos antes de efetivamente instalá-los no Android. Para isso, na página do app, basta clicar em "Testar agora" (ou em "Try it Now").

Como funciona? Basicamente, os desenvolvedores dividem o aplicativo em pequenos pedaços funcionais e os disponibilizam em uma página. Quando o usuário a acessa, essas pequenas amostras funcionam ali mesmo, ainda que parcialmente. Se gostar, a pessoa terá a opção de baixar e instalar o app pelas vias convencionais.

Instant Apps

Mas há algumas limitações importantes. Para começar, o número de aplicativos compatíveis com o Instant Apps ainda é bem baixo. Entre eles estão o Skyscanner (para busca de hotéis e voos), NYTimes Crosswords (palavras cruzadas e quebra-cabeças) e um da Red Bull TV (com conteúdo esportivo). Espera-se que mais apps ganhem compatibilidade, é claro. As instruções para os desenvolvedores estão disponíveis aqui.

Outra limitação diz respeito à disponibilidade. O Instant Apps vem sendo testado há algum tempo e, de acordo com o Google, já funciona em mais de 500 milhões de aparelhos. Apesar disso, o recurso ainda não aparece em todas as contas compatíveis (embora isso deva mudar a partir de agora).

Instant Apps

Para ativar (ou desativar) o Instant Apps rapidamente, caso seu smartphone seja compatível, basta acessar as configurações do Android, entrar em Google e habilitar a opção Aplicações Instantâneas. Os aplicativos testados recentemente serão listados ali.

Além do botão "Testar agora", que começa a aparecer com mais frequência, a Google Play Store está recebendo um visual renovado, que promete mais organização. As novidades estão sendo liberadas progressivamente.

Com informações: TechCrunch, The Verge

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Erick
O meu aparece isso tbm, mas a opção do Instante apps nem aparece nas configurações do Google, até aparece nas confira Play store, mas quando Clico diz que a Play store parou de funcionar
Marlon Mattos
Eu estou precisando disso logo logo! E tanto tempo q perco pra ver como é o app, mas no final é uma bosta!
Corvo
Os PWA´s já estão aí, só falta mesmo são os desenvolvedores meterem as caras. Sugiro dois: Enviar mensagens para um número do WA sem precisar cadastrar na agenda: https://whatsnumber.ideias.pw Comparativo rápido de preço entre produtos com quantidade diferente: https://balancadigital.ideias.pw
Raphael
Vira e mexe pego o celular e tá lá "instalando instant apps..." sendo que já desativei a opção nas configurações google. Última vez foi ontem. ¯_(?)_/¯
JASPION™ ?
Podem fechar os comentários... já temos um vencedor. ?????
Renan
O botão de testar o Baidu é o mesmo que instala e nunca mais sai
JASPION™ ?
Ainda não sabemos
Felipe Kautzmann
Ansioso por ver essas 'stores' com a chegada das PWAs
Henrique Seraph
E um filtro melhorado, quando rola também?
Weller Santibanez
A google poderia obrigar os apps que atualizarem ou entrarem na loja ter esse recurso.
Emanuel Schott
Nem só por isso. As vezes instalamos um aplicativo pra usar só uma unica vez e esquecemos de desinstalar.
Baidu feat MC Brinquedo
si fo bom do mas estrela ?????
MaTSuBaBR ??????????
Muito bom esse tipo de função! Testar antes de instalar é simplesmente PERFEITO! Só precisa de mais apps aderirem a esse formato!