Início » Computador Legislação » EUA querem banir notebooks em bagagens despachadas no mundo inteiro

EUA querem banir notebooks em bagagens despachadas no mundo inteiro

Eles podem causar incêndios no compartimento de bagagens e até a "perda da aeronave"

Por
1 ano atrás

É sempre uma boa ideia levar itens de alto valor, incluindo seu notebook, na bagagem de mão, já que a probabilidade de algo errado acontecer é reduzida drasticamente. Mas não é proibido despachá-lo. Até agora: a Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos quer proibir dispositivos eletrônicos grandes na bagagem despachada para evitar incêndios nas aeronaves.

O risco está nas baterias de íons de lítio que equipam os eletrônicos. A FAA afirma que realizou testes para descobrir o que acontece quando uma bateria de notebook superaquece estando próxima a um spray de aerosol, um item relativamente comum em bagagens despachadas: isso pode gerar uma explosão que desabilita o sistema de contenção de incêndio, causando a “perda da aeronave”.

Isso é meio assustador

No teste mais crítico, uma lata de shampoo seco perto de um notebook causou um incêndio que cresceu rapidamente e, em apenas 40 segundos, resultou na explosão da embalagem de aerosol. Como o fogo se alastrou em pouco tempo, os sistemas automáticos da aeronave não seriam capazes de extinguir o incêndio antes que algo pior acontecesse, como afirma o Washington Post.

Outros testes foram conduzidos com materiais potencialmente inflamáveis, como removedor de esmalte, desinfetante para mãos e álcool. Eles não chegaram a explodir, mas também causaram grandes incêndios que poderiam fazer um belo estrago no compartimento de bagagens. Segundo a FAA, nós só não vemos muitos casos de incêndio porque a maioria das pessoas já leva seus eletrônicos para a cabine.

Por isso, a FAA enviou o alerta para a Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) das Nações Unidas, que é responsável por definir os padrões globais de segurança na aviação. O banimento, que é apoiado pela Airbus e pela agência europeia de aviação, será discutido nesta e na próxima semana em Montreal, no Canadá — os países membros também precisam concordar com a proposta para que ela seja aprovada.

Sendo aprovada ou não, sério: não deixe seus eletrônicos na bagagem despachada. Não é possível que você seja tão desapegado assim.

Mais sobre: , ,