Google investiga relatos sobre problemas na tela OLED do Pixel 2 XL

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 1 semana

Este mês, o Google anunciou dois novos smartphones: o Pixel 2 usa um painel AMOLED da Samsung, enquanto o Pixel 2 XL tem um display P-OLED da LG. Algumas pessoas notaram um problema de imagem no modelo maior, que o Google está “investigando ativamente”.

Alex Dobie, do Android Central, usou o Pixel 2 XL durante apenas uma semana e percebeu que os botões Voltar/Home/Multitarefa deixam um contorno na parte inferior da tela P-OLED.

O que está acontecendo aqui? Há duas possibilidades: uma delas é o burn-in, quando uma parte da tela fica com um “fantasma” após exibir a mesma imagem por muito tempo — como a barra de navegação ou o relógio. Isso geralmente afeta painéis OLED, e leva alguns meses para aparecer.

Outra possibilidade é a retenção de imagem, ou “ghosting”. Isso geralmente acontece em painéis LCD, e pode ocorrer com qualquer elemento visual (como botões ou ícones) se ele permanecer estático por um bom tempo. Felizmente, trata-se de algo temporário, que desaparece sozinho após pouco tempo.

Em comunicado, o Google diz:

A tela do Pixel 2 XL foi projetada com uma avançada tecnologia P-OLED, incluindo resolução QHD+, ampla gama de cores, e alta taxa de contraste para cores e renderizações naturais e bonitas. Nós passamos todos os nossos produtos por extensos testes de qualidade antes do lançamento e na fabricação de cada unidade. Nós estamos investigando ativamente esse relato.

O Pixel 2 XL também sofreu outras críticas por causa da tela: suas cores são pouco vibrantes, algo que o Google promete resolver em uma atualização futura. Além disso, é possível notar uma tonalidade azul quando você visualiza a tela em um ângulo suficientemente grande.

No Galaxy S8, o botão virtual Home se move para evitar burn-in na tela. O Pixel 2, com tela fabricada pela Samsung, parece não ter problemas de retenção de imagem.

Com informações: Android Central, The Verge, Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados