Nubank finalmente vira um bank

Conta bancária digital NuConta é o próximo passo do Nubank no Brasil

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 7 meses
Nubank

Finalmente: três anos depois de iniciar suas operações no país, o Nubank está se tornando um banco. A empresa anunciou nesta terça-feira (24) que passará a oferecer a NuConta, um serviço de conta digital, em complemento aos cartões de crédito que já emite.

“Com cartão de crédito só conseguimos mudar uma pequena porcentagem dos problemas financeiros no Brasil”, diz David Vélez, CEO do Nubank. Segundo ele, mais de 60 milhões de brasileiros ainda não têm uma conta bancária. Com o novo produto, a empresa quer atingir até 100% da população do país no médio prazo.

A ideia da NuConta é descomplicar os processos de abertura de conta, transferências de recursos e investimentos. Quem já possui um cartão de crédito do Nubank precisará apenas de um toque e “menos de dez segundos” para abrir sua conta, de acordo com a empresa. O código do banco é 260, como o Tecnoblog adiantou com exclusividade na semana passada.

As transferências de recursos poderão ser feitas em tempo real entre os clientes da NuConta, de forma ilimitada e sem custos; elas serão facilitadas por meio de um QR Code no aplicativo do Nubank. TEDs para outros bancos também serão gratuitas. Além disso, o dinheiro depositado na conta digital renderá todo dia útil, com uma taxa “bem maior do que a poupança e a maioria das opções de CDBs presentes no mercado”.

Há algumas ausências importantes, no entanto. Inicialmente, não será possível fazer agendamentos de transferências ou pagamento de boletos. Também não há como sacar o dinheiro por meio de cartão de débito em um caixa eletrônico (!), porque “não é garantido que as pessoas realmente precisam disso”, segundo Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank. Os saques pelo cartão de crédito continuam disponíveis, de acordo com o limite aprovado.

Por isso, a NuConta não é literalmente uma “conta corrente”, mas uma “conta de pagamento”. A fintech explica: “De acordo com a regulação vigente do Banco Central, para essa modalidade, o dinheiro depositado fica separado do patrimônio do Nubank e só pode ser usado para aplicações em Títulos Públicos Federais. […] Por isso, a NuConta é classificada como uma aplicação de baixo risco”.

A abertura de contas será liberada nas próximas semanas, em fase de testes, inicialmente para clientes já existentes do cartão de crédito. A expectativa é que a novidade seja lançada para todos os usuários no primeiro trimestre de 2018.

Receba mais sobre Nubank na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados