A tecnologia iDEN é praticamente uma marca registrada da Nextel: ela existe no Brasil desde que a empresa iniciou suas operações por aqui, em 1997. Mas o rádio acabou sendo deixado para trás com a migração para dados móveis, e a operadora decidiu desativar todas as redes iDEN no país em 31 de março de 2018.

A Nextel enviou um comunicado aos clientes afirmando que “o surgimento de novas tecnologias fez com que o serviço [de rádio] perdesse a atratividade perante os usuários e os provedores de insumos”. Por isso, a empresa vai migrar seus assinantes que (ainda) estão no rádio para a rede GSM, com 3G e 4G.

Loja Nextel

O iDEN esbarra na disponibilidade de smartphones compatíveis com a rede: trata-se de uma tecnologia proprietária da Motorola, e nem mesmo a fabricante está produzindo novos aparelhos no Brasil. Diz a Nextel: “Devido ao baixo estoque de novos equipamentos disponíveis no mercado, a única forma de continuarmos a oferecê-los aos nossos clientes é por meio de recondicionamento”.

Por isso, uma das soluções que a Nextel encontrou para disponibilizar o serviço de “rádio” em smartphones comuns foi o aplicativo PRIP, que permite enviar mensagens de voz e fazer chamadas ilimitadas, inclusive em grupo — na prática, é uma espécie de WhatsApp da Nextel. O aplicativo continuará disponível para os clientes da operadora.

O curioso é que os números de telefone devem mudar com a transição: como o rádio da Nextel se enquadrava na categoria de Serviço Móvel Especializado (SME), os clientes não ganharam o nono dígito, que valia apenas para o Serviço Móvel Pessoal (SMP).

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Celso

Foi mancada minha ter esquecido de colocar as aspas no meia-dúzia.
Mas creio que você tenha entendido onde eu quis chegar, e ainda reitero o que eu disse meses atrás.

Engraçado que, numa pesquisa rápida, não foi bem esse o número que vi da Nextel, ao menos, em 2017 (e pelo menos, aqui no Brasil).
Segundo a Anatel, ela tinha pouco mais de 2 milhões e meio de clientes, que não chegava nem perto dos quase 74 milhões de clientes da Vivo.

Ou o teu número corresponde ao total de clientes da operadora em todos os países onde ela atua, ou o teu número está desatualizado, ou o teu número está meio equivocado.

Yago G. Oliveira

Reitero novamente, a Nextel ainda possui plano caríssimos e limitados. Vai ver se não tivessem usado 3g em massa se hoje eles não já teriam um bom número. Inclusive nos últimos meses, ela tem tido um aumento justamente por conta disso. Largar eixo rio-sao Paulo porque isso tá saturado demais. Fizeram investimento no país inteiro, inclusive aqui no Piauí, e limitam o Happy em 16 DDDs, pelo amor de Deus, que raio de administração é essa?
Olha o site e seleciona outros estados, a página desaparece. Estão caindo porque querem.

Yago G. Oliveira

A 9 meses atrás não tinha..rs

Davi Sperandio

Tem sim cara. Ele se chama Nextel Happy.

Davi Sperandio

Cara a tecnologia iden era uma outra modalidade de serviço. Eles nao tinham aquela burocracia toda de: Renda mínima de 2.400 e etc sem sentido. O iden não suportava uma rede grande de clientes, por isso eles limitavam as vendas. Eles aproveitaram essa fragilidade dessa limitação e criaram esse serviço "Premium". Fui cliente do iden por 8 anos nos 3 primeiros anos a qualidade era ótima mas nos ultúlti anos em que se vendia em massa o iden o rádio tava um lixo. A decisão de matar o iden não e falência mas sim evolução pq a atual rede 4g deles é a melhor que usei na vida.

Davi Sperandio

A Nextel tem 9,8 milhões de clientes e eu também sou essa meia dúzia citada.

Celso
Que adianta, se é só você e mais meia-dúzia que ainda usa os serviços dela?!
Henrique Perdigão Batistela
cara a Nextel ganhou o premiu pelo 3 ano consecutivo como melhor operadora do brasil, eu tenho a 5 anos o 4g deles, alem de barato é ótimo raramente fico sem sinal.
Marcio Oliveira

Cara muito obrigado pela resposta....
Então como consultar com wual operadora está meu Nextel acrescido do 9??? Pelo que já pesquisei e liguei não existe.... tem possibilidade de saber a quem pertence??? A Anatel devia dar preferência aos proprietários dos números e só acrescer o o não é mesmo....???

evefavretto

Não, por que provavelmente já existe um número com nono dígito ocupando essa numeração. Mas significa que a Nextel não pode onerar(causar despesa, cobrar, etc) o cliente pela transição. E duvido que a Anatel vá autorizar adição simples de nono dígito por que deve ter muitas faixas de números, pelo menos nos DDDs de SP e RJ que entram em conflito.

Marcio Oliveira

Amigo... desculpe a ignorância... mais o que exatamente quer dizer isso????
A Nextel pode pegar um tel iden iniciado por 78.... e mudar pra 3g colocando o 9 antes????
Entendi isso mesmo???
Valeu...

Celso
Se continuar nesse ritmo, vai acabar antes da Oi, pelo jeito.
Luiz Claudio Eudes Corrêa
Somente a Sprint usa essa banda nos EUA, compraram a Nextel US basicamente só pra poder usar a banda já que não conseguiam outras freqüências pra expandir o LTE deles na época.
David Diniz
A anatel disse que se a nextel quiser explorar o serviço terá que comprar uma nova licença 4G(inclusive saiu uma matéria) logo eu suponho que as licenças iden vão ser extintas e devem comprar essa B28 que era da Oi e explorar o 4G em 700MHz aonde já é possível instalar. Sobre a B26 eu fiz uma pesquisa rápida uns dias atrás e nenhum país usa essa banda.
Luiz Claudio Eudes Corrêa
A nextel é mais barata ou tem o mesmo preço das outras operadoras, eles só não tem pré-pago o que é bom pois cada cliente na rede está pagando por ela. Assim não tem o risco de aobrecarregarem a rede com clientes que só recebem chamadas e usam outra operadora pra discar. A nextel pode não ter o 3G/4G mais rápido, porém é o mais estável independente de lugar ou horário
Exibir mais comentários