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É o fim da linha para o Kinect

Felipe Ventura Por

O Kinect foi anunciado em 2010 — ainda sob o codinome “Project Natal” — e parecia revolucionário, transformando seu corpo em um controle para jogos. Ele começou como um sucesso de vendas, mas ficou esquecido nos últimos anos.

Agora, dois executivos da Microsoft confirmam ao Fast Co Design que a fabricação do acessório foi encerrada. Alex Kipman, criador do Kinect, e Matthew Lapsen, gerente-geral de marketing do Xbox, explicam que o estoque nas varejistas não será mais reposto.

Kinect 2.0

No entanto, a tecnologia por trás do Kinect segue viva. A versão 4 de seu sensor é usada no HoloLens, headset de realidade mista: ela tem campo de visão de 120 graus (contra 50 graus no modelo original), e consome 1,5 W de energia. E a versão 5 já está em desenvolvimento.

O Kinect foi a base para a Microsoft desenvolver a assistente de voz Cortana, já que ele atende a comandos de voz; e também o sistema de identificação biométrica do Windows Hello, que quer reduzir nossa dependência de senhas.

Há pelo menos um ano, havia fortes sinais de que o Kinect estava praticamente morto. Sim, ele vendeu cerca de 35 milhões de unidades desde sua estreia em 2010, mas tudo começou a desandar com o Xbox One. Inicialmente, a Microsoft planejava torná-lo obrigatório para usar o console. Após inúmeras críticas, ela voltou atrás.

Xbox One

O Kinect chegou a fazer parte do kit básico do Xbox One. Mas em 2014, o console passou a ser oferecido de forma avulsa a um preço US$ 100 menor, aumentando as vendas — e concorrendo melhor com o PlayStation 4.

Desde então, nem mesmo a Microsoft lançou jogos para o acessório. Em 2016, tivemos poucos títulos compatíveis, incluindo Just Dance 2017, Kung-Fu for Kinect, Boom Ball 2 e Fru.

A Microsoft continuará dando suporte para os atuais donos do Kinect, mas o futuro de seu SDK — usado para “hackear” o acessório e dar outras finalidades para ele — ainda está incerto.

“A fabricação do Kinect para o Xbox One terminou, mas não é o fim da jornada para a tecnologia”, disse um porta-voz da empresa ao TechCrunch. “O Kinect continua a encantar dezenas de milhões de donos do Xbox, e suas inovações seguem vivas no Xbox One, Windows 10, Cortana, Windows Holographic e em tecnologias futuras.”

Curiosamente, agora é a Apple que tenta levar a tecnologia do Kinect para um público mais amplo, através do Face ID. Ela adquiriu a PrimeSense, que ajudou a criar o acessório da Microsoft, em 2013. O iPhone X tem um projetor que coloca 30 mil pontos invisíveis no seu rosto; e uma câmera infravermelho para fazer o reconhecimento facial.

Com informações: Fast Co Design, TechCrunch, The Verge.

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Elcobos
Vc tá certo. My bad :/ "On Wii and PlayStation 3, to get a star, you just have to copy the hand movements while on Kinect, you have to copy the moves with your body. This is because que on Wii and PlayStation 3, the moves done with the left hand not give points since you can only hold the Wii Remote or the PS Move controller in your right hand. Actually this is the only (at least clear) nerfing of Kinect points, due to collegues Kinect sometimes scores many more moves than other consoles. However, this is not the case for all routines."
Matheus Salvalagio
Não mano, não fui irônico, eu falei sério kkkkkkk É surreal amarrar um monte de aparelho no corpo só pra jogar. Agora, sobre só pegar o movimento da mão direita, CÊ TÁ ZUANDO!! :O Porque quando eu via o pessoal jogando Just Dance, quem mexia só os braços não ia bem. O movimento das pernas contavam também. Aliás, considerava até o movimento do quadril. Sei não hein, eu acho que pega mais do que só o movimento da mão direita.
Caleb Enyawbruce
Acho que são produtos totalmente diferentes, com aplicações totalmente diferentes. Na área do comércio é inviável pedir para todos pan consumidores usarem uma parafernália na cabeça. Por isso falei do estranhamento do fim da versão Windows.
Elcobos
Sei que vc foi irônico, mas o Just Dance sempre pegou só os movimentos da mão direita, em qualquer plataforma.
Programador Front-End
acho que eles poderiam deixar o software open source, e esperar pra ver o que acontece na apple. Vai que a tecnologia da uma revivida no mercado.
Programador Front-End
o negócio agora é VR
@Sckillfer

Não vai ter mais just dance pro Xone? Sony vai ser a única com "Kinect"?

https://uploads.disquscdn.c...

Sckillfer
Não vai ter mais just dance pro Xone? Sony vai ser a única com "Kinect"? https://uploads.disquscdn.com/images/cab2488e0eaf6c68c05cb7f27c1a40d12449c4fbfa534cff87cedc75e41d1e6b.png
Caleb Enyawbruce
Estranho... Abandonaram a versão Windows também? Tinha várias empresas fazendo testes com ele (em aplicações comerciais, nada a ver com games).
Caleb Enyawbruce
que experiencia horrível deve ser
leoleonardo85
Agora o Kinect do meu ONE e do meu 360 tem que virar relíquia pra eu vender caro (não vai acontecer)
Bruno Amorim
Uma pena. Algo com tanto potencial e foi pouco explorado. Em festas de amigos e familia é bem legal o Kinect Sports e Just Dance
Thiago
eu não disse que era confortável .. disse que era possível :D
Daniel R. Pinheiro
"Com um smartphone na mão" Pense como é bom dançar segurando um celular. É uma maravilha...
Anakin
Acho que o mesmo nível de diversão você encontra se fosse sensores de movimento no controle, igual o wii mote, mesmo que você diga "ah, mas só pega o movimento de uma mão" sim, mas se diverte da mesma forma. O que matou o kinect mesmo foi a falta de jogos legais, investir nele por causa de 2 jogos é complicado.
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