Carros e ônibus elétricos estão ocupando as ruas aos poucos, mas não pense que os caminhões foram esquecidos: a Daimler AG aproveitou a edição 2017 da Tokyo Motor Show para apresentar o E-Fuso Vision One, caminhão totalmente elétrico que transporta 11 toneladas e percorre distâncias de até 350 quilômetros com uma única carga completa de bateria.

E-Fuso Vision One

O modelo está sob responsabilidade da divisão Mitsubishi Fuso Truck and Bus e pesa 23,36 toneladas. De acordo com a Daimler, as 11 toneladas de capacidade de carga estão apenas 1,8 tonelada abaixo da capacidade de um caminhão equivalente, mas com motor a diesel.

Para tanto, o E-Fuso Vision One foi equipado com uma bateria de 300 kWh — para efeitos de comparação, os carros da linha Tesla Model S têm baterias com até 100 kWh de capacidade. Como dá para perceber, é um caminhão adequado para médias distâncias. Trechos longos exigirão que o veículo seja recarregado durante o trajeto.

Não há previsão de lançamento do E-Fuso Vision One, afinal, o veículo é um conceito e precisa de uma infraestrutura adequada para rodar. Mas, com relação ao último ponto, a Daimler indica que o Japão e alguns países da Europa estarão aptos para suportar esse tipo de operação em poucos anos.

De todo modo, a Daimler já tem um caminhão elétrico disponível comercialmente: o eCanter, que aparece ao lado do E-Fuso Vision One nas imagens de divulgação. O veículo tem visual mais convencional, digamos assim, possui autonomia de até 120 quilômetros e pode transportar cerca de três toneladas de carga.

E-Fuso Vision One e eCanter

E-Fuso Vision One e eCanter

Pela autonomia e capacidade de carga, fica claro que o eCanter é destinado a rotas urbanas ou trajetos entre cidades próximas. As primeiras unidades do modelo já foram entregues para clientes norte-americanos, japoneses e europeus, incluindo a Yamato Transport (maior empresa de logística do Japão) e a UPS.

Esse é um segmento que deve ganhar bastante fôlego nos próximos meses. Só para dar alguns exemplos recentes, a Cummins revelou um conceito de caminhão elétrico em agosto. Já a Tesla deve apresentar o seu primeiro veículo do tipo na metade de novembro — o caminhão deveria ter sido anunciado neste mês, mas a companhia decidiu atrasar o evento em algumas semanas.