Início » Carros » Elon Musk mostra túnel subterrâneo para transportar carros a até 200 km/h

Elon Musk mostra túnel subterrâneo para transportar carros a até 200 km/h

Por
30/10/2017 às 11h35
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

No final do ano passado, quando Elon Musk disse que iria construir túneis subterrâneos para resolver congestionamentos, isso parecia uma brincadeira. Agora, o bilionário está mostrando seu túnel de testes em Los Angeles — e este é apenas o começo.

Falamos por aqui sobre o objetivo da Boring Company: basicamente criar um sistema rápido de metrô para carros, transportando-os em trenós elétricos a até 200 km/h.

A empresa adquiriu uma tuneladora (também conhecida como tatuzão) e começou a escavar no estacionamento da sede da SpaceX em Hawthorne, Califórnia. Em agosto, ela obteve uma licença para construir um túnel de testes em Los Angeles com 3 km de extensão.

No sábado (28), Musk compartilhou a primeira imagem de seu túnel subterrâneo em LA. Ele tem 150 m de extensão e está equipado com trilhos e outros equipamentos.

O empresário avisa no Twitter que o túnel deve atingir 3 km de extensão “em três a quatro meses”. Este será o trajeto:

O objetivo é conectar a rodovia interestadual 405 ao aeroporto internacional de Los Angeles, e depois chegar até a rodovia 101 em cerca de um ano. Como nota o Electrek, isso envolve escavar mais de 20 km, o que é bastante.

A ideia é criar uma rede de túneis embaixo da cidade, usando um elevador para levar os carros até os trilhos elétricos, e então transportá-los a até 200 km/h para seu destino. E graças a vagões especiais, o sistema também poderia levar pessoas e bicicletas.

Não é tarefa fácil obter aprovação de órgãos regulatórios, ou conseguir bilhões de dólares em financiamento para tirar esse projeto do papel. Ainda assim, a Boring Company está avançando: ela obteve autorização para construir um túnel de 16 km no estado americano de Maryland. Ele fará parte do hyperloop para transportar pessoas entre Nova York e Washington, D.C.

Com informações: Electrek, The Next Web, Mashable.

  • Vejo um excelente projeto!
    Mas demanda investimentos altíssimos para um sistema funcionando perfeitamente e com grande capacidade! É difícil, mas não impossível! Na torcida pra dar certo!

  • Senhor Bean

    Pode ser questão de costume, mas acho que eu me sentiria muito desconfortável viajando tão rápido num túnel, dentro de um carro e sem nenhum controle. Pelo menos me senti assim vendo o vídeo.

    • Daniel Teixeira

      Qual a diferença entre isso e ser um passageiro em todos os outros meios de transporte?

      • Trovalds

        Num trem ou metrô, que se assemelhariam em velocidade, você tem proteção pra evitar a sensação de movimentação rápida, como pressurização parcial ou total da cabine. Já automóveis em sua maioria não foram projetados pra atingir velocidades acima de 200km/h. Vai haver um desconforto dentro do veículo.

      • Senhor Bean

        Eu me sinto muito desconfortável no banco do passageiro num carro acima de uns 120, não me sinto da mesma forma quando estou no controle. Mas só estou supondo mesmo.

  • Arthur Soares

    Vamos tirar o congestionamento das ruas e coloca-los nas filas para entrar no túnel.

    • Júlio Vasel

      carros autônomos ficariam responsáveis por fazer esse gerenciamento. sem filas e todo mundo feliz

  • Adriano Northingan

    Se la achei meio inútil, tipo tem que usar esse carrinhos de transporte não sei de isso vai ajudar muito

  • Daniel

    A ideia é boa, fico imaginando como seria uma perseguição policial aí dentro…. rs!

    • Matheus Souza

      Ou aquela famosa cena:
      “Siga aquele taxi no vagão!”

  • Mickey Sigrist

    Elon Musk incansável.

  • Cortana ✔

    Não tem como, a Terra é plana como uma pizza.

  • Max Giudice

    Maravilhoso !