Início » Celular » A única divisão da Sony que perdeu dinheiro foi a de smartphones

A única divisão da Sony que perdeu dinheiro foi a de smartphones

O dinheiro do mercado de smartphones continua na mão de poucos

Paulo Higa Por

A Sony divulgou seu relatório financeiro nesta terça-feira (31) e parece ir muito bem, obrigado: a empresa fechou o segundo trimestre fiscal (encerrado em setembro) com US$ 18,25 bilhões de receita e US$ 1,15 bilhão de lucro líquido, o melhor resultado em anos. Todas as divisões estão dando dinheiro para a companhia… menos a de smartphones.

A divisão de smartphones da Sony chegou a ter lucro no ano passado, mas o resultado havia sido influenciado especialmente por uma variação cambial do iene. Além disso, a receita da japonesa diminuiu, já que a empresa passou a focar em produtos com valor mais alto, que são lucrativos, mas vendem menos.

No segundo trimestre fiscal, tudo aconteceu como manda o roteiro: a divisão de PlayStation foi a que realmente sustentou a empresa, com 4,2 milhões de consoles vendidos; os sensores de câmeras, que estão presentes em flagships de outras marcas, renderam US$ 436,6 milhões; e o negócio de entretenimento decolou, graças à parceria com a Marvel. Enquanto isso, a divisão de celulares perdeu US$ 22,1 milhões.

Não é um prejuízo tão grande quanto o da LG Mobile, que registrou perda de US$ 331 milhões, mas temos que considerar que a Sony Mobile é uma empresa bem menor — os números exatos para o trimestre mais recente não foram divulgados, mas a coreana vendeu 13,7 milhões no último trimestre, enquanto a Sony vendeu 14,6 milhões no ano passado inteiro.

Ainda assim, é mais uma notícia que demonstra como o dinheiro da indústria de smartphones fica concentrado na mão de poucas empresas — mais especificamente, na Apple e na Samsung.

No ano passado, a Apple chegou a ter mais de 100% do lucro (!) do mercado de smartphones — isso é possível porque os prejuízos das outras empresas são considerados na soma. O relatório mais recente indicava que a divisão de lucros ficava em 79,2% para a Apple, 14,6% para a Samsung e as migalhas para as gigantes chinesas Huawei, Oppo e Vivo.

Não está fácil para (quase) ninguém.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Icaro Souza
Bordas grandes
phsodre
Com as várias tecnologias que a própria Sony fornece às concorrentes, é um tanto estranho que eles vendam aparelhos a valores tão elevados, entregando bem menos em recursos. Pq sinceramente, oq o Android puro tem hj, já existia na maioria dos modificados. A diferença é que qnd isso é feito diretamente no Ecossistema funciona muito melhor. Acredito que a preferência por manter só oq já existia foi um grande agravante, a marca não acompanhou as tendências, mesmo tendo sempre focado em desempenho e ótimas câmeras. É normal que mesmo entregando ótimos flagships, eles acabem não caindo mais no gosto tanto do público qnt da crítica por entregar menos do que é esperado de um flagship. Afinal, esse é um nicho que não vive só de desempenho!
ludiaz
"mas não tem diferenciais como a samsung e apple (status, nesse caso)" Você diz que as duas tem diferenciais: "como samsung e apple" E coloca entre parênteses: "(status, nesse caso)". Se a samsung tem algum diferencial que não é status, na sua escrita esse diferencial deveria vir a frente do nome da mesma. Caso contrário, você está tecnicamente se referindo as duas. Favor escrever corretamente. Grato.
Igor Lana
A UI da sony foi a melhor que já usei até agr, fluída, simples e bem feita. Mas realmente Sony ta incomprável.
Igor Lana
Me referia à apple, favor interpretar o texto corretamente Grato
Allison Barros
Pois é, sofria com isso :/ Celular com spces sensacionais e não aguentava ficar com o Snapchat aberto por 2 minutos :(
Victor Serrão
Tive que comprar um telefone novo mês passado, e tentei considerar os Sony. Desbloqueio com digital só no flagship a 3,5K. Parei por aí. Continuei na Motorola.
ludiaz
Status com samsung... Sério mesmo?!?!?
Lucas Henrique
XZ P que foi
Lucas Henrique
Depois da uma olhada.Fico puto que a mídia ignora total. O Iphone 8 perdeu também. Principalmente em velocidade das paginas no navegador. Acho os Xperias lindos tb
Augusto Rodrigues
Não vi o speed test mas cara, meu mi 6 é extremamente rápido tem uma câmera muito boa e me custou 1700, para ter esse xz eu teria q desembolsar no mínimo uns 1000 reais a mais, eu gostaria de ter um XZ Premium pq eu acho o design dele lindo e muito elegante( pode ver que toda propaganda em que há gente bem vestida eles estão usando um xperia), esse meu xiaomi aqui acho feião, mas fazer oq pelo menos o preço é justo, uma pena
Lucas Henrique
Como não? Vc ja viu o Speed Test do XZ Premium? Não vi ninguém ganhar dele em velocidade.
Augusto Rodrigues
Caralho tá igual eu kkk, tive um xperia zq, um z1 e um z3+, mas chega, não rola pagar um rim para ter um aparelho que não se destaca em nada em relação aos outros, hoje estou com um Mi 6 da xaiomi e paguei o preço que paguei no meu z3+ a dois anos atrás, só sinto falta do design e da UI da Sony q pra mim é melhor q essa Miui
Lucas Henrique
Uma pena que o XZ Premium, o Smartphone mais rápido do mundo, ninguém liga
Maicon Bruisma
Com valores altos, abaixo da concorrência em questão de features e novidades, design igual desde 2013, histórico de problemas como superaquecimento e câmeras dando problema (igual exatamente agora com o Android 8 lançado cru) e lançando intermediários sem leitor de digitais, não teria como ser diferente.
Tamires Sousa
Tive 3 xperias seguidos, era "fã" da marca, mas na atualidade a feiura e o alto preço me fez migrar para xiaomi, mas poderia ter ido p uma Asus, Samsung ou Motorola. Imagino q igual a mim está maioria dos ex "fãs"
David Diniz
Parem com esse complô contra o reviewman o Higa!
Henrique Seraph
eh.... Não.
Jose X.
isso...além de servir de marketing institucional
Douglas Souza Luz
Verdade! Graças ao tecnoblog o windows mobile morreu também! Onde isso vai parar?
Igor Lana
Gostava do meu Z3, mas realmente ele fritava sem motivo. Num dia quente fui abrir a câmera e ela fechou do nada
Igor Lana
Realmente um sonho as TVs da sony, mas sempre custam o dobro das da sammy sem tem tantos atrativos assim. Questão de som, comprei um da sony, e cara, que som, os sammys não chegam nem perto. Posso botar o volume no talo (são 1800W), que não chia nem distorce, me surpreendeu mto.
Igor Lana
Atrativos a sony tem, mas não tem diferenciais como a samsung e apple (status, nesse caso)
Caio Pimentel
A Sony eventualmente vai abrir mão desse mercado. É mais vantajoso que permaneça de fora apenas lucrando com os sensores que ela fornece e continuar investindo nessa linha, já que ela conta com produtos de alta tecnologia para a fotografia profissional com a própria linha de câmeras mirrorless - sem contar que os sensores das câmeras da Nikon são da Sony também.
joao silva
As vezes pode dar prejuízo,porém pode ser interessante no contexto geral.Pois pode dar sinergia com as outras divisões,caso no tivesse divisão mobile,outras divisões poderia perde.
Igor Silva
fazendo todo ano a mesma coisa faz um bom tempo fica tenso ter lucro com smartphones... sony ta igual a lg nesse ponto.
Ed. Blake
"já que a empresa passou a focar em produtos com valor mais alto" - Só valor mesmo. Nenhuma justificativa válida para entregar menos que a concorrência (Samsung/Apple, que são as únicas que deram lucro) pelo mesmo valor. É como se a Toyota resolvesse vender o Corolla pelo mesmo preço de um Lamborghini somente alegando que ele agora é um produto premium, mesmo sem qualquer atrativo que o torne digno de competir com os produtos da sua faixa de preço.
MacielLucas
Nunca tive e nem pretendo ter um Xperia mil nomes.
Daniel
Nenhuma novidade! Sony e LG estão caindo em descrédito no mercado mobile.
Marcus Araújo
Bom, quem está falando de empresas ao redor do planeta é você. Estou falando de consumidores mesmo.
Marcus Araújo
Esse é o ponto. Os produtos não são exatamente ruins, mas a preferência já não é por um produto Sony a muito tempo. Quase todo segmento há um concorrente melhor que a Sony.
Cobalto
Se eles começarem a colocar preço dentro da realidade do mercado (não tô nem pedindo pra mudar nada nos aparelhos) talvez melhorasse. Pelo menos aqui em bananópolis.
Programador Front-End
Tem o Homem Aranha também po
tuneman
Eles deveriam adotar Windows 10.
Allison Barros
Pior que esse aí era bom mesmo
tuneman
Só por que você não acha atrativo não quer dizer que outras empresas ao redor do planeta também achem.
Paul
Eles arrasam nas TVs tbm. E em áudio tbm(MiniSystem e fones de ouvidos profissionais). PS: Se bem que a nas TVs, a Samsung deve estar liderando há um bom tempo já.
Marcus Araújo
O que ainda é surpreendente porque, exceto o PlayStation e os sensores de câmeras para as outras fabricantes, a Sony já não é mais atrativa e realmente competitiva em nenhuma outra área.
Tom
O ZQ foi o ultimo smartphone da Sony bem feito, e com preço dentro da realidade.
Tom
Bem, nem precisa explicar o porque.
Paul
ALGUÉM AQUI ESTÁ SURPRESO? PS: Sim, tudo em Caps pq sim! Kkkk
Allison Barros
Só faz torradeira tbm! Tive um Z3 e um Z3+, tive que me desfazer rapidamente de ambos, como usava muito, o celular fervia e a bateria ia pro saco ultra rápido
Gertrudes, a Lhama
Concordo. TB quer derrubar a Sony!
leoleonardo85
Culpa dos reviews do Tecnoblog