Início » Internet » Um bug no Google Docs bloqueava documentos por “violarem” termos de serviço

Um bug no Google Docs bloqueava documentos por “violarem” termos de serviço

Por
2 anos atrás

Você está trabalhando em um documento inofensivo no Google Docs quando, de repente, o arquivo é bloqueado por violar os termos de serviço. Poderia ser um caso (meio assustador) de análise em tempo real de tudo o que é escrito na plataforma, mas é apenas um bug do Google mesmo.

Usuários de todo o mundo reclamaram na tarde desta terça-feira (31) que foram impedidos de acessar seus próprios documentos no Google Docs com a mensagem de erro: “Desculpe-nos. Você não pode acessar este item porque ele está violando nossos Termos de Serviço”.

Boa parte dos relatos vem de jornalistas, sendo que os assuntos são os mais diversos possíveis: uma delas estava escrevendo uma história sobre crimes florestais; outro trabalhava em um artigo sobre partidos políticos pós-socialistas na Europa Ocidental.

No Brasil, o analista de comunicação Rafael Rigues conta ao Tecnoblog que escrevia um texto de duas páginas sobre o marketing de um produto — o documento estava compartilhado com um colega de trabalho. Repentinamente, o arquivo sumiu da pasta do colega e o Google sinalizou o documento como “abuso”. Ainda é possível acessar o texto, mas não compartilhá-lo.

O Google diz ao The Verge que “investiga relatos de um problema no Google Docs”.

Atualização em 01/11: o Google resolveu o problema, e enviou um comunicado à imprensa com mais detalhes; ele segue abaixo na íntegra.

Implementamos um código que marcava incorretamente uma pequena porcentagem de documentos no Google Docs como abusivos, fazendo-os serem bloqueados automaticamente. Já liberamos uma correção, e todos os usuários devem ter acesso total a seus documentos.

Proteger os usuários de vírus, malwares e outros conteúdos abusivos é fundamental para a segurança do usuário. Pedimos desculpas pela interrupção; vamos implementar processos para evitar que isso aconteça novamente.

Mais sobre: ,