Início » Gadgets Mobile » Será mais fácil parear dispositivos Bluetooth com smartphones Android

Será mais fácil parear dispositivos Bluetooth com smartphones Android

Por
37 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Parear um fone de ouvido Bluetooth com o Android não é uma experiência 100% conveniente: você pressiona um botão no dispositivo, seleciona-o nas configurações do smartphone, e torce que tudo corra bem.

O Google quer mudar isso com o Fast Pair: basta aproximar o fone de ouvido, e o smartphone vai detectá-lo automaticamente e fazer o pareamento com um toque. É bem semelhante ao que a Apple implementou em seus AirPods.

Funciona assim: com o Bluetooth ativado, o Android vai escanear transmissões BLE (Bluetooth Low Energy) nas proximidades e descobrir um dispositivo com Fast Pair.

O sistema consulta os servidores do Google para obter o nome e a imagem do produto, e até mesmo o app correspondente (se houver). Você recebe uma notificação para parear o dispositivo; basta tocar nela, e pronto.

O Fast Pair funciona nas versões Marshmallow 6.0 e superiores; elas estão presentes em 50% dos dispositivos Android. Isso também requer o Play Services 11.7+, que está sendo distribuído aos usuários.

Infelizmente, o dispositivo também precisa ser compatível com Fast Pair. No momento, ele está presente apenas nos Google Pixel Buds, Libratone Q Adapt e Plantronics Voyager 8200.

Ainda assim, este é um passo importante para facilitar o pareamento de dispositivos Bluetooth, à medida que as fabricantes removem a entrada tradicional para fones de ouvido — como o próprio Google fez com a linha Pixel 2.

Com informações: Google, Mashable.