Nossos parlamentares querem regulamentar os apps de transporte em todo o Brasil. O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 28/2017 foi votado esta semana em caráter de urgência, e deixou Uber, Cabify e 99 bem preocupadas.
Do jeito que estava, o projeto aumentava a burocracia para os motoristas: eles precisariam usar placa vermelha no carro, e obter autorização da prefeitura para operar. Ou seja, eles seriam muito semelhantes a um táxi.
O Congresso recebeu 825 mil assinaturas contra esse projeto. E o CEO do Uber, Dara Khosrowshahi, precisou vir ao Brasil para convencer os senadores a mudar o PLC 28/2017 — o que felizmente aconteceu.
O Senado retirou a obrigatoriedade da placa vermelha, e dispensou a regra exigindo que o motorista fosse dono do veículo. Além disso, não será necessário obter autorização da prefeitura para atuar em apps de transporte. O texto-base foi aprovado por 46 votos a 10.
Khosrowshahi disse ao Estadão: “não somos contra a regulamentação. Regulamentar serviços como o Uber é algo totalmente apropriado”.
No entanto, o CEO pediu aos senadores que removessem essas regras, porque seriam muito caras e burocráticas para os 500 mil motoristas que operam no Uber. O Brasil é o segundo maior mercado global da empresa.
Outras regras, no entanto, permanecem. O motorista terá que se inscrever no INSS, e só poderá se cadastrar nos serviços se tiver CNH de categoria B ou superior, informando no documento que exerce atividade remunerada.
Como sofreu modificações, o PLC 28/2017 voltará à Câmara dos Deputados para mais uma votação, e depois seguirá para sanção do presidente Michel Temer.
Em um novo estudo, divulgado horas antes da votação no Senado, o órgão antitruste CADE disse que apps como Uber, Cabify e 99 aumentaram a concorrência e melhoraram o mercado para o transporte individual de passageiros.
Com informações: Reuters.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Um erro não justifica o outro. Taxista não é criminoso, é explorado como todo e qualquer trabalhador no capitalismo (ainda que gere resultados melhores que outros sistemas já testados, embora ainda tenha coisa melhor não testada). Quem tem capital vai ganhar mais do que quem trabalha na ponta final da cadeia. Sistemas como o Uber (fruto de empreendedorismo) ganham dinheiro como todo e qualquer sistema bem sucedido no capitalismo, e ainda mostram como sistemas antigos como Taxis (ou no caso, a burocracia por trás) estão com os dias contados. Vai perder o emprego? Aprenda a fazer outra coisa! Quer enfrentar o capitalismo e a evolução das coisas? Boa sorte, mas se revoltar pra manter o emprego atual (mesmo que defasado perante o mundo) não é o caminho.
Concordo com vc. e vou mais além, esqueceu de mencionar os fakes patrocinados pelo uber para denegrir, difamar e criminalizar taxistas.
O uber está operando em 80 países sem ter um único carro, o problema não é só aqui, é mundial, e o modus esperniandis é o mesmo !!
oi pessoal boa noite, a digital mobile esta com descontos em iphone, quem quiser comprar e so entrar no site e falar que veio pela divulgação da tecnoblog . . . . . .
https://digitalmobiletecnol...
cara, o pess