Início » Aplicativos e Software » Signal, o serviço de mensagens mais seguro, ganha um novo aplicativo para desktop

Signal, o serviço de mensagens mais seguro, ganha um novo aplicativo para desktop

Felipe Ventura Por
2 anos atrás

O Signal é um conhecido app de mensagens criptografadas, bastante seguro porque não armazena seus dados — é a opção preferida de Edward Snowden e outros defensores da privacidade na internet.

Ele está disponível como um app para Android e iOS; você podia usá-lo também no computador, mas isso exigia instalar o Google Chrome. Agora, o Signal se tornou um programa independente para Windows, macOS e Linux.

"Se você é usuário do Firefox ou Safari, não precisa instalar o Chrome para enviar e receber mensagens do Signal no seu computador", explica o blog oficial. Basta baixar o aplicativo, pareá-lo com seu smartphone, e pronto.

O Signal para desktop é compatível com Windows 7/8/8.1/10 em 64 bits; macOS 10.9 Mavericks e superior; e distribuições Linux que suportam APT, como Ubuntu ou Debian.

Se você já usava a versão para Chrome — que acaba de ser descontinuada — pode exportar suas conversas e contatos e importá-los para o novo aplicativo durante a configuração.

O protocolo de criptografia Signal é considerado por especialistas como o mais seguro em proteger suas mensagens. Ele é desenvolvido pela organização sem fins lucrativos Open Whisper Systems.

Este protocolo é usado pelo WhatsApp, Google Allo (no modo anônimo) e Facebook Messenger (em conversas secretas). Nele, as mensagens são descriptografadas com uma chave privada — em posse apenas do destinatário — e uma chave pública.

Com informações: Signal, Engadget.

Mais sobre: ,