Coitado do Snapchat. Após recusar uma aquisição do Facebook em 2013, o app foi implacavelmente plagiado pela rede social de toda forma possível. E para Mark Zuckerberg, isso deu muito certo.

O Instagram Stories agora tem 300 milhões de usuários ativos diários. É quase o dobro do Snapchat, que está em apenas 173 milhões.

Para estimular mais pessoas a verem stories, o Instagram está colocando prévias grandes no meio do seu feed de fotos, como notou o analista Chris Messina:

Além disso, o Instagram lançou recentemente o Superzoom, para adicionar efeitos dramáticos de zoom aos seus vídeos; e está testando um recurso de stop motion.

O Instagram como um todo — incluindo o feed tradicional e as stories — tem 500 milhões de usuários ativos diários. Ou seja, mais da metade usa o stories, indicando que este é o futuro do aplicativo.

As notícias ruins não param para o Snapchat: até mesmo o WhatsApp Status tem 300 milhões de usuários ativos. O Messenger Day, outro clone do Snapchat, também tem uma base grande. Enquanto isso, o Facebook Stories ganhou integração com o Instagram para crescer.

Na primeira metade de 2017, o Snapchat amargou um prejuízo acumulado de US$ 2,6 bilhões. A empresa está com “centenas de milhares” de unidades encalhadas dos Spectacles, óculos de sol que gravam vídeos curtos.

Com informações: TechCrunch.

Tecnocast 065 – Qual é o limite do plágio?

O Snapchat é só mais um formato de transmissão de conteúdo: seu potencial não está em sua base de usuários ou na sua marca, e sim no formato que inventaram. E um formato é algo muito fácil de se copiar — vide o conceito de timelines.

Mas até onde é válido copiar? Dá o play e vem com a gente:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Paul
Correção: Qualquer rede social. Acho que só o Twitter não tem isso.
Baidu
Instagram: rede social frívola de pessoas inseguras, egocêntricas, carentes de atenção e que vivem de aparências.
DumbSloth87
Não quis ser vendido? Oh! https://uploads.disquscdn.com/images/137c389932b3b523c72415e33a89089fcb83f94da4122ce37534fd9ca0344221.gif
Paul
Alguém aqui vai sentir falta dessa porcaria? Só tinha app decente no iOS(talvez pq o dono seja um fanboy assumido da Apple?), o do Android era/é um lixo! O Instagram é mais justo nesse quesito: App excelente nos dois SO. E eles ainda lançaram aquele óculos com câmera horroroso, que no fim de tudo, FLOPOU! Conheço o monte de gente que comprou aquela bosta. Kkkkkkkkkk PS: Usuários do Windows Morto 10 devem se sentir ''vingados'' com essa queda brutal do Snapchat.
Mario Junior ?????????
Eu acho é pouco!
JN Marcos
Apesar de saber que não foi pela não vinda do app ao Windows Phone que o Snapchat está nessa situação, muitos usuários desse sistema se sentem "vingados". Acho até normal esse sentimento, mas... Desde as mudanças nos apps de Facebook Inc., adotando as histórias, já via como inevitável a queda do Snapchat, pelos seguintes motivos: 1) Instagram possuir uma base de usuários bem maior. 2) Instagram (aparentemente, não posso provar) ter menor rejeição no seu uso. O Snapchat já nasceu dividindo muita opinião da sua necessidade (EU nunca achei necessário). 3) Ter caráter "ryco". Comumente (apenas observação minha, não posso provar) no Snapchat se seguia e estava mais afim de seguir famosos (havia distância entre seguidor-seguidores muito grande). No Instagram, acontece, mas é comum passar tempo vendo dos "seguindo mais próximos". Ou seja, é uma rede mais democrática. 4) Salto alto dos donos. Demorou para ir para Android (se não me engano, disseram que não iriam). E criou uma impopularidade com todos os usuários que tinham WP (que a comunidade era bem maior que hoje).
Caleb Enyawbruce
O último a sair apague a luz...
Renan
A empresa foi vítima de cópia, não plágio. Plágio é assumir a autoria da obra de outra pessoa. O que poderia ocorrer é violação de patente, mas os recursos do Snapchat provavelmente não podiam ser patenteados ou tiveram o pedido recusado.
Guilherme
O app do Snapchat pra Android é todo travado e mal feito, enquanto o Instagram é fluido e funciona.
Douglas B

Porém os filtros do Snapchat dão de 10 x 3 nos do Messenger e Instagram.

Douglas Baião
Porém os filtros do Snapchat dão de 10 x 3 nos do Messenger e Instagram.
Douglas B

Os donos do Snapchat são dois mimados, bom que aprendem.
Quem foi usuário iludido do Windows phone sabe da sacanagem que eles fizeram com os usuários.

Douglas Baião
Os donos do Snapchat são dois mimados, bom que aprendem. Quem foi usuário iludido do Windows phone sabe da sacanagem que eles fizeram com os usuários.